Corretor: como vender mais com automação de marketing!

O comportamento de quem procura imóvel mudou muito. Hoje, o interessado já tem acesso a muitas informações sobre o imóvel antes mesmo de visitá-lo. Na prática, isso significa que a abordagem e divulgação dos profissionais deve mudar também. Para completar a sua forma de divulgação e captação de leads, que tal adotar os recursos da automação de marketing?
Sabendo que a internet é a principal fonte de informação da maioria dos clientes, é preciso manter pontos de contato em todos os canais disponíveis na web. Isso inclui redes sociais, e-mail, site imobiliário, portal imobiliário e por aí vai. Assim, você se apresenta como uma autoridade no mercado, conquistando a confiança de potenciais clientes.
Mas nós sabemos que o corretor de imóveis tem muitas outras tarefas para fazer no dia a dia, como realizar visitas imobiliárias, captar imóveis e preparar a documentação das transações. Como ter tanto tempo para se relacionar com o cliente pela internet? É aqui que entra em cena a automação de marketing para corretores.
Cenário do marketing digital no Brasil
Já se foi o tempo em que anúncios em jornais e televisão eram suficiente para impactar seu público-alvo. Independentemente do setor, a bola da vez é investir em marketing digital. Afinal, é na internet que os clientes buscam informações, produtos e serviços.
Muitas empresas e profissionais liberais já entenderam isso. De acordo com pesquisa da consultoria Bain & Company, o investimento em marketing digital no Brasil foi de 8 bilhões de reais em 2015. A expectativa é que ele chegue a 16 bilhões de reais em 2020, ou seja, em 5 anos esse valor vai dobrar.
O que é automação de marketing para corretores?
Além de ampliar a divulgação de seus produtos e serviços (imóveis, avaliações e consultorias), o marketing digital possibilita que você estreite seu relacionamento com o potencial cliente para fidelizá-lo. Nesse sentido, crie campanhas nas redes sociais, envie e-mail marketing imobiliário, crie conteúdos relevantes para nutrir seus leads, entre outras ações.
Para potencializar essas ações, o ideal é recorrer a uma plataforma de automação de marketing para corretores. De modo geral, ela serve para automatizar ações de marketing repetitivas, como:
- Agendamento de posts nas redes sociais;
- Programar envios automáticos de e-mails;
- Pontuar e qualificar leads;
- Enviar leads para a equipe de vendas;
- Criar landing pages e muito mais.
Tudo isso fazendo parte de sua estratégia de inbound marketing. Em resumo, você poupa seu tempo em tarefas repetitivas e operacionais, conseguindo através de um planejamento, aprimorar a sua comunicação com seu possível cliente. Aí, você pode se concentrar apenas no atendimento presencial ao cliente e visitas aos imóveis.
Automação de marketing para corretores permite muitas possibilidades como você pode conferir. Hoje existem várias plataformas e soluções no mercado que podem lhe ajudar com isso, como por exemplo: ville Target, Aweber, dentre outras.
Atenção às necessidades do seu público-alvo (persona)
Não pense que a ferramenta pode fazer tudo por você. Antes de automatizar funções você precisa estudar sobre o assunto que será abordado (conceito da campanha) e seus clientes. Enfim, saber quem são as pessoas alvo da sua imobiliária. A automação só funciona se você conhecer o seu público e saber encaminhar conteúdo relevante e de valor, campanhas e promoções adequadas a elas.
Quando colocar em prática as ações aliadas à automação, faça uma análise nos relatórios. Eles mostram com clareza e rapidez cada ação de marketing. O ideal é fazer uma análise semanal, pois, se uma estratégia não der certo é possível mudá-la antes de estragar toda a sua campanha.
Faça a mensuração de cadastros em:
- Listas;
- Ações dos leads;
- Pontuações de leads;
- Classificações como oportunidade;
- Conversões de visitantes em leads;
- Conversões de leads em clientes;
- Dentre vários outros aspectos de marketing para potencializar suas vendas imobiliárias.
Como você viu, existem formas profissionais, dinâmicas e com grande potencial para alavancar seus negócios. Desejamos Sucesso e bons negócios.
Ramon Carvalho
CoFundador ville Target.
Comentários