Conheças as 10 principais ferramentas digitais para vender mais imóveis
O smartphone pode ser um importante aliado para quem vende imóveis desde que seu operador tenha conhecimento de ferramentas digitais que são capazes de potencializar suas funções.
Atendimento, captação e edição de vídeos, organização, gerenciamento de dados. Não são poucas as funções em que um celular pode ser um importante aliado dos profissionais do mercado imobiliário.
Para apontar algumas das ferramentas mais importantes e relevantes que auxiliam a negociação imobiliária, Denis Levati convidou para uma live no Instagram do Conecta Imobi o especialista Rafael Landa, que além de apresentar seu Top 10, ainda trouxe duas dicas bônus. Confira:
Atendimento
Ferramentas de atendimento são fundamentais em qualquer momento, ainda mais agora, onde o distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus é um dos principais desafios para corretores e imobiliárias.
Para se ter uma ideia, a pesquisa “A influência do Coronavírus no mercado imobiliário brasileiro” realizada pelo DataZap apontou que a impossibilidade de fazer visitas, somada ao risco de contágio somam mais de 30% dos motivos pelos quais clientes deixaram de considerar a negociação de um imóvel neste momento.
Além disso, na mesma pesquisa, 38% dos consumidores querem oportunidades de fazer visitas online aos imóveis, ao passo que apenas 25% dos profissionais disponibilizaram ferramentas com este fim.
Ou seja, existe na interpretação destes dados uma oportunidade de gerar uma melhor experiência aos clientes, então vamos listar as ferramentas digitais para atendimento:
1 – Whereby
Criar salas de reuniões em vídeos para até 8 pessoas pode ser uma excelente maneira de apresentar imóveis para uma família à distância. Ter uma sala para atendimento online também é uma das funções que o Whereby consegue criar para corretores e empresas imobiliárias.
Muito intuitivo e de simples manuseio (apesar de não possuir versão em português) o Whereby é um aplicativo com uma versão gratuita muito eficiente para quem deseja atender a necessidade de reuniões.
Ele também possui uma versão para desktop (recomendada) e funções pagas se alguém quiser criar mais salas simultâneas, mas a versão gratuita já deve ser suficiente para atender suas necessidades de atendimento a distância.
2 – Suiteshare
O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais adotada no Brasil. Estima-se que 99% dos smartphones possuem o aplicativo instalado. Isso significa uma massiva utilização por toda a população e daí surge também a necessidade de ter cada vez mais ferramentas para tirar melhores resultados do aplicativo de comunicação.
Uma destas ferramentas digitais para fazer WhatsApp marketing é o Suiteshare. A ferramenta é capaz de distribuir atendimentos para corretores através do WhatsApp. É a antiga roleta de vendas, disponível agora pelo principal aplicativo de comunicação.
Sem dúvidas, uma excelente opção para administrar o time de corretores à distância. o Suiteshare tem versões pagas, mas vale testar a versão gratuita, com alguns recursos interessantes, antes de migrar para um plano mais robusto.
Captura e edição de vídeos
Vídeos deixaram de ser tendência para ser uma rotina de todos os profissionais imobiliários. A boa notícia é que os celulares têm cada vez mais recursos à disposição dos seus usuários. A má é que alguns corretores têm medo de se arriscar por não ter práticas ou com receio do resultado.
Rafael Landa listou algumas boas ferramentas não só para gravar e capturar vídeos, mas também para apoiar na produção e na edição de vídeos, para mostrar imóveis ou mesmo para posicionar corretores como autoridade. Vamos a eles:
3 – Simple Teleprompter
Produzir um vídeo de improviso pode ser um fator para que as pessoas sintam-se impedidas de começar a gravar.
Para driblar esta dificuldade inicial, ler o roteiro com um teleprompter, como fazem os apresentadores de jornal, pode ser um tremendo incentivo.
E o Simple Teleprompter é um aplicativo que permite que o seu celular tenha esta função. Gratuito e disponível tanto para Android como para iOS. Vale conferir até para quem já faz vídeos há algum tempo para trazer aquele ar de vídeos profissionais.
Confira esse vídeo do corretor Tiago Oliveira em seu canal no Youtube. Ele usa teleprompter para alcançar um bom resultado.
4 – Tik Tok
A rede social chinesa, uma das que mais cresce no mundo, é também uma excelente forma de editar vídeos com recursos modernos e com alto impacto para chamar a atenção dos clientes.
“As pessoas ainda levam o Tik Tok como brincadeira, mas ele tem um ganho enorme em várias funções. Ele tem capacidade de edição de vídeos e de fundir imagens de imóveis em clipes interessantes para seus stories, WhatsApp e outros canais que você queira usar como o seus anúncios por exemplo” mencionou Rafael Landa durante a live.
Confira abaixo um exemplo bem interessante de uso do TikTok para editar vídeos e apresentar imóveis.
