Como construir um relacionamento com seus parceiros e clientes durante a crise?
Construir um relacionamento com clientes e parceiros durante um momento desafiador é fundamental para criar uma rede de apoio e continuar impulsionando os negócios. Mas como fazer isso sem parecer invasivo?
Conversamos com Matheus Sartoti, Fundador e CEO da Infinity Imobiliária Digital, o qual defende a ideia que agora é o momento de construir uma relação de confiança com sua base de contatos.
“O corretor está entendendo que as pessoas precisam de empatia. Assim, ele estará mantendo sua base de clientes aquecida, com relacionamento, com conversa, com bate-papo”, afirma.
Confira abaixo as principais dicas para você ser assertivo ao consolidar uma relação mais empática com seus contatos durante essa crise.
Construa relacionamentos por meio de conteúdos relevantes
Tenha em mente que neste momento todos estão enfrentando os mesmos desafios e buscando alternativas para se reinventarem e não ficarem para trás. Por isso, enviar atualizações pertinentes sobre o que está acontecendo no mercado imobiliário é uma boa estratégia para estar próximo de sua base.
Uma dica é o portal Imobi Report, o qual oferece materiais produzidos por jornalistas da agência CUPOLA e por parceiros do setor. O site surgiu no formato de uma newsletter semanal que continua em veiculação e você pode se cadastrar aqui.
Compartilhe uma lista de empresas e serviços que podem ser úteis durante a quarentena
Matheus Sartoti afirma que agora é essencial “empresas dos mais diversos setores apoiarem umas às outras, principalmente apoiar o microempreendedor. Tudo o que a gente puder fazer nesse momento para ajudar uns aos outros é bem-vindo.”
Considerando esse cenário, tenha em mãos uma lista de empresas e serviços que podem ser importantes principalmente para seus clientes. Demonstrar estar disposto a ajudar é o melhor caminho para fortalecer a relação de corretores e imobiliárias com seus contatos.
Abaixo fizemos um breve apanhado para você se inspirar e complementar com serviços que você considere relevantes:
- Crédito e financiamento imobiliário
A CredPago, por exemplo, parcelará os aluguéis dos próximos 90 dias de seus clientes em até três vezes sem juros e sem que os inquilinos sejam afetados por isso.
Informações como essa são importantes para que seus clientes saibam que estão protegidos durante a crise, o que deixará eles mais tranquilos.
- Lojas de decoração e materiais de construção
A jornada de um cliente passa por diversas etapas, sendo o processo de acabamento fino e decoração um momento muito aguardado, mas que pode gerar algumas dores de cabeça, em especial durante uma quarentena.
Porém, o andamento dessas atividades não precisa parar completamente. As compras de materiais para o acabamento do imóvel e de objetos de decoração podem continuar sendo feitas em lojas como Leroy Merlin, C&C, Tok&Stok e Etna.
Lembre-se de fazer um levantamento de fornecedores que atuam no bairro e que precisam de apoio durante a crise para continuar funcionando. Foque em divulgá-los para seus clientes e esteja à disposição para oferecer algumas orientações para a compra, caso seja preciso.
- Redes varejistas
Durante a mudança de casa, surge também a necessidade de equipá-la com eletrodomésticos, móveis, enxoval e muito mais. A Magazine Luiza, por exemplo, tem investido em otimizar seu sistema de compras online e entrega, sendo possível comprar um item e recebê-lo em casa em até 2 dias úteis.
Além disso, a empresa anunciou que doará R$ 10 milhões para auxiliar no combate à COVID-19, o que mostra seu engajamento neste período tão crítico para todo o país.
- Farmácias
Farmácias como Drogasil, Droga Raia e Ultrafarma oferecem a opção de compras online para recebimento em casa, o que garante a segurança dos seus clientes quando surgir a necessidade de comprar um medicamento.
Faça também uma lista de farmácias locais e ajude a divulgar seus trabalhos, pois, como Sartoti afirmou, é importante apoiar os microempreendedores durante a crise.
- Restaurantes e lanchonetes
Na rotina do dia a dia nem sempre as pessoas têm tempo para cozinhar e os restaurantes e lanchonetes estão se reinventando para continuar funcionando durante a pandemia. Apesar de eles não abrirem mais para o público, muitos otimizaram seus serviços de entregas e com taxas mais baixas para atender todo o mercado.
