Networking: mais valioso que dinheiro!
Sergio Langer fala sobre o poder do networking e da importância de cultivar uma rede à base da confiança
Sergio Langer é fundador da Agência Hosher e Portal Imolvek, além de criador e apresentador do podcast Vem pra mesa, número 1 do mercado imobiliário.
Referência quando o assunto é marketing e vendas, Sergio é apaixonado por tecnologia e veio nos dar algumas dicas valiosas sobre Networking e Negócios.
Todos sabem o que é, mas quase ninguém faz bem
Praticamente todo mundo reconhece a importância do networking para os negócios, mas nem todos sabem o jeito correto de se fazer networking. Algo que, para Sergio Langer, é algo muito mais valioso do que dinheiro ou estar bem colocado no mercado.
“Não é sobre produto, é sobre você. A base do networking é confiança.”
Em geral, a prática do networking é usada para aumentar a produtividade no mundo dos negócios, no entanto, são questões importantes para internalizar, que podem ser usadas no convívio de forma geral.
Networking é sobre confiança
Networking é sobre ter boas relações, bons contatos, relações de confiança, empatia e posicionamento no dia a dia. Os resultados não devem ser o objetivo final das relações que estabelecemos, e sim uma consequência de relações mais íntegras, honestas e com conexões afetivas.
Relacionamento é a essência da vida humana desde os primórdios de nossa existência: no começo, pela própria manutenção da vida e futuramente de outras formas mais complexas. Assim, é importante pensar e desenvolver essa questão, de forma transversal nas diversas áreas de nossa vida.
04 conceitos essenciais
Nosso convidado compartilhou quatro conceitos essenciais, que cruzam alguns dos principais hábitos para quem quer se tornar expert na prática do networking:
- Reciprocidade;
- Afinidade;
- Autoridade;
- Complementaridade.
“É preciso compartilhar com as pessoas, fazer com que você seja entendido e que gostem de você; criar conexões como gostos em comum; se posicionar, ser relevante”.
Vale lembrar que todas essas atitudes funcionam em rede para cultivar uma marca pessoal que seja magnética, essencial para se posicionar no mercado e criar um network sólido.
A importância da marca pessoal
Marca pessoal “é a história que outras pessoas contam sobre você quando você não está na sala”; ele nos lembra que “o melhor marketing nunca é você quem faz; quando alguém fala de você, da sua empresa, do seu negócio: isso vale muito mais”.
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Sua rede é seu patrimônio
Quando falamos sobre construir redes, são questões práticas, hábitos e micro-hábitos que devem ser internalizados quando se trata de relacionar-se com o outro. Por isso, compilamos as dicas essenciais para quem quer ter um bom network:
- Interesse genuíno pelas pessoas
- Sensibilidade para escutar e aprender o que as pessoas têm a nos ensinar
- Disponibilidade para ajudar
- Atenção e disponibilidade para ajudar pessoas, criar conexões entre sua própria rede de contatos, facilitar esse processo de troca, ajudar quem te ajudou
O imperativo aqui é: escuta e atenção. Por isso a importância da leitura como um exercício de escuta e de capacidade de reconhecer as diferenças e singularidades.
Gostou das dicas do Sergio para potencializar sua rede? Confira essa e outras palestras do evento Conecta Imobi 2021 aqui no blog!
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