@ricardomartinsbrk R$ 550 mil / 1800 m2 de terreno / condomínio fechado Recanto da Mata! ##chacara ##paz ##imovel ##descanso ##paraíso ##quarentena ##refúgio ##tour ##goiania
♬ Moda de Viola para Mão Esquerda – Enúbio Queiroz
5 – Splice (para Apple) e Quik (para Android)
Editar vídeos é outro ponto de atenção para quem deseja trabalhar com este recurso. Depois de gravar, editar com trilhas, incluir legendas e outras funções que permitem aquele ar profissional aos vídeos.
Mas nem sempre se pode passar muito tempo editando em softwares específicos e nesses casos, os aplicativos são mais uma vez uma opção prática. E os indicados pelo convidado Rafael Landa são os disponíveis pela Go Pro: Splice e Quik.
Fotos e edição de fotos
Ter fotos profissionais ou mesmo com um aspecto mais apresentável pode ser determinante para que seus anúncios sejam mais atraentes. Para isso é possível usar o celular não só para tirar fotos, mas também para editá-los.
Confira a dica de ferramenta digital sobre fotos apresentada na live:
6 – Snapseed
O Snapseed é uma ferramenta para melhorar a qualidade das fotos com relação à exposição de luz, contraste entre outros recursos que um profissional é capaz de fazer, mas que no dia a dia de um corretor, é melhor contar com o recurso de um aplicativo.
Segundo Landa, o Snapseed, desenvolvido pelo Google e disponível para ambas plataformas, é intuitivo, prático e clean. Além de possuir uma boa integração com compartilhamento em redes sociais.
Landa já fez até um vídeo onde ensina rapidamente como usar o aplicativo. Confira:
Para encantar o cliente e oferecer aquele algo a mais
Não bastam tirar fotos e fazer vídeos. Você também pode encantar o cliente e apresentar fatos que podem ser determinantes para fechar negócios a partir de informações oferecidas em aplicativos que usam realidade aumentada como os listados abaixo:
7 – Magik Plan
Imagina poder montar uma planta baixa de um apartamento e oferecer isso como diferencial a um cliente. Ou mesmo poder medir um ambiente para que seu cliente consiga entender se os móveis deles cabem naquele espaço.
Pois, é justamente para cumprir necessidades como esta que o Magik Plan se propõe. Confira o vídeo do aplicativo que tem funções gratuitas e está disponível para Android e iOS.
8 – Sun Seeker
Outro aplicativo que usa a realidade aumentada e permite informações relevantes para quem considera um terreno para comprar ou deseja entender a incidência de luz solar em um imóvel é o Sun Seeker.
Ele usa recursos de GPS do celular para apresentar posição do Sol e isto serve para determinar coisas importantes como, por exemplo, onde construir uma piscina ou onde instalar painéis de captação de energia solar.
Conheça mais sobre o Sun Seeker:
Gestão de dados e armazenamento de documentos
Enviar fotos, armazenar documentos e fazer a gestão de todos esses dados podem gerar um acúmulo de informações e acabar com o espaço de armazenamento tanto do seu celular, quanto do seu cliente.
Para isso, na parte final da live, foram separados ferramentas digitais que facilitam a gestão de dados. Confiram quais foram:
9 – CamScanner
O CamScanner é um aplicativo que tira fotos e digitaliza documentos em formato PDF. Os documentos gerados em PDF são muito mais leves que os arquivos feitos em imagens por exemplo.
O aplicativo funciona na versão gratuita com todas as funções, apenas tendo que deixar uma marca d’água nos documentos, o que não chega a atrapalhar a experiência.
10 – Gerenciador de Páginas do Facebook
Organizar os dados em redes sociais, ter noção de valores gastos e monitorar tudo que é feito e avaliar todos os resultados podem ser um tremendo trabalho se feito separadamente. Mas se tudo estiver em um aplicativo como o gerenciador de anúncios do Facebook em seu celular, essa tarefa fica menos desgastante.
“Você gerencia tudo de suas redes sociais: comentários nos anúncios, programação de posts, monitoramento da concorrências, mensagens, tudo em uma única central, o gerenciador de páginas do Facebook”, indicou Rafael Landa.
A ferramenta é muito dinâmica e sempre tem novas funcionalidades, vale a pena ficar sempre de olho para entender o quanto as redes sociais mudam quase que semanalmente.
Dicas Bônus
Para finalizar, a live teve ainda duas ferramentas “rápidas e direto ao ponto” como Rafael Landa gosta de dizer em suas palestras. “Essas duas ferramentas se auto explicam”:
11 – PDF para Word Conversor
Esse aplicativo transforma o documento Portable Document Format, popularmente conhecido como PDF, em um documento editável.
12 – Telegram
Rafael Landa apontou o aplicativo de mensagens concorrente do WhatsApp como alternativa para criar canais de interação com os próprios colaboradores ou de comunicação com o público que é atendido pela sua empresa.
Estas foram as ferramentas digitais para vender mais imóveis apresentadas pelo Rafael Landa em nosso Instagram. Você já conhecia todas? Conhece alguma que seja alternativa? Conta aqui nos comentários.
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