Webinar: estratégias de pequenas e médias imobiliárias para manter bons resultados em meio à crise do coronavírus
4 especialistas de diversas regiões do Brasil falaram em webinar exclusivo para o Conecta Imobi sobre como adaptaram suas estratégias em meio à pandemia do coronavírus e continuaram alcançando bons resultados.
Conversaram conosco: Vinéia Köche, da Camaro Imobiliária, Felipi Adauto, da DF Imóveis, Tathiana Oliveira, da Sette Imobiliária, e João Pimenta, da Imobiliária Casa63. A mediação foi feita por Denis Levati, curador de conteúdo do Conecta Imobi.
Selecionamos abaixo para você os principais insights do webinar, confira!
Vídeos: mais importantes do que nunca
Vinéia Köche explicou que o tour imobiliário já existe na Camaro Imobiliária desde 2018 e agora isso se fortaleceu com a impossibilidade de visitas presenciais. Seus corretores se revezam para ir ao imóvel fazer vídeos apresentando os cômodos em uma chamada de vídeo com os clientes, o que está fortalecendo o relacionamento com eles.
Felipi Adauto reforçou que os vídeos “caseiros”, feitos com o celular em primeira pessoa e sem produção, são os que mais geram engajamento no Facebook e no Instagram pois os clientes sentem como se de fato estivessem andando pelo imóvel.
Além disso, ele também disse que começaram a pedir para os proprietários fazerem vídeos dos imóveis com o objetivo de facilitar o processo de visita à distância e também para evitar que a negociação pare.
E mais: enfatizou que passado esse momento não será mais possível pensar no mercado sem vídeos, então essa é a hora de imobiliárias e corretores se adaptarem a essa nova forma de apresentar imóveis.
Capacitação da equipe por meio do Conecta Imobi Academy
Tathiana Oliveira compartilhou que está estimulando seu time a se capacitar com conteúdos de qualidade durante a quarentena para que otimizem as boas práticas em suas respectivas áreas de atuação.
Para isso, estão fazendo uso do Conecta Imobi Academy, plataforma de vídeos online que reúne conteúdos do mercado imobiliário e do Conecta Imobi e que está liberada gratuitamente pelos próximos 60 dias.
Segundo ela, é preciso estar preparado para os períodos de crise. “Temos que manter o ânimo, saber que estamos passando por um problema, raciocinar de maneira lógica, entender qual é a solução para aquilo e não ficar lendo de forma passiva só notícias negativas. Vamos continuar tendo crises e momentos bons, essa não vai ser a última, virão outras e temos que estar sempre preparados para enfrentar. Então minha palavra é ânimo e continuidade.”
Documentação 100% digital
Uma das maiores transformações pela qual o mercado está passando neste momento é tornar digitais documentos e procedimentos que antes eram feitos apenas presencialmente. Porém, ainda há muita resistência e desconfiança sobre a veracidade disso, então a dica de Tathiana é educar os corretores e clientes sobre a mudança iminente.
Para isso, é possível criar um vídeo com o advogado explicando o que muda e reforçando a validade jurídica de contratos, laudos, matrículas e assinaturas digitais, processos que servirão como legado após a crise.
A DocuSign é especialista em assinatura digital e é uma alternativa para empresas que ainda não adotaram essa opção. Além disso, a CredPago agora também disponibiliza a opção de assinatura eletrônica para seus contratos.
Vinéia acredita que essas demanda se tornarão tendências por conta de necessidade e também serão legados positivos da crise. Filipe dá a dica de uma estratégia para driblar a resistência à assinatura digital quando for oferecida essa opção. Diga: “Mas você ainda não usa assinatura digital?”. A pessoa pensará duas vezes se realmente se recusará a assinar o documento.
Aumentar visibilidade por meio de anúncios em portais
Para Tathiana, é preciso investir em portais de anúncios de imóveis para gerar mais leads. É importante revisá-los, verificar se as descrições estão adequadas, otimizar as palavras-chaves e trocar as fotos principais para aumentar a visibilidade de gerar mais engajamento.
Lembre-se: a jornada de compra de um imóvel é longa e a fase que estamos vivendo irá passar.
Foco em negociações de imóveis na planta
Felipi comentou que a empresa está focando em negociações de imóveis que ainda estão na planta, pois neste caso os clientes já estão acostumados a fazer negociações sem verem os imóveis.
Além disso, é possível visitar os terrenos da obra sem sair do carro e sem ter contato com nenhuma pessoa, então a segurança do corretor e do cliente é preservada durante todo o andamento da negociação.
