Olimpíadas: o momento ideal para o corretor fazer novas vendas
Os principais eventos esportivos e culturais, realizados no Brasil podem se tornar uma grande oportunidade para garantir uma renda extra. No âmbito esportivo, foi assim com o Pan-Americano, em 2007, com a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e agora promete repetir a dose com as Olimpíadas, neste ano. Em tempos de crise, aproveitar a valorização do aluguel do imóvel no Rio de Janeiro no período das competições pode ser uma boa chance para o corretor de imóveis fechar novas vendas.
Veja algumas dicas que te ajudarão a orientar seu cliente no momento da locação do imóvel por temporada.
As Olimpíadas vão acontecer entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paraolimpíadas serão realizadas entre 7 e 18 de setembro, ambas neste ano, no Rio de Janeiro. O parque olímpico será sediado na Barra da Tijuca, Zona Oeste, e outros três centros vão receber competições: Deodoro (Zona Noroeste), Maracanã (Zona Norte) e Copacabana (Zona Sul). A tendência é que, nestes períodos, o fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros aumente na cidade e, com isso, eleve a procura por hospedagem.
Muitos vão optar pelos tradicionais hotéis e albergues, mas tantos outros preferem o conforto de ter um espaço só para eles. É neste último caso que a locação do imóvel por temporada pode ser uma possibilidade de ganhar uma renda extra. É importante que o corretor esteja atento a algumas atitudes para garantir que a transação se torne de fato positiva não vire uma dor de cabeça e prejuízo para ambos os lados.
O primeiro passo importante é ter muita atenção na hora de anunciar: descreva bem o imóvel, com as benfeitorias e serviços, porque quanto mais detalhes, melhor; indique as formas de acesso aos locais de competição, com mapas e indicações de meios de transporte; anuncie em outras línguas, com inglês; esteja acessível para esclarecer dúvidas; e use muitas fotos para que seja possível ter noção de como é o espaço dos cômodos, da vista e da área de lazer.
Oriente o cliente e informe que é sempre bom oferecer pequenos mimos para atrair os hóspedes, como café da manhã, traslado para o aeroporto e serviço de guia.
“Garantir uma renda extra é muito vantajoso, principalmente neste momento de retração econômica que o Brasil está passando, com aumento do desemprego, queda da renda e incerteza sobre o futuro. Mas, antes de fechar o contrato, é preciso tomar algumas medidas de segurança, como pesquisar sobre o futuro inquilino e, mesmo que seja um contrato temporário, deixar tudo documentado. O importante é estar resguardado para garantir esse complemento de renda e não terminar com um prejuízo”, alerta José Rodolfo Melo Cavalcante Rodrigues, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da faculdade Uninassau.
Um ponto importante que o corretor não pode esquecer, é na hora de fazer o contrato, é imprescindível prestar atenção a todos os detalhes. Se possível, comece fazendo uma versão em inglês também, caso o aluguel seja para estrangeiros. Nele, é fundamental descrever todos os móveis e utensílios, além das quantidades. Também anexe fotos para ficar mais fácil de provar se houver algum dano e faça um laudo de vistoria, antes da chegada do inquilino e na partida. Não deixe de colocar no contrato as regras de conduta do condomínio para evitar multas em casos de infração.
Outra atitude de precaução é exigir um valor de sinal na hora da assinatura do contrato para evitar prejuízo em caso de desistência. Fique atento também ao prazo de aluguel. Um imóvel pode ser alugado por até 90 dias por temporada, afinal de contas, por um período maior do que esse se torna um contrato tradicional e fica mais difícil de exigir a saída do hóspede.
Comentários