Dica: busque pelo Google Maps restaurantes da região em que você atua, principalmente os locais menores, ligue e pergunte se estão fazendo entregas, e então liste as mais variadas opções para enviar para seus contatos.
- Mercados e verdureiras
A mesma dica dos restaurantes e lanchonetes se aplica para os mercados e verdureiras. É preciso abastecer a casa, porém ir até esses estabelecimentos e estar em contato com inúmeras pessoas pode ser um risco.
Diante disso, esses locais também se adaptaram para fazer entregas, principalmente os pequenos fornecedores. Pessoas que nunca tinham feito uma compra de mercado virtualmente, por exemplo, agora estão recorrendo a esse serviço para não saírem de casa.
Facilite a busca de seus clientes e ofereça opções de lugares que se adaptaram a este novo cenário. Supermercados como Carrefour, Extra e Pão de Açúcar operam desta forma há algum tempo, porém dê preferência para os fornecedores do bairro.
- Pet shops
Os pets também devem ser contemplados nessa lista! E, assim como os demais setores, aqui as empresas são especialistas em compras online e estão dedicadas para você cuidar do seu animal sem sair de casa.
As mais famosas são a Petz e a Cobasi, mas os pet shops de bairro também estão operando com a opção de delivery, o que garante a segurança de todos os membros da família.
- Serviços de delivery
Cada vez mais necessários neste momento, aplicativos como Rappi, Uber Eats e iFood estão se destacando por apoiarem pequenos restaurantes e estimularem boas ações com seus entregadores, afinal, eles estão todos os dias nas ruas tornando nosso dia a dia mais cômodo e seguro.
As empresas estão oferecendo diversos descontos para quem comprar de fornecedores menores e você pode aproveitar o valor economizado para dar uma gorjeta para seu entregador, que tal? Todos se ajudam e todos saem ganhando.
O principal, dentre todas essas opções, é ter em mente que agora empresas de diferentes setores devem apoiar umas às outras, como reforça Matheus Sartoti. Esse será o melhor caminho para que todos saem mais fortes desta crise.
Atualize sua base de contatos com notícias relevantes sobre os impactos econômicos do coronavírus no setor
Há uma apreensão sobre qual será o futuro do mercado e como a crise econômica afetará o setor, então filtrar informações relevantes e verídicas para compartilhar com seus contatos é importante para mantê-los atados aos fatos.
Porém, tenha cuidado sobre como isso será divulgado e com qual frequência. As pessoas já estão recebendo inúmeras notícias todos os dias e muitas delas despertam um sentimento de pânico.
Então, faça um filtro a partir de fontes confiáveis, selecione o que de fato é importante e envie ocasionalmente, intercalando com outros formatos de conteúdos.
Divulgue webinars, palestras e cursos que podem ser importantes para seus parceiros
Há um grande estímulo para que as pessoas aproveitem o tempo livre para se atualizarem sobre o mercado durante essa quarentena. Nesse movimento, diversas empresas do setor estão investindo em lives, webinars, palestras e cursos gratuitos para tornar a rotina em casa mais proveitosa.
Esteja atento às novidades, compartilhe conteúdos de seus parceiros, divulgue materiais que podem ser do interesse de seus clientes e estimule profissionais do seu ciclo social a fazerem o mesmo. Focar em conhecimento agora é fundamental para se manter no caminho certo e, assim, superar a crise com mais ponderação.
Esteja presente e mostre apoio neste momento
Acima de tudo, demonstre que você está ao lado de seus parceiros e clientes neste período desafiador para todos. Matheus Sartoti afirma que agora é importante ter empatia, se colocar no lugar do outro e respeitar o momento de cada cliente.
Esteja à disposição das mais diversas maneiras, ajude no que for possível e construa um relacionamento mais sólido dia a dia. Agora é o momento de focar nas pessoas, nos seres humanos, e não apenas nos negócios. “A gente sente que está muito mais fácil transformar a relação profissional em uma relação pessoal, apesar do momento”, finaliza Sartoti.
Preparado para começar a construir uma relação mais próxima com seus parceiros e clientes? Conta para a gente nos comentários!
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