Os melhores momentos da 1ª temporada do ImobiCast
?Ouça o compilado dos melhores momentos desta primeira temporada! ?
Trazer informação e conteúdo de uma forma prática e leve: essa foi a ideia do ImobiCast. Assim nasceu o podcast apresentado pelo CEO e o Diretor de Product Marketing, ambos do Grupo ZAP, no qual, toda quinta-feira, houve um bate-papo com alguém relevante do mercado imobiliário. Os assuntos passaram desde dados, economia, arquitetura até sobre a visão de que se espera do futuro para o setor.
Se você ainda não ouviu ou tem dúvidas sobre como foram essas conversas, não se preocupe, a seguir você confere tudo que rolou no ImobiCast, episódio por episódio.
Episódio 1: A Importância dos dados para o mercado imobiliário
Neste primeiro episódio, Lucas e Vítor abordam um tema que tem sido recorrente quando o assunto é digitalização do mercado: dados. “Dados são o novo petróleo”, acredito que você já deve ter ouvido essa frase antes. E de fato, no mercado digital, a quantidade de informações produzidas são recursos inestimáveis para qualquer indústria – inclusive para o setor imobiliário.
No entanto, existe uma desconfiança quanto ao compartilhamento dessas informações. Assim como a ciência precisa de estudos para poder desenvolver e se aperfeiçoar, o mercado imobiliário precisa de compartilhamento de dados para propor soluções e investir em negócios com mais segurança. Não é a toa que em países com um mercado imobiliário mais sólido, isso já é feito de forma natural. Mas, como podemos transformar esse mercado em algo mais transparente?
“[…] olha como o mercado poderia ser, […] onde o vendedor ele não tem tanto medo de colocar em risco, por exemplo, uma parte do patrimônio que no fim das contas vai ser herança dos filhos. Como por exemplo, você pode dizer para um comprador do imóvel, que ele não vai queimar 20 ou 30% das economias de 30 anos de trabalho, porque ele pode ter mais certeza e convicção que aquele preço é um preço justo pelo dinheiro que ele está pagando. […]”
Vítor Vasconcelos
Episódio 2: Visão de futuro do mercado imobiliário
Toda ciência requer estudos para desenvolver estratégias e soluções para algum problema. Foi com essa visão acadêmica que Ricardo Paixão, vice-presidente da Rede Secovi-SP, começou a enxergar o mercado imobiliário sob outra perspectiva. Baseado em métodos dedutivos, indutivos e comparações com outros mercados externos, Ricardo elencou o que caracteriza dois tipos de mercado imobiliário: o mercado organizado e o desorganizado.
Como o Brasil pode sair de um mercado desorganizado e ir para um mercado organizado? Qual o papel de cada profissional do setor imobiliário nisso? Entenda qual é a visão do que se espera do futuro do mercado imobiliário.
“[…] Só que o serviço imobiliário não é um serviço de meio, é um serviço de fim, ou seja, só se ganha dinheiro se se concretizar o negócio imobiliário. Então essas imobiliárias estão investindo tempo, energia e dinheiro, para no fim, segundo estudos, esse negócio não sair para nenhuma dessas imobiliárias; sair com oportunistas, atravessadores ou desintermediadores. Ou seja, é muito ineficiente.”
Ricardo Paixão
Episódio 3: Expectativas para a economia em 2019 e o impacto no setor imobiliário
O ano de 2019 começou cheio de mudanças e o mercado imobiliário tende a acompanhar cada uma delas. Para explicar melhor sobre o que se espera para este ano, o convidado foi Danilo Igliori, chairman do Data ZAP.
Existe a esperança de uma recuperação econômica ainda maior, o otimismo vindo com mudança de governo e a possibilidade de implementação de mudanças que favoreçam ao setor econômico. Além disso, em comparação aos anos anteriores, alguns dos principais indicadores do mercado imobiliário estão com números mais positivos, como taxa de juros, oferta de emprego e condições de crédito.
“A gente começa o ano com uma coleção de indicadores objetivos bastante promissores, mas com uma incerteza grande que é como esse novo Governo vai endereçar os problemas fiscais. Parte dos problemas fiscais são realmente de curto prazo, e aí é mais Estados e Municípios, então a União vai ter que, de alguma forma, auxiliar esse processo. E tem uma parte, muito mais sinalização, de uma trajetória de dívida saudável para o futuro – e aí sim entra a Reforma da Previdência e outras reformas estruturais.”
Danilo Igliori
Episódio 4: O corretor do futuro
Cristiano Maia tem histórico familiar na vida de corretor e hoje, como Sócio e Diretor Comercial da Foxter Cia Imobiliária, soube acompanhar a transformação digital que acontece no mercado. Essas mudanças não só influenciam na forma de administrar uma imobiliária – o papel do corretor também mudou.
E quais as expectativas para o corretor do futuro? O que o corretor do presente já deveria fazer? Muitos temem essa digitalização, pois a veem como forma de substituição do corretor. A visão de especialistas é mais positiva:
“Então a gente já está fatiando um pouco o trabalho do corretor. […] Depois a gente vai ver a documentação do imóvel, na época do meu pai, quem batia contrato era o corretor. A gente está deixando o corretor mais livre para fazer o que a gente acredita ser a principal função do corretor.”
