Entenda a participação crescente do Facebook no mercado imobiliário
A percepção de tempo também mudou. A média de tempo em que seu cliente passa no mobile é de 3h, mas ele só percebe que está, de fato, fazendo algo no dispositivo 50% desse tempo.
É uma presença que dura o dia inteiro. Para a maioria dos consumidores, o mobile é a primeira coisa usada ao acordar e a última antes de dormir.
Por isso, é muito importante entender como os consumidores de imóveis se relacionam com empresas no mundo online. Confira abaixo como as ferramentas do Facebook podem ajudar sua imobiliária a se relacionar melhor com esse novo perfil de consumo.
Quem é o consumidor?
É um consumidor que está o tempo todo observando, entendendo e atendendo. Ao olhar para o perfil desse cliente, percebemos que ele é curioso, inquieto e muito apressado. E como isso se traduz em negócios imobiliários?
Quando se fala dos curiosos, podemos notar algumas características na forma como eles buscam conteúdo na internet. Esse consumidor “escrolla” (ato de rolar, ou descer a página online) cerca de 90 metros por dia. Isso é mais do que a altura do Elevador Lacerda, em Salvador. Isso dá a dimensão do quão ávido por informações é o seu cliente.
Ao falar do consumidor inquieto, não podemos dizer somente que ele quer as coisas para agora – mas sim que ele quer já e imediatamente. É um desafio conseguir atingir um cliente que não quer esperar. Se um corretor de imóveis deixar essa pessoa esperando mais de 3min, ela irá buscar outra imobiliária.
Globalmente, 63% das pessoas afirmam que estão mais propensos a se comunicar com negócios via mensagem de texto do que por telefone ou e-mail. No Brasil, 85% disseram ter enviado uma mensagem para alguma empresa.
Vídeos também são uma realidade presente para este novo consumidor. 89% dos brasileiros conectados à internet assistem um vídeo mobile e 40% na América Latina assistem um vídeo mobile enquanto assistem TV. 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para aprender sobre um produto do que ler um texto. É mais fácil, é mais gostoso, é menos cansativo e é mais interativo.
Como o Facebook pode ajudar nos negócios imobiliários?
Estamos falando de um alcance massivo no Brasil, pois 127 milhões de pessoas acessam o Facebook todos os meses, o que significa 93 milhões de pessoas por dia.
É no feed que os consumidores encontram informação, descoberta e inspiração. 75% concordam que o Facebook e Instagram trazem inspiração para as compras de final de ano.
Assim, não podemos nos limitar ao uso do mobile apenas no topo ou no final do funil de vendas – seu cliente está presente desde o momento da descoberta ao momento da conversão.
Quando falamos especificamente de dados para o mercado imobiliário, são mais de 55 milhões de pessoas com interesse em imóveis dentro do Facebook.
Como o Instagram pode ajudar nos negócios imobiliários?
O Instagram é mais do que uma plataforma para as pessoas se comunicarem visualmente. É uma plataforma de conexões – com comunidades, com marcas, com paixões, com amigos e com a família.
As pessoas associam o feed e os Stories do Instagram com conteúdos criativos e visuais. A motivação dos consumidores é absorver conteúdo que trás mais entusiasmo. Por isso, sua imobiliária deve usar esses canais para exercer criatividade e mostrar imóveis de forma única e autêntica.
No Brasil, são 50 milhões de contas ativas e 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Já é a terceira plataforma mais utilizada em nosso país, perdendo apenas para o Facebook e YouTube.
O Instagram está mudando! Está mudando de um lugar de descobertas para um lugar onde, de fato, os negócios acontecem. 80% dos usuários seguem algum negócio, e 2 a cada 5 brasileiros já fizeram alguma compra inspirados pelo Instagram. É uma nova forma de vender imóveis que poucas imobiliárias estão explorando.
O tipo de conteúdo patrocinado que as pessoas mais olham na plataforma são aqueles que mantém as pessoas atualizadas sobre os assuntos que as interessam, que as ensinem algo, que contenham promoções ou cupons.
O formato de Stories que melhor funciona para o mercado imobiliário é o “lead edges”. É um formato em que se consegue trazer, para um final de funil, usuários que têm interesse naquele imóvel.
O Instant Experience, que é o Canvas do Facebook e Instagram, é um formato totalmente imersivo. Por meio dele, é possível colocar um apartamento inteiro e fazer o usuário navegar por esse empreendimento, por meio da tela do mobile.
Como os Stories do Instagram podem ajudar nos negócios imobiliários?
O Stories foi lançado em agosto de 2016. Nasceu com a ideia de ser uma ferramenta mais real time, mais criativa e sem muita produção. Quase uma ferramenta em que as pessoas possam se conectar ainda mais intensamente com as imobiliárias.
Há muitas coisas que explicam o sucesso do Stories. Mas as grandes justificativas de uso são para saber o que os amigos estão fazendo agora, para ver um conteúdo sem filtro e autêntico e para ver algo engraçado e divertido. Isso também vale para as imobiliárias. As pessoas querem se sentir mais próximas , querem ver os bastidores e querem ver aquela produção mais próxima de cada uma delas. Mostrar os bastidores da sua imobiliária ou incorporadora cria senso de proximidade com esse potencial cliente.
Hoje, 40% dos Stories do Brasil são vídeos e 60% deles são vistos com som (o que não corresponde ao que é visto no feed). 1 em cada 5 Stories geram uma mensagem direta. O mais impressionante é que 1 em cada 3 Stories, é sobre negócios. 47% do público afirma que se sente mais interessado por uma marca ou produto, depois de tê-la visto nos Stories.
Para usar essa ferramenta de maneira mais otimizada, é só seguir essas dicas:
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- Use o tempo com sabedoria: existe diferença de tempo para vídeo e para fotos;
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- Deixe a marca da sua imobiliária visível nos 3 primeiros segundos;
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- Destaque o que você de fato está falando;
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- Crie com um objetivo em mente;
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- Evite repetir a mesma cena no vídeo;
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- Encerre sempre com sua marca; e
- Experimente cada vez mais.
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Não existe fórmula de sucesso no Stories. Cada marca tem que descobrir o que realmente trás resultados para ela.
Sem dúvida, as ferramentas do Facebook, que incluem Facebook, Instagram e Whatsapp, mudaram a forma de nos comunicar com os consumidores – e consequentemente de vender imóveis. A grande vantagem é que, em redes sociais, não é preciso grande investimento para ganhar destaque, o que realmente conta é a criatividade.
Diante de tantos dados apresentados, fica claro que há muito espaço para explorar e conseguir alcançar um número massivo de seguidores para sua imobiliária. Agora, é hora de montar sua estratégia e abusar da criatividade!
Como você usa suas redes sociais para vender imóveis? Já conhecia alguma dessas dicas? Conte para a gente nos comentários.
Insights da palestra de Gabriela Comazzeto, Diretora de Novos Negócios do Facebook, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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