A diferença entre preço e valor e como isso afeta seus clientes
O preço do seu produto ou serviço é uma das decisões mais importantes que você pode tomar em seu negócio. Você sabe qual é a diferença entre preço e valor?
Essa questão aparentemente simples pode fazer toda a diferença nas suas vendas e no posicionamento de marca do seu negócio.
Confira!
Qual é a diferença entre preço e valor?
À primeira vista, parece que a definição de valor e preço são semelhantes. No entanto, na mente dos compradores são conceitos bem diferentes. Vejamos:
Para falar de preço, é importante pensar no custo. Isto é, tudo o que foi gasto, em tempo ou recursos materiais para produzir um produto ou serviço.
No caso de corretores de imóveis, por exemplo, são custos tanto o que foi gasto na produção de um imóvel como o que é gasto para entregar o serviço do próprio corretor.
Preço, então, é o valor do custo mais o adicional necessário para se obter lucro: Custo + lucro = Preço.
Já o valor de um bem ou serviço não é tão simples de ser medido. Isso porque o valor é um atributo percebido pelo cliente e, dependendo do cliente, pode haver diferenças de percepção.
O valor do serviço de um corretor para o cliente, ou até do próprio imóvel, tem a ver com o quanto o cliente estima, aprecia o que está sendo entregue.
Quando o preço de algo está abaixo do seu valor, ou seja, é percebido como tendo um retorno menor que do que o dinheiro investido, as pessoas tendem a achar caro.
Já quando o valor de algo é muito maior que seu preço, geralmente, trata-se de algo que está barato.
Como aplicar preço e valor ao seu negócio?
Qualquer cliente avalia o preço e o valor de um produto ou serviço em sua jornada de compra. Assim, acertar nesses quesitos é essencial para o sucesso do corretor de imóveis.
Idealmente, preço e valor precisam andar sempre alinhados. Mas como conciliá-los?
Não há resposta simples, mas o caminho para encontrar o preço é mais simples, pois trata-se de um cálculo de custo e lucro estimado.
Já o valor, como é algo percebido, pode ser alterado e manipulado (dentro de certos limites). No caso de um imóvel, por exemplo, melhorar a apresentação com home staging, por exemplo, aumenta seu valor e, por consequência, pode aumentar seu preço.
Importante ressaltar que, se o vendedor de um imóvel quer cobrar um preço muito alto por algo com baixo valor percebido, é papel do corretor de imóveis alertá-lo para o risco da decisão. Da mesma forma, se você como corretor vê um valor muito alto para o preço pode sugerir o aumento do preço.
A chave pode ser lembrar os consumidores sobre a qualidade dos seus serviços. Quanto mais você conseguir que seu público pense que seu serviço é de maior qualidade do que eles poderiam ter pensado, maior a probabilidade de fazer com que eles vejam seu produto de forma mais favorável com maior valor.
Isso pode levar você a vender seu produto por um preço mais alto e maior margem de lucro.
E aí, ainda tem dúvidas sobre preço e valor? Compartilhe com a gente nos comentários!
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