Bruno Lessa: corretor, vá além dos anúncios de imóveis e venda mais!

Se você trabalha na área comercial do mercado imobiliário, seja você um(a) corretor(a) de imóveis autônomo ou uma imobiliária, deve saber que vender um imóvel não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário… é um processo que envolve diversas etapas e leva um bom tempo. Porém, se você acha difícil vender um imóvel, saiba que é muito mais difícil comprar um.
Mais especificamente o cliente que vai comprar o primeiro imóvel. Imagine que um belo dia ele resolveu começar a procurar imóveis e, durante o seu processo de busca, se deparou com uma infinidade de anúncios. Após garimpar as ofertas, ele acabou escolhendo alguns imóveis que mais lhe agradam e partiu para fazer visitas.
Para entender a profundidade desta reflexão, se coloque por um minuto no lugar do seu cliente.
Depois de muitas surpresas (umas agradáveis e outras nem tanto) ele finalmente escolheu aquele que está de acordo com as suas necessidades. Agora é a hora de decidir e partir para a negociação final, mas é justamente neste ponto que bate o famoso “frio na barriga”. É nessa hora que muitas vezes os clientes simplesmente somem por um tempo e os corretores nem sempre sabem como lidar com este momento.
Tente se imaginar na situação do cliente: a maior compra que você vai fazer na sua vida, possivelmente utilizando um financiamento que irá durar a maior parte da sua vida adulta, e você vai comprar com alguém que você nunca viu antes ou com uma empresa que talvez você nunca tenha ouvido falar.
Esta insegurança é totalmente compreensível, afinal de contas, não é uma decisão simples. Porém, ela também é totalmente administrável e é justamente aqui que entra o poder de bons corretores de imóveis.
Com certeza você já sabe que os corretores de imóveis possuem um papel fundamental no processo de compra ou locação que vai muito além de “demonstrar imóveis”. Não é à toa que esta é uma profissão regulamentada, na qual só quem possui uma licença (o famoso CRECI) está autorizado a exercer. No entanto, será que o seu cliente sabe disso?
O mais importante aqui, é: quando você compartilha conteúdo de valor que ajuda as pessoas na maior compra que elas farão na vida, você deixa de ser um desconhecido. Você se torna uma autoridade.
Talvez esteja aí a maior oportunidade que os profissionais corretores de imóveis possuem nas mãos. E se em vez de somente divulgar imóveis nós começássemos a divulgar conteúdos sobre o processo de compra ou locação de um imóvel?
Podemos dar dicas semanais de financiamento imobiliário, explicar como funcionam os índices de correção, comentar sobre o momento econômico e de que forma isso pode impactar na transação imobiliária, falar sobre os impostos envolvidos na compra, traduzir em palavras simples a burocracia cartorária, dar dicas de como fazer uma mudança… Enfim, são tantas as necessidades de conhecimento que poderia ficar até amanhã escrevendo este parágrafo.
E isso por si só já atrai mais clientes, além de fazer com que eles decidam com mais agilidade e mais segurança. Além disso, as indicações se tornam mais frequentes. Pense nisso!
Gostou da dica? Então que tal começar hoje mesmo? Aproveite toda a tecnologia que temos disponível atualmente e comece já a compartilhar conteúdo!

Comentários