Modelo de franquias imobiliárias: o que esperar
Você conhece o modelo de franquias imobiliárias? O tema, que é uma grande aposta para escalar negócios no mercado, está em alta e requer atenção de profissionais e imobiliárias.
Entenda por que a franquia imobiliária apresenta vantagens interessantes!
O que é uma franquia imobiliária?
Franquia imobiliária é um modelo de negócio no qual franqueados utilizam o know how e os direitos de uso da reputação de um franqueador, geralmente com uma marca imobiliária forte.
Entrar para uma franquia de imobiliárias significa que você está abrindo uma empresa usando a marca e os recursos de uma empresa maior, cujo modelo de negócio, marca e reputação já foram reconhecidos pelo mercado.
Claro que sempre existem fatores de risco, mas franquias – quase sempre – apresentam uma segurança maior em comparação a novos negócios imobiliários.
Como funciona o franchising imobiliário?
Franchising imobiliário para franqueadores:
É papel do franqueador garantir a reputação de uma marca forte no mercado imobiliário, facilitar a operação dos franqueados, geralmente concentrando esforços de marketing, capacitando corretores e oferecendo tecnologia imobiliária.
Franchising imobiliário para franqueados:
Franqueados utilizam essa estrutura para escalar o negócio, expandindo as regiões atendidas pela marca.
A ideia é que, com corretores qualificados e focados em fechar negócio, a empresa prospere rapidamente.
Geralmente, franqueados pagam uma quantia fixa ou variável mensalmente ao franqueador.
Quais são as vantagens da franquia imobiliária?
Para franqueados, há muitas vantagens em abrir um negócio com uma marca já estabelecida no mercado:
- Facilidade para atrair leads;
- Baixo esforço para manter a reputação da marca;
- Economia ao utilizar serviços unificados (como marketing e design);
- Ganho em treinamentos e capacitações para corretores de imóveis;
- Aproveitamento de parcerias com outras empresas do ecossistema imobiliário, como portais e proptechs).
Ser um franqueador também traz benefícios como:
- Fortalecimento da marca imobiliária;
- Expansão geográfica;
- Escalabilidade do negócio;
- Ganho de inteligência de mercado.
Aqui no Brasil, franquias imobiliárias entregam vantagens para ambas as partes e têm décadas de sucesso. Como é o caso da Rede Lopes, por exemplo, uma das maiores franquias da América Latina com mais de 130 lojas e 13 mil corretores associados. Ou da Remax, empresa americana que já tem mais de 380 unidades só no Brasil; além da Leardi, com 105 anos de história, tem mais de 400 mil imóveis cadastrados na base.
Por que a franquia está em alta no mercado imobiliário?
O mercado imobiliário está mudando em alta velocidade, tanto no Brasil quanto no mundo. A mudança de comportamento global torna urgente que empresas e profissionais invistam em tecnologia imobiliária e na construção de uma marca forte no mercado.
Pronto para ficar de olho nas franquias imobiliárias? Conta para a gente o que acha do modelo nos comentários!
Comentários