Razões para adotar o e-mail marketing na estratégia de sua imobiliária

Você não utiliza e-mail marketing na estratégia de sua imobiliária porque acredita que esta ferramenta está em desuso e que cada vez mais as pessoas tem utilizado outras maneiras de se comunicar?
É certo que os aplicativos de mensagens ganharam milhares de adeptos e muitas negociações de imóveis têm ocorrido através deles, mas o e-mail marketing, quando feito com planejamento, é ainda o mais eficiente canal de relacionamento com o cliente para o mercado imobiliário.
Confira neste texto alguns dados importantes para considerar ao adotar o e-mail marketing na sua busca por vender mais imóveis através da internet.
Todo mundo possui um e-mail
Esqueça o argumento de que as pessoas não possuem ou não utilizam o e-mail. Para abrir uma conta no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra rede social, é necessário uma conta de e-mail. O mesmo vale para ativar um celular Android, fazer compras online, receber contas de consumo, etc.
Pesquisas apontam que, em 2017, o número de usuários de e-mail no mundo foi de 3,7 bilhões! Estamos falando de um número maior que a soma dos usuários do Facebook e do WhatsApp! E estima-se que este número passe dos 4 bilhões em 2022.
Este mundaréu de gente está esperando você e sua imobiliária serem relevantes para começar um relacionamento que os conduza por meio de informações consistentes a aquisição do seu novo endereço.
Usuários de e-mail apreciam a personalização
Se você ainda acredita que o e-mail marketing pode funcionar como spam, aqui vai uma má notícia: 68% dos destinatários denunciam o e-mail como spam baseado em sua linha de assunto!
Por outro lado, os e-mails que utilizam o nome do usuário ou outra forma de personalização logo no assunto possuem uma taxa de abertura quase 30% maior que os demais! E olha que legal: se você acrescentar emojis, a sua chance de chamar a atenção é ainda maior!
Estes dados são capazes de ajudar você a ter mais resultados ao construir e-mails para melhorar o relacionamento com seus clientes, a criar newsletters mais eficientes e ao estabelecer uma estratégia de pós venda que impacte seu cliente de forma positiva.
Imagine encaminhar dicas que orientem seu cliente em como ele deve proceder para registrar o imóvel ou como ele pode pagar menos com emolumentos e taxas cobradas pelos cartórios!
Isto certamente será considerado um diferencial e poderá render indicações de novos clientes. E veja bem, esta é apenas uma ideia de utilização do e-mail marketing! São as necessidades do seu cliente e a especialização de sua imobiliária que criarão as formas de comunicação.
O celular é a nova caixa de entrada!
Ok, relacionamento é muito importante, mas você quer mesmo prospectar! Quem trabalha com lançamentos ou com campanhas de imóveis prontos, também encontra no e-mail um grande aliado.
É possível criar campanhas em redes sociais e automatizar respostas de e-mail para agilizar o seu atendimento. O mesmo vale para os contatos recebidos através dos seus anúncios em portais e até em seu site!
Você também pode linkar seu WhatsApp para responder com maior agilidade os interessados em seus imóveis, você só não pode deixar de priorizar o celular.
Mais de 50% dos e-mails já são abertos em smartphones! E este número tende a ser ainda maior dependendo do público alvo (quanto mais jovem, maior é a utilização do celular para ler o e-mail).
E já que o celular se tornou a caixa de entrada, otimize seus e-mails para a plataforma mobile! Uma pesquisa apontou que 63% usuários plenos de smartphones poderiam fazer uma compra, impactados pela qualidade de um e-mail em seu dispositivo.
Por outro lado, mais de 70% seria capaz de simplesmente deletar um e-mail não responsivo, isto é, que não se adapta automaticamente à tela do celular.
Por isso, foque no mobile!
Sua lista é seu patrimônio. Ela vale ouro!
Já falei que e-mail marketing não é indicado para spam! Comprar listas prontas e enviar ofertas para elas será tão efetivo quanto distribuir panfletos no semáforo.
O ideal é que uma lista de contatos seja criada e segmentada de acordo com suas necessidades, interesses, idade ou qualquer outra característica que possa facilitar a comunicação futura.
Segundo o MailChimp, campanhas segmentadas de e-mail marketing possuem quase 15% mais taxa de abertura que as demais.
Quer uma ideia de como começar? Exporte seus contatos recebidos através do VivaReal nos últimos três meses! Separe-os por interesse e por perfil. Ofereça a eles uma newsletter com suas novas captações.
Enviar pesquisas de opinião também é uma maneira eficiente para segmentar sua base e entender mais sobre o seu cliente. Planilhas simples serão mais que suficientes para gerenciar sua nova lista de clientes.
Só depois que sua lista estiver ativa e crescendo, será preciso assinar um software para ajudar a gerenciar seus e-mails. E mesmo assim, você pode optar por ferramentas com versões gratuitas, que serão capazes de atender sua imobiliária por um bom tempo.
A utilização do e-mail marketing para o mercado imobiliário é eficiente, capaz produz resultados, mas leva tempo para ficar ‘craque’ no domínio desta ferramenta. Mas, com dedicação diária e prática constante, pequenas vitórias produzirão resultados crescentes.
Possui alguma dúvidas sobre e-mail marketing? Sobre quais ferramentas utilizar? Deixe suas perguntas nos comentários. Será um prazer ajudar.
Até a próxima,
Denis Levati
Comentários