8 dicas de organização financeira para imobiliárias e corretores
Uma estratégia de organização financeira é imprescindível para a saúde de caixa de qualquer empresa, em especial durante períodos de crise.
Considerando o cenário de imobiliárias e corretores, no qual o fluxo monetário é instável e oscila mês a mês, é ainda mais importante ter um planejamento bem estruturado.
Com o apoio de Aline Pontual, corretora de imóveis de alto padrão, e Ettore Netto, corretor de imóveis na construtora A.Yoshii Engenharia e na Opção Imóveis, elencamos 8 ações que devem ser feitas imediatamente para que seu negócio sobreviva financeiramente à pandemia de coronavírus.
Confira a seguir!
1. Organize-se
O primeiro passo para começar uma organização financeira adequada é organizar todas as suas movimentações financeiras, fazendo um levantamento de todos os seus gastos fixos e variáveis.
Para quem ainda não tem o hábito de fazer isso, pode ser desafiador no começo, mas facilitará o processo de planejamento.
Ettore Neto diz ser preciso analisar bem os extratos bancários e a fatura do cartão. “Com certeza ali tem muita coisa que pode ser substituída, revista ou cortada. Penso que muito disso serve para as imobiliárias, que têm despesas maiores pouco aproveitadas e que dão baixíssimo retorno. A palavra de ordem é eficiência.”
2. Simplifique seu orçamento
Otimizar seu orçamento é fundamental na criação de um plano financeiro que ajudará você e sua empresa a sobreviver à pandemia. Priorize suas necessidades e descarte tudo aquilo que não é essencial, em especial durante o período de quarentena.
Imobiliárias e corretores também devem analisar o que de fato gera renda imediata para seus negócios e cortar todo o restante.
Segundo Aline Pontual, agora será comum uma queda da renda, então o importante neste momento é não se desesperar, não parar de produzir e adaptar o seu negócio dentro das possibilidades.
3. Crie uma planilha orçamentária para estruturar seu planejamento estratégico
Um erro comum é não saber exatamente em que seu dinheiro está sendo gasto e, pior, ter a sensação de que seus lucros estão “escapando” do seu controle.
A renda pode não ser fixa todos os meses, mas algumas contas são e precisarão ser pagas independentemente se entrar mais verba no orçamento ou não.
Então, faça projeções e anote todos os gastos que virão. Desta forma você conseguirá se planejar a longo prazo para gerir seu orçamento e garantir que terá a renda necessária para cobrir os próximos meses.
“Tendo a palavra de ordem ‘eficiência’ em mente, vamos encontrar muitos furos de caixa por onde o dinheiro está escorrendo e nem estamos percebendo, bem como encontraremos ações que praticamos que dão muito resultado de forma orgânica e gratuita (focar 200% nestas)”, diz Ettore.
Aqui você pode baixar gratuitamente uma planilha financeira pronta para ser usada.
4. Separe as despesas pessoais e comerciais em duas contas para gerenciar com eficiência o fluxo de caixa
Por mais que você seja um trabalhador autônomo, gerir suas finanças pessoais junto com seu planejamento profissional pode resultar em prejuízo financeiro. Alguns corretores acabam se perdendo nos próprios gastos ao sobreporem dívidas pessoais às profissionais e vice-versa.
Para evitar isso, é preciso criar dois fluxos de caixa diferentes e, assim, visualizar melhor os respectivos gastos para cada um dos cenários. Com essa estratégia você também poderá encontrar soluções para economizar em ambos os cenários e incrementar sua reserva de emergência.
Segundo Aline, estamos em um momento que será mais fácil economizar do que ganhar. “Acredito que os cortes precisam ser cogitados e analisados caso a caso, mas serão inevitáveis. Reforço a importância de inovar as atividades para que a empresa não pare de produzir.”
5. Analise criteriosamente gastos supérfluos da sua empresa
Conhecidos também como “gastos invisíveis”, eles podem somar um montante considerável ao final do mês. Anote cada um deles e elimine aquilo que não é imprescindível para passar pela crise. Automaticamente você já estará poupando mais dinheiro.
“Aos que não possuem uma reserva emergencial sugiro cortes de gastos supérfluos e que renegocie as suas dívidas. Lembrando que é importante manter a tranquilidade. Tudo passa!”, afirma Aline.
6. Mergulhe com sabedoria em suas reservas de emergência
Falando em reserva emergencial, esta é fundamental para que você consiga arcar com compromissos financeiros previamente assumidos, em especial durante uma crise econômica.
Porém, lembre-se de usá-la apenas para preencher lacunas no orçamento, caso seja necessário. “Penso que uma dica seja não baixar toda a aplicação. Pegue apenas o necessário para os próximos 30 ou 60 dias e vá avaliando. Evite mexer em aplicações lastreadas em ações e outras que estão sofrendo grande oscilação, baixe primeiro as vinculadas aos bancos e que sabemos que estão rendendo pouco e depois acompanhe o andamento”, explica Ettore.
7. Negocie e renegocie
Analise criteriosamente tudo aquilo que te poupar de gastos desnecessários agora. Negocie contas de cartão de crédito e entre em contato com credores para verificar opções de descontos. Isso ajudará a aumentar suas reservas de caixa.
Lembre-se que toda tentativa de negociação e renegociação é válida agora, pois o fluxo de caixa deve continuar funcionando para que a empresa consiga sobreviver financeiramente à pandemia de coronavírus.
8. Pesquise se você se encaixa em algum programa de auxílio do governo
O governo tem implementado algumas medidas importantes que impactam diretamente o mercado imobiliário, como o Programa Emergencial de Suporte a Empregos e as reduções de juros e linhas de crédito especiais da Caixa Econômica.
Aproveite essas alternativas para aumentar suas reservas de emergência e também mostre para seus clientes as novas opções de negociações de imóveis, o que aumentará suas chances de prosseguir com o processo.
Dica Bônus: reveja os processos de sua empresa e otimize-os para o “novo normal”
O modo como empresas fazem negociações já mudou e o mundo está preparado para o “novo normal”, então analise tudo aquilo que pode ser feito para manter sua empresa ativa com base em recursos básicos para passar por esse momento.
Ettore recomenda otimizar as ações de marketing, por exemplo, para entender onde está sendo aplicado o dinheiro e qual o retorno que está dando. “Penso que muitas empresas e profissionais têm recursos mal aplicados no campo de publicidade e marketing.”
Além disso, ele também afirma ser interessante focar em apartamentos na planta, pois estes têm um fluxo de pagamento mais facilitado, não necessitam de visitas físicas e podem resolver a dor do cliente.
“Mesmo que ele não mude de imediato ele pode ficar tranquilo, pois em pouco tempo terá o que hoje lhe faz muita falta, como uma varanda gourmet, uma vista, uma sala mais ampla, etc.”
Por fim, Ettore diz ser importante estar atento a clientes que compraram imóveis mais compactos, pois eles “com certeza vão considerar a compra de um apartamento maior depois deste momento.”
A privacidade se tornou imprescindível agora e as pessoas também passaram a valorizar mais áreas externas, como varandas e quintais. Essa mudança no comportamento impactará os negócios de imobiliárias e corretores.
O que achou das ações para passar por esse período com mais segurança financeira? Você tem outras dicas sobre como está realizando a gestão do seu orçamento neste momento? Conta para a gente nos comentários!
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