A reinvenção da entrega das chaves
Vinéia compartilhou que a empresa precisou se reinventar para tornar essa etapa da negociação mais segura possível. A solução encontrada foi criar uma caixa de acrílico dentro da qual o molho de chaves higienizado foi colocado junto com um frasco de álcool em gel e uma mensagem para os novos moradores.
Para fazer a entrega, o corretor vai até o imóvel de carro, deixa a caixa na frente da porta e então os moradores, que também estão em seus carros, pegam a caixa e entram no imóvel, sem a necessidade de contato com nenhuma pessoa.
Segundo Vinéia, a medida agora será adotada como padrão, pois a prevenção precisará continuar mesmo após a pandemia. Além disso, ela também ressaltou que foi importante criar um manual de boas práticas para realizar tal entrega, o qual foi feito junto com Felipi Adauto e compartilhado com os clientes para que eles soubessem como proceder com segurança durante a entrega da caixa.
Maturidade profissional para enfrentar a crise
De acordo com Tathiana, agora é importante focar em resultados e ter maturidade profissional para lidar com o cenário caótico. “Essa crise não me assustou, não tenho medo, não tenho nenhum plano B de sair da corretagem para ir para qualquer outra atividade. Inclusive, mal saímos de uma crise, mas estou aqui e tudo o que tenho é graças à corretagem. Então o profissional precisa ter essa maturidade e encarar nossa profissão de maneira respeitosa e correr atrás.”
Investimento em conteúdos para apoiar comunidade
João Pimenta criou um site focado em informações de utilidade pública sobre os mais variados temas para a quarentena, com lista de farmácia, serviços de delivery, vídeos para churrascos em casa e atualizações da prefeitura.
Segundo ele, a estratégia agora é focar no desenvolvimento de 70% de materiais voltados para a comunidade e apenas 30% para a negociação de imóveis, o que tem dado certo. Aqui você confere dicas para você criar um relacionamento com seus parceiros e clientes por meio de conteúdos que agreguem valor neste momento.
As principais lições que essa crise está deixando para cada um dos especialistas
Para Vinéia Köche, o maior legado que a Camaro Imobiliária leva dessa crise é o laço que se unificou não só dentro da imobiliária, mas em todo o mercado em si. “Me senti mais próxima de todos os corretores de imóveis e gestores, porque estamos todos no mesmo barco e precisamos remar juntos. É o momento de compartilhar, só assim vamos sair dessa.”
De acordo com Felipi Adauto, agora é preciso focar em conteúdo mais próximo do cliente com o objetivo de aproximar o comprador do vendedor. “Estamos mais próximos dos clientes e acho que esse é o grande legado. A tecnologia está aí, as coisas acontecem, mas nada substitui relacionamento.”
Segundo João Pimenta, a principal lição é a necessidade de descentralizar os processos. “Em imobiliárias pequenas e médias muitas vezes os processos ficam muito em cima dos gestores. Então precisamos fazer que o processo da imobiliária, independente de qual área seja, não dependa nem de mim nem do meu sócio.” E complementou reforçando como é preciso focar nas relações interpessoais. “Empresas devem cuidar mais de pessoas, quem compra são pessoas e em momentos como esse o que vai fazer diferença é a importância que você dá para o relacionamento criado lá atrás. Não existe venda sem confiança.”
Para Tathiana Oliveira, é fundamental entender o significado de pessoas em uma empresa, ter preocupação com a equipe e de todos estarem unidos. Além disso, todo corretor de imóveis precisa ter consciência que ele precisa estar inserido em um cenário no qual a tecnologia é o verdadeiro agente da transformação.
Ela complementou reforçando a importância do planejamento orçamentário. “O corretor de imóveis e o brasileiro como um todo precisa começar a ter essa consciência, porque a gente trabalha com comissões e às vezes a gente ganha comissões altas e acha que o nosso patamar é esse. Mas a gente precisa ter essa organização financeira.”
E por fim disse que precisamos estar sempre preparados para adversidades. “Ser realista que não será possível dominar tudo, pois coisas inesperadas sempre podem acontecer e você tem que ter o espírito para estar preparado para enfrentar isso. Não ter medo, não se acovardar nessas situações.”
O webinar está disponível na íntegra para você assistir quando e onde quiser no Conecta Imobi Academy, a plataforma de vídeos online com conteúdos do mercado imobiliário e do Conecta Imobi e que está liberada gratuitamente pelos próximos 60 dias para você se aperfeiçoar ainda mais durante a quarentena!
Para conferir basta acessar a plataforma e buscar o vídeo na categoria “Especial”.
Preparado para começar colocar em prática as estratégias compartilhadas por Vinéia Köche, Felipi Adauto, João Pimenta e Tathiana Oliveira? Conta para a gente nos comentários!
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