Cristiano Maia
Episódio 5: O mercado e o marketing de imóveis de alto padrão
A Cyrela possui um nome fortíssimo quando o assunto é imóveis de alto padrão e seu Gerente Geral de e-Business, Guilherme Sawaya, conta o que foi preciso para se aproximar desse público e manter-se nesse mercado.
Usando São Paulo como palco para ver se as mudanças que queria tentar dariam certo, a Cyrela apostou muito alto. E logo percebeu que precisava de estratégias não só para entender o mercado de forma diferenciada, mas também para aplicar o marketing de forma exclusiva.
“Primeiro de tudo: isso requer tempo. A gente sabia que não iria ser da noite para o dia que esse lançamento iria ser feito. De novo, apesar da crise, continuamos lançando muitos empreendimentos, e esses lançamentos acontecem no menor de tempo possível. Então você tem: compra do terreno, aprovação de projeto, você bola o produto, cria uma estratégia de vendas e põe na rua, porque daqui a pouco vem o próximo.”.
Guilherme Sawaya
Episódio 6: Como a arquitetura influencia na evolução do mercado imobiliário
Raul Juste é editor-chefe da Veja São Paulo e é um grande entusiasta da arquitetura pelo mundo. Como correspondente, já morou em cidades como Pequim, Singapura, Nova York e Washington. Nessas andanças pelas cidades e levando em conta toda a história que cada uma carrega, Raul sabe muito bem como a arquitetura e o mercado imobiliário andam de mãos dadas.
Raul comenta sobre como a cultura, o poder público e os interesses público/particular podem também refletir no mercado. São Paulo se tornou um grande palco para seus estudos e no livro São Paulo nas Alturas, ele conta a história que o mar de concreto paulista trás.
“E quem mora numa unidade de 29m² no Centro? Pode ser um funcionário público aposentado, pode ser uma secretária, pode ser uma professora, pode ser uma velhinha, pode ser um estudante que veio do interior. E tem apartamentos de 250m² […], de atores, de artistas, de fotógrafos badalados que moram no Copan. Então você tem ali quase 4 mil pessoas numa mini quadra e onde todos podem andar a pé, onde ter 4 mil pessoas juntas viabiliza uma estação de metrô por perto, viabiliza que tenha um café no térreo, um bar, um restaurante, um boteco e as pessoas podem circular…”
Raul Juste
Episódio 7: Um panorama do marketing digital imobiliário
A Brasil Brokers é um grande exemplo da diferença que se faz quando se usa de forma correta o marketing digital – e Guilherme Blumer, Diretor de Marketing Digital da empresa, está por trás dessa história. Ele entrou em 2017 e em apenas 2 anos já tornou a Brasil Brokers um case de sucesso.
Isso tudo deu-se graças à forma de tratar o lead, desde o momento em que ele chega, de entender a jornada do cliente e de ter uma equipe preparada para atender em todas as etapas. Essa estratégia mudou a forma de vender – a empresa saiu do tradicional e usou todos os recursos que o mundo digital proporciona.
“A gente estuda a jornada do consumidor de acordo com o perfil socioeconômico dele, até porque temos um time de pré-atendimento, enfim… Hoje a média da jornada do consumidor com a gente na cidade de São Paulo ela é de 70 dias. […] Dessa geração de lead, que eu recebo esse cara, começo uma interação entre a marca Brasil Brokers e ele aí a gente tem até a assinatura de fato de um contrato, em média, pegando todos os segmentos, 70 dias.”
Guilherme Blumer
Episódio 8: A importância da capacitação do corretor
Fernando Nuñez é um corretor com o verdadeiro espírito de empreendedor. Ele aprendeu desde o começo da carreira que o conhecimento poderia levá-lo mais longe – como em qualquer profissão. Já acompanhava o Conecta Imobi desde a primeira edição, se esforçava para mostrar aos colegas de trabalho que esse era o caminho.
Além disso, entendeu que é preciso abraçar as inovações que a tecnologia traz para o mercado. Para Nuñez, uma das coisas mais positivas é possibilitar que o corretor seja cada vez mais especialista no que faz – o que gerará uma diferenciação na hora de prestar serviços.
“O corretor que quiser aprender, primeiro, ele não pode querer reinventar a roda. […] Obviamente sem que se deixe de olhar a tecnologia, aí tecnologia passa por qualificação. Uma das coisas que eu acho fundamental para quem tá iniciando ou quem está no mercado é manter o foco. […] O importante é isso: é entender o que eu realmente quero fazer e me dedique ao máximo.”
Fernando Nuñez
Essa primeira temporada abordou diversos temas relevantes ao dia-a-dia do profissional do mercado imobiliário. Muitos são temas que poderão serem ouvidos e debatidos por muito tempo.
A 2ª temporada vem aí, aguarde e fique de olho nas novidades. Ela promete ser surpreendente!
Não deixe de enviar sua participação pelo e-mail imobicast@grupozap.com. O que achou dessa 1ª temporada? Compartilhe com a gente nos comentários.
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