A importância da capacitação do corretor de imóveis
Fernando Nuñez é um empreendedor nato. Por muito tempo na sua carreira tentou investir em diversos negócios. A sua grande virada de chave foi quando decidiu investir na carreira de corretor de imóveis. A iminência da paternidade o fez perceber a necessidade de ter um horário de trabalho flexível. A partir daí, Nuñez assumiu várias frentes, de corretor à gerente, até chegar onde está hoje: sendo palestrante e facilitador. Mas toda história tem seus percalços e foi através da capacitação, aliada à tecnologia, que Nuñez percebeu que poderia evoluir na carreira.
“Como o Lucas falou, eu acompanho o Conecta Imobi desde o primeiro. […] Lá atrás se falava muito do mobile, que tudo iria virar mobile. Hoje não se duvida mais disso, mas lá atrás se duvidava. […] E parecia até repetitivo…”
Nuñez conta que sempre buscou se aperfeiçoar, inclusive através de eventos como o Conecta Imobi, aos quais assistiu as duas primeiras edições de forma online. A partir da 3ª edição, ele começou vir a São Paulo e que isso fez uma grande diferença na sua carreira:
“Hoje, eu devo muito a toda essa prospecção que eu tenho em São Paulo graças ao networking consolidado dentro do Conecta. E também poder estar com bons profissionais que me trouxeram muito norte para estar seguindo hoje o caminho que estou de criador de conteúdo dentro dessa questão tecnológica.”
Fernando Nuñez
Diante disso, Nuñez se especializou em CRM e Facebook. Ele viaja por vários cantos do país ensinando outros corretores iniciantes e experientes sobre essas evoluções e como elas podem ajudar no dia a dia do corretor.
No entanto, é importante esclarecer, que quando se fala de tecnologia, nos referimos à mudança de comportamento. Hoje temos várias ferramentas que facilitam a rotina de qualquer área, dando o entendimento correto de onde encontra-se o consumidor na jornada de compra, no que ele se interessa e quais suas preferências. Plataformas e meios de comunicação vêm auxiliando o papel de qualquer pessoa que esteja como intermediador ao vender algum bem.
São mudanças que vão muito além do mercado imobiliário. Por isso, a exigência de capacitação é outra, a questão de aprender também mudou e a forma de atuar vem mudando em diferentes profissões. A realidade de qualquer profissional atual é como se adaptar à essa nova realidade.
Enquanto a tecnologia abraça algumas atividades que antes eram do corretor, cabe a este procurar se especializar ainda mais. Fernando Nuñez defende que o corretor deve ser especialista e não generalista:
“Acredito que você encurta muito a jornada de compra quando é focado em uma só especialidade. Você vai conseguir mostrar tudo o que entende […], e não só às vezes de produto, mas também as outras questões associadas à compra e venda.”
Lucas e Vítor conversam com Nuñez sobre o que está atrelado à evolução da carreira do corretor e como a tecnologia tem influenciado na capacitação deste profissional, colaborando para que ele chegue cada vez mais longe.
Escute agora mesmo no Spotify, iTunes, Google Podcasts ou aqui mesmo no blog.
Envie sua participação através do e-mail: imobicast@grupozap.com
Quer participar da próxima temporada do ImobiCast? Envie sua sugestão, dúvida ou crítica para o e-mail imobicast@grupozap.com
Como você enxerga a influência da tecnologia na capacitação do corretor nos dias de hoje? Contribua e compartilhe suas impressões comentando ou nos enviando um e-mail.
Comentários