Qual a importância de estar presente em portais imobiliários

É possível observar que o mercado imobiliário caminha para que a divulgação de ofertas, a captação de clientes e até a própria negociação sejam feitas por meios digitais. Ao menos já existem ferramentas que tornam possível este cenário.
Para se destacar nesta nova realidade, o corretor de imóveis deverá agregar as suas técnicas de vendas e negociação, o conhecimento sobre as ferramentas e canais digitais mais eficientes e capazes de gerar resultados para seu trabalho.
E por mais que se busque conhecimento e informação, tornar-se um especialista em ferramentas digitais não é a tarefa das mais simples, ainda mais para um corretor que precisa dedicar muito de seu tempo ao atendimento ao cliente.
Uma das soluções para quem deseja maior produtividade é optar por ferramentas que agreguem o máximo de funções com o mínimo de trabalho possível. Os portais imobiliários se encaixam perfeitamente nesta descrição, já que são pensados para atender justamente as demandas de corretores em busca de mais eficiência.
Portais Imobiliários possuem audiência qualificada
Neste cenário onde a internet é o meio pelo qual se oferta imóveis, ter audiência é fundamental. É por meio dela que seus anúncios serão vistos, clicados e desejados como um novo endereço pelas pessoas que navegam em um portal imobiliário.
Por mais que você possua perfis sociais bem estruturados ou um site com alto tráfego, os portais são capazes de atrair muito público, pois também oferecem uma experiência muito positiva para quem está buscando comprar ou alugar um imóvel.
Aliar esta audiência qualificada com a sua estratégia é algo muito positivo, já que a presença em portais fará com que você aumente potencialmente sua capacidade de gerar mais contatos e consequentemente, venderá mais também.
Agilidade no atendimento online
O e-mail e o telefone já não são mais suficientes para permitir o pronto atendimento que os clientes desejam. Ao navegar por um anúncio e solicitar mais informações, um usuário deseja o retorno com a velocidade do telefone e com a privacidade do e-mail.
Neste sentido, os comunicadores por mensagem com o WhatsApp, Messenger e outros ganharam muito espaço, sendo hoje apontados com os canais favoritos para interação entre aqueles que solicitam informações sobre um imóvel.
Os portais imobiliários além de indicarem para o anunciante qual o canal favorito do cliente, ainda oferecem opções de comunicadores como o VivaPro, por onde se é possível conversar com o cliente em tempo real, enquanto ele ainda navega no portal.
Informações e relatórios simplificados
Uma das principais características do meio digital é permitir a geração de dados e relatórios que, uma vez medidos e interpretados podem representar melhor performance para corretores e imobiliárias, além de correção em possíveis erros.
E quanto mais simplificados e objetivos forem a disponibilidade destes dados, melhor para a produtividade de quem precisa otimizar seu tempo, como é o caso do corretor de imóveis.
Mais um ponto para os portais que disponibilizam dados logo no painel inicial para que seja possível que seus anunciantes tomem decisões importantes em sua estratégia:
- Qualidade dos anúncios, quantidade de acessos;
- Informações sobre a quantidade de contatos gerados por período;
- Entre outras informações úteis.
Dica importante: com a leitura de dados e indicadores, sempre que você melhorar a qualidade do seu anúncio para o portal, também estará melhorando a qualidade do seu próprio site!
A garantia de estar em uma plataforma moderna e atualizada
O meio digital é muito dinâmico e isso também tem seus problemas. Um deles é a velocidade como ele se reinventa de tempos em tempo, produzindo uma sensação de que estamos sempre um passo atrás em nossas atividades.
Para o mercado imobiliário isto também é sentido, muitas vezes quando destinamos verba e tempo para desenvolver um site ou uma campanha que, ao ser lançada, corre o risco de já estar defasada.
Quem investe em portais não corre este risco. Equipes numerosas de profissionais das mais diversas áreas como planejamento, marketing e tecnologia estão não só atentos às mudanças do mercado, como também atuando para lançar tendências e o anunciante é diretamente beneficiado desta forma.
Eu acredito que um corretor ou empresa imobiliária devam investir em ter sua própria presença digital, desenvolvendo os melhores canais possíveis para seus clientes. Mas também acredito que a presença em portais imobiliários é fator fundamental para uma estratégia de marketing bem estruturada, como nos pontos listados neste artigo.
Até a próxima.
Denis Levati
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