Estudo e a visão de futuro do mercado imobiliário
O mercado imobiliário é uma indústria rica em muitos aspectos: dinheiro, circulação, informação, etc. A verdade é que o segmento imobiliário é muito baseado em experiência prática, empreendedorismo e iniciativas, mas, no entanto, em pouca ciência. Ricardo vêm mostrar seus estudos e em como sistematizou alguns processos para compreender melhor o mercado.
Seguindo um rigor acadêmico, Ricardo fez pesquisa, observou diferentes tipos de mercado (dentro e fora do Brasil), observou a realidade empresarial e aplicou a teoria. Com isso, foi possível desenvolver uma proposta de evolução.
Desse estudo saiu os traços do mercado desorganizado e do mercado organizado. Este primeiro, está caracterizado com: fragmentação da indústria, centralização das informações, espiral de procura e espiral de desconfiança mútua. Já o segundo é identificado por ser colaborativo, possuir listas de consolidação de oferta, existir a escolha consciente do profissional e ter um ciclo de confiança mútua. Mas como podemos migrar de um mercado para o outro? Em que patamar o Brasil se encontra?
Muito se fala sobre a crise econômica e política que temos enfrentado e como isso reflete no mercado imobiliário. No entanto, essa crise pode ser só uma máscara da mudança estrutural, conjuntural e comportamental que está acontecendo, ou seja, o consumidor está demandando serviços de modo diferente – e quem não se adapta, culpa só a crise pelo insucesso.
Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP, Vítor Vasconcelos, Gerente de Product Marketing, discutem com Ricardo Paixão as nuances de cada mercado e como é possível uma evolução e amadurecimento segundo o cenário brasileiro.
Escute agora mesmo no Spotify, iTunes, Google Podcasts ou aqui mesmo no blog.
Envie sua participação através do e-mail: imobicast@grupozap.com
Tem alguma dúvida? Contribua e compartilhe suas impressões comentando ou nos enviando um e-mail.
Comentários