O que há por trás do Completômetro?
Você que é anunciante do VivaReal deve ter percebido algumas mudanças na página inicial do seu Portal do Anunciante, certo?
Uma das novidades é o Completômetro, termômetro que informa o quão completo estão seus anúncios ativos no portal.
Esta é uma forma simples e fácil de mostrar a você o quanto seus anúncios podem melhorar e, consequentemente, gerar contatos mais qualificados de interessados em seus imóveis.
O completômetro é um dos itens que decidem também qual o posicionamento do seu anúncio na página de resultados que aparece para alguém que fez uma busca no portal.
Mas o que faz um anúncio estar em cada fase do Completômetro? O que define se ele é Incompleto, Faltam Informações, Pode Melhorar, Quase Completo ou Completo?
Na verdade, cada anúncio ganha uma nota de 0 a 100, de acordo com o seu preenchimento, e essa nota é convertida em fases, da seguinte forma:
- De 0 a 49: Incompleto
- De 50 a 69: Faltam informações
- De 70 a 89: Pode Melhorar
- De 90 a 99: Quase completo
- 100: Completo
O completômetro também está disponível para cada imóvel:
O que é levado em consideração?
Para chegar ao resultado do completômetro, são consideradas as seguintes informações:
Imagens: sabemos que as fotos são um dos pontos que mais chama a atenção de quem busca imóvel na internet. Portanto, você deve caprichar e tirar fotos de todos os cantinhos do imóvel.
Exibição do endereço: outro ponto muito importante na hora da busca é o endereço. Quando o endereço não é publicado, a maioria dos potenciais clientes pergunta logo no primeiro contato qual o endereço real do imóvel. Publicar o endereço pode não só trazer mais contatos, mas também evita trazer contatos desqualificados.
CEP válido: o CEP que você cadastra em seu anúncio tem que ser o CEP real do endereço.
Área do imóvel: Essa informação é extremamente relevante, pois em grande parte das buscas, as pessoas filtram os imóveis pelo valor da área.
Número de quartos: o número de quartos do imóvel é outro filtro usado sempre por quem busca imóvel. Ninguém procura um apartamento com zero quartos, certo? Mas não se preocupe! Imóveis como terrenos, lotes, fazendas, sítios, imóveis comerciais, etc não precisam ter quartos. O cálculo só leva em consideração o número de quartos para aqueles tipos de imóveis em que isso faz sentido.
Número de banheiros: aqui funciona como o número de quartos. Não é esperado que um lote tenha banheiro, mas para os apartamentos, por exemplo, o banheiro é levado em consideração.
Descrição: este texto deve ser usado para mostrar as qualidade do imóvel. É ele também que ajuda seu anúncio ser bem posicionado em ferramentas de busca como o Google.
Vídeo: ter vídeo é considerado um adicional. Ou seja, é possível ter um anúncio completo (nota 100) sem o vídeo, mas se você colocar um vídeo, ganha uns pontinhos a mais.
IPTU: o IPTU é uma informação super importante para quem está alugando ou comprando, é uma despesa a mais com o imóvel. Nem todos os imóveis têm IPTU, alguns são isentos. Neste caso, você deve preencher com valor 0.
E como é feita a conta?
Esse cálculo é diferente para cada tipo de imóvel. Por exemplo: para um apartamento, é obrigatório ter quartos, mas para um imóvel comercial, não.
Os itens que são considerados no cálculo são:
- Área (peso 1)
- Banheiros (peso 1)
- Quartos (peso 1)
- Descrição (peso 1)
- Imagens (peso 3)
- Mostrar endereço (peso 2)
- CEP (peso 1)
- Vídeo (bônus 0,5)
- IPTU (bônus 0,5)
Somando os pesos, temos 10 pontos. Esse valor é convertido para uma escala de 0 a 100, mas é bem simples mesmo. Se o anúncio soma 5 pontos, sua nota é 50. É só multiplicar por 10.
Os dois pontos de bônus funcionam um pouco diferente. É assim: se o anúncio somou 7 pontos, mas tem vídeo e IPTU preenchidos, fica com 8 pontos (7+0,5+0,5). Se somou 10 pontos e tem vídeo, você continua com 10 pontos, pois 10 é a nota máxima. Por isso, esses pontos são “bônus”.
Como sabemos, existe uma variação de acordo com o tipo do imóvel. Portanto, para cada item, vamos fazer uma conta diferente de acordo com o tipo do imóvel.
Área
Para a área, temos hoje dois campos utilizados: Área e Área total (são os campos que aparecem no Portal do Anunciante).
O tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto se a área for preenchida com um valor diferente de zero:
- Apartamento
- Flat
- Kitnet
- Casa
- Casa de condomínio
- Sobrado
- Cobertura
- Loja
- Consultório
- Imóvel comercial
- Sala comercial
- Ponto comercial
Os tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto se a área total for preenchida com um valor diferente de zero:
- Lote/terreno
- Galpão/depósito/armazém
- Fazenda/sítio
- Edifícil residencial
- Chácara
Resumindo: Para essa categoria, os imóveis podem ganhar zero ou 1 ponto. Para ganhar 1 ponto, a área correta deve estar preenchida com um valor diferente de zero.
Banheiros
Os tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto se o banheiro estiver preenchido com um valor diferente de zero:
- Apartamento
- Flat
- Kitnet
- Casa
- Casa de condomínio
- Sobrado
- Cobertura
- Loja
- Consultório
- Imóvel comercial
- Sala comercial
- Ponto comercial
Os tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto independente do número de banheiros:
- Lote/terreno
- Galpão/depósito/armazém
- Fazenda/sítio
- Edifícil residencial
- Chácara
Resumindo: Para essa categoria, os imóveis podem ganhar ou zero ou 1 ponto. Alguns imóveis precisam ter 1 ou mais banheiros para ganhar um ponto e outros ganham um ponto sempre, mesmo sem banheiros.
Quartos
Os tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto se o quarto estiver preenchido com um valor diferente de zero:
- Apartamento
- Flat
- Kitnet
- Casa
- Casa de condomínio
- Sobrado
- Cobertura
Os tipos de imóvel abaixo ganham 1 ponto independente do número de quartos:
- Loja
- Consultório
- Imóvel comercial
- Sala comercial
- Ponto comercial
- Lote/terreno
- Galpão/depósito/armazém
- Fazenda/sítio
- Edifícil residencial
- Chácara
Resumindo: Para essa categoria, os imóveis podem ganhar ou zero ou 1 ponto. Alguns imóveis precisam ter 1 ou mais quartos para ganhar um ponto e outros ganham um ponto sempre, mesmo sem quartos.
Descrição
O cálculo considera o quanto sua descrição está completa, com as informações mais importantes sobre o imóvel e com itens que não são contemplados nos campos de características. Capriche e inclua como é a região, formas de pagamento, atrativo do imóvel, entre outros.
Aqui sua nota pode ser de zero a 1 ponto.
- Descrição vazia → nota 0
- Descrição <=100 caracteres → nota 0,5
- Descrição >100 caracteres → nota 1
Mas não esqueça: aqui também é avaliada a qualidade da descrição, não basta apenas preencher 100 caracteres com conteúdo não relevante. Lembre ainda que você possui 1 mil caracteres para escrever sua descrição: quanto mais completa ela for, mais chance você terá de receber contatos.
Imagens
A nota é progressiva, variando de zero a 1. Assim como na descrição, além do número de imagens, é considerada a qualidade das fotos. Anúncios com fotos de má qualidade ou em baixa resolução são menos valorizados na hora do rankeamento no portal.
- 0 imagens → nota zero
- 5 imagens → nota 0,52
- 10 imagens → nota 0,81
- 15 imagens → nota 1
- 16 imagens → nota 1
Lembrando que o peso da nota das imagens é 3. Ou seja, nesta categoria, um anúncio vai somar de zero a 3 pontos. Se o anúncio tiver 5 imagens, a nota final é 3 vezes 0,52=1,56.
Mostrar endereço
Você pode escolher, em cada anúncio, se quer mostrar o endereço completo ou não. Se você escolhe não mostrar, apenas o bairro do imóvel é exibido em seu anúncio.
- Mostra endereço → nota 1
- Não mostra endereço → nota 0
Esta categoria tem peso 2, então o anúncio pode somar zero ou 2 pontos.
CEP
Esta categoria considera se o CEP é verdadeiro. Para os anúncios manuais, a pontuação sempre será máxima (1), pois verificamos o CEP na inserção do anúncios. Para imóveis importados via carga de um sistemas de gestão, verificamos se o CEP enviado bate com a cidade que foi enviada.
- Sem CEP → nota zero
- Cidade e Estado corretos → nota 1
- CEP incorreto → nota 0,5
Vídeo
Se um anúncio tem vídeo, ele ganha 0.5 ponto.
IPTU
Se um anúncio tem IPTU preenchido, ele ganha 0.5 ponto.
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