Conheça as tendências para o Minha Casa Minha Vida apresentadas no Conecta Imobi
No que depender do impulso do Governo, de incorporadores e de corretores, os imóveis do segmento econômico, denominados Minha Casa Minha Vida seguirão como uma das principais tendências para o mercado imobiliário em 2020.
É esta a conclusão que podemos chegar ao analisar os conteúdos destinados ao tema durante a última edição do Conecta Imobi que contou com palestras e painéis de especialistas nesta modalidade.
MCMV: Bom para quem vende, excelente para quem constrói
A boa notícia é que os imóveis econômicos, que convencionamos chamar de Minha Casa, Minha Vida não são vistos com bons olhos apenas por corretores que enxergam, principalmente nos apartamentos populares, uma forma de venda rápida e constante, mas também pelos empresários que apontam características atraentes no setor.
No painel “Minha Casa Minha Vida: Incorporadoras e especialistas na modalidade habitacional mais comercializada do Brasil discutem os rumos do programa para 2020” foram apresentados alguns pontos importantes:
- Industrialização da construção – Como as margens são menores e o ganho tem que ser no volume, as construtoras tiveram que buscar novos métodos construtivos, fato que as tornou mais eficientes;
- Novo Modelo de Venda – O MCMV é embasado no modelo associativo, que permite a contratação imediata do financiamento junto ao agente financeiro, com isso a segurança para quem compra e para que vende é total. Nele evita-se o maior problema que o mercado imobiliário sofreu nos últimos 5 anos, o distrato;
- Recurso Financeiro – Por exigir um menor volume financeiro das construