Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP, mostra a visão que a empresa tem do mercado atual
A visão que o Grupo ZAP tem do mercado imobiliário hoje foi apresentada por Lucas Vargas, CEO da empresa, durante o Conecta Imobi 2019. Para o executivo, novos modelos de negócios vão surgir, mas não adianta esperar a mudança chegar. “É difícil se antecipar, mas vamos tentar reagir rápido”, afirmou Lucas ao comentar sobre as transformações do segmento.
Confira mais sobre as soluções do Grupo ZAP no atual contexto de mudanças pelos quais passa o mercado imobiliário e o comportamento dos consumidores.
Como o Grupo ZAP vê o mercado imobiliário hoje?
Há um problema de liquidez no mercado imobiliário que acaba sendo uma trava para os interessados em comprar e vender imóveis. Mais da metade das pessoas que procuram imóveis para comprar estão também vendendo. Mais da metade das que estão vendendo desejam comprar um imóvel.
Ao entender que os interesses estão descasados, o Grupo ZAP começou a investir em uma nova unidade de negócios, o ZAP Home. A empresa compra, reforma e vende o imóvel, resolvendo assim o problema da liquidez. Algumas imobiliárias e corretores de São Paulo estão participando diretamente desse modelo, ajudando no processo de transação.
Por que o Grupo ZAP está trabalhando com esse modelo?
Existe uma dor muito grande no processo de compra de um imóvel e apenas um pedaço dele é digital. No geral negociar um imóvel é uma experiência naturalmente offline. O Grupo ZAP espera trazer liquidez para o mercado imobiliário, gerar caixa, junto das imobiliárias e corretores, que são os intermediadores dessas transações, e conseguir aprender ao longo desse processo.
Aprendizados com essa experiência
Na jornada de compra de um imóvel muito esforço acaba sendo transferido para o consumidor. Como consequência, as pessoas acabam avaliando mal a experiência. A nota média para quem passa por um processo de compra de um imóvel é 3 de 10.
O primeiro imóvel que o Grupo ZAP escolheu para o novo modelo ilustrou um dos motivos da insatisfação dos consumidores. Existiam 80 anúncios no ZAP e no Viva Real de apartamentos no mesmo prédio. De todos, 20 eram referentes ao mesmo imóvel. No geral, apenas 6 anúncios estavam efetivamente vendendo um apartamento.
Outra dor do consumidor é o financiamento. Mais de 50% dos pedidos são negados. Em parceria com o Santander, o Grupo ZAP desenvolveu uma ferramenta para pré-aprovar o financiamento enquanto reforma o imóvel desse novo modelo de compras.
Com a aplicação desse novo modelo, o primeiro imóvel foi comprado por um casal que deu nota 6 de 10 para a experiência. Um aumento na nota que o Grupo ZAP espera melhorar com a otimização da jornada de compra do imóvel.
O que você acha da jornada de compra de um imóvel? Como você acha que pode melhorar? Conta para a gente nos comentários!
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