5 perguntas de compradores de imóveis de 1° viagem
É natural que os compradores de imóveis de primeira viagem tenham uma grande quantidade de perguntas, anseios e receios. Em contrapartida, este pública também tem uma boa flexibilidade, paciência e capacidade para concordar melhor com o profissional que está atendendo suas necessidades naquele momento.
Com isso, devemos manter estes consumidores inteirados sobre todos os assuntos que podem rodear o processo de compra de um novo lar ou propriedades para investimento. Isso pode fazer com que estejamos um passo à frente da concorrência e facilita uma experiência geral positiva. Confira algumas perguntas que podem ser feitas pelos compradores:
1 – Com nosso orçamento, podemos mesmo comprar este imóvel?
Por não ter tanta noção com relação a métodos de pagamento e outros valores que envolvem uma compra de imóvel, muitas são as dúvidas dos compradores sobre a questão de acesso financeiro. O que os orienta durante as pesquisas de um novo imóvel são os valores.
Sendo assim, é preciso oferecer diversas maneiras de pagamento para os compradores e explicar os prós e contras de cada um. Dados de taxas e outros impostos também devem ser apresentados durante a negociação, assim como o sistema de comissão, que é um valor que deve ser combinado entre comprador e proprietário quem arcará com este débito.
Firmar parcerias com empresas que façam serviços no lar também, como decoração ou reformas também pode ser um “extra” para ajudar o cliente a orçar alguns valores. As possibilidades de negociação do valor do imóvel também pode ser questionada, como se dá para obter desconto para pagamentos à vista ou se é possível fazer uma proposta diferente ao vendedor.
2 – A infraestrutura do local atende minhas necessidades?
É preciso oferecer um atendimento personalizado aos clientes, por isso, antes de começar falar sobre um imóvel ou outro, é preciso conhecer quem é a pessoa com a qual você está lidando. Com essas informações “na manga”, é possível responder questões como a infraestrutura da região, se a localidade apresenta serviços próximos ou comércios que vão facilitar o dia a dia, como bancos, farmácias, supermercados, academias, restaurantes, entre outros.
Também é necessário conhecer a vizinhança do local que está sendo negociado. Isso porque quem vai se mudar, preocupa-se bastante com as pessoas que terá de lidar em sua rotina. Independente de ser casa ou apartamento, é preciso entender como é o estilo de vida, faixa etária média e perfil de quem mora por alí.
3 – Qual a posição solar do imóvel?
Pode parecer que não, mas este é um fator que importa para alguns clientes e é preciso estar preparado quando o questionamento surgir. Um imóvel com incidência solar é ótimo para aproveitar a luz natural e, além de economizar energia, proporcionar um conforto térmico para quem vai morar na propriedade.
4 – Qual a perspectiva de crescimento do imóvel?
Perguntas sobre a valorização do imóvel podem ser bastante frequentes, principalmente pelos compradores que pretendem investir ou vender o imóvel futuramente. Por isso, ao captar uma nova propriedade para a carteira, é importante levantar dados sobre essa questão.
5 – Poderei reformar o imóvel?
Até mesmo antes de ser questionado sobre isso, é possível adiantar o assunto para o cliente e informá-lo se é a propriedade necessita ou não de reformas antes de fechar o negócio. É preciso alertar os interessados também sobre as limitações ou proibições de reformas na estrutura do apartamento, por exemplo. Por isso, é preciso entender o que pode ou não ser modificado.
Essas são apenas algumas das milhares de perguntas que os compradores de imóveis de primeira viagem fazem durante a negociação. Uma dica é, realizar um pequeno relatório sobre as dúvidas que foram abordadas em cada atendimento e depois acoplar todas as informações.
E você, quais as perguntas que mais responde nos atendimentos com os clientes de primeira viagem? Comente para nós.





Comentários