Por que usar pronome neutro na sua comunicação
Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre pronomes neutros em algum programa de televisão, nas redes sociais ou até em fichas cadastrais.
Essa é uma pauta que vem ganhando força na sociedade e, como tendência de comunicação, quem trabalha no mercado imobiliário também precisa prestar atenção.
Confira abaixo o que é e por que é importante que você entenda de pronome neutro na sua comunicação:
O que é pronome neutro?
Pronomes são palavras que acompanham, mas também substituem substantivos.
No caso da comunicação do dia a dia, usamos pronomes para nos referirmos a pessoas o tempo todo.
Exemplo: Essa casa era do pai dele. → A palavra dele, nesse caso, está se referindo a uma pessoa; como este é um pronome masculino, entendemos que estamos falando de um homem.
De maneira simplificada, um pronome neutro é aquele que não indica o gênero da pessoa.
Por que é importante saber usar pronome neutro?
O primeiro passo para entender pronome neutro é perceber que a conjugação neutra de gênero no português é, na verdade, masculina.
Um grupo de pessoas que inclui um homem, mesmo que formado majoritariamente por pessoas de outros gêneros, é generalizado na segunda pessoa através do pronome “eles”.
Tal qual o termo “homem” é usado para significar “humano”, e os plurais ‘neutros’ são sempre masculinos.
Além disso, existem pessoas que não se identificam com um gênero específico (não-binárias) e podem se sentir excluídas da conversa.
Assim, utilizar pronomes realmente neutros na comunicação pode fazer toda a diferença na construção da imagem da sua marca imobiliária e nos seus futuros negócios.
Além disso, ela implica também em melhorias nas relações de trabalho e respeito com quem trabalha com você.
Usar menos artigos e pronomes é um caminho
Esta talvez seja a prática mais comum quando pensamos em nos comunicar tendo em mente uma linguagem neutra.
Neste caso, é importante prestar muita atenção aos artigos e pronomes que determinam gênero, como “os líderes do time” ou “os participantes do evento”.
Neste exemplo, é preferível utilizar “as lideranças do time” e apenas “participantes do evento”.
No caso de substantivos que tendem a variar de acordo com o gênero, como “corretor/corretora”, o indicado é pensar na forma neutra da função exercida, como “profissional imobiliário”, sem pronomes.
Podemos aplicar a mesma lógica a grupos de pessoas.
Por exemplo, “os gerentes” pode ser substituído por “a gerência” e “os diretores” pode ser substituído por “a direção”.
Nesta prática o ideal é que se tenha alguma experiência na redação de textos e gramática, mas com atenção é possível criar uma boa comunicação seguindo estas linhas de raciocínio.
Pronome neutro nas relações de trabalho
Parte da ideia de utilizar a linguagem neutra é simplesmente não assumir o gênero da pessoa como uma obviedade.
No dia a dia em relação com clientes ou mesmo com colegas de trabalho, é muito importante evitar o julgamento da identidade de gênero, seja pela aparência, trejeitos, etc.
Muitas pessoas não se identificam com nenhum gênero e simplesmente não querem ser associadas a pronome algum ou podem estar passando por uma transição.
Dessa forma, podemos considerar esta questão como uma etiqueta simples de aplicar em nossas relações sociais.
No caso da associação de gênero direta a uma pessoa, como “preciso marcar uma reunião com a Julia”, podemos usar “preciso marcar uma reunião com Julia”.
Já no caso de um grupo de pessoas, como “Os colegas da imobiliária X nos mandam abraços”, é preferível “Colegas da imobiliária X nos mandam abraços”.
Linguagem neutra não-binária
A linguagem neutra não-binária faz uso de neologismos (quando empregamos palavras novas ou derivadas de palavras já existentes para atribuir novos sentidos à língua que falamos).
Ao substituir o pronome “eles” por “elus” ou “iles” a linguagem toma um caráter universal.
Embora a frase “sejam todos bem-vindos” seja compreendida como neutra, ainda carrega subliminarmente a priorização da presença masculina.
Por isso, quando substituída por “sejam todes bem-vindes”, além de acolhedora para todas as pessoas, promove o pensamento crítico.
E você, já usa algum tipo de linguagem neutra no seu negócio? Conta pra gente nos comentários!
Comentários