FipeZAP Comercial: queda de 0,22% no preço de locação
De acordo com o índice FipeZAP Comercial, que observa o preço médio de salas e conjuntos comerciais (até 200 m²) em 4 municípios brasileiros, o preço médio da venda apresentou alta de +0,21% em fevereiro.
Por outro lado, o valor médio de locação caiu -0,22% no mesmo mês. O preço médio de venda superou a inflação acumulada pelo IPCA (0,61%) nos dois primeiros meses do ano, impulsionado pelo avanço nos preços nos preços no seguintes locais: Rio de Janeiro (+1,04%), São Paulo (+0,99%) e em Porto Alegre (+0,26%).
Por outro lado, o preço médio de locação acumula queda de 0,32%, influenciado, sobretudo, pela variação negativa no preço de aluguel comercial no Rio de Janeiro (-2,20%). Já nos últimos 12 meses, o Índice FipeZap Comercial aponta queda nominal de 2,87% e 3,54%, respectivamente, nos preços de venda e locação de conjuntos e salas comerciais.
O investimento em imóveis comerciais tem oferecido um retorno médio inferior ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) desde 2014 – diferencial que se acentuou a partir de 2015. Nos últimos 12 meses, o CDI apresentou uma rentabilidade média de 8,8%, enquanto os proprietários de imóveis comerciais obtiveram um retorno médio de 2,1% – percentual que inclui a renda média do aluguel e a valorização dos ativos.
Em fevereiro de 2018, o valor médio do m² anunciado nos municípios monitorados foi de R$ 9.706 no caso de imóveis comerciais à venda, e R$ 40,25, no caso de imóveis para locação. Rio de Janeiro se manteve no topo do ranking de venda, com o preço mais caro por m² (R$ 10.639/m² ), enquanto São Paulo permanece com o maior preço médio de locação (R$ 43,48/m²), além de oferecer a maior taxa de rentabilidade do aluguel comercial entre as cidades monitoradas, com retorno anualizado de 5,5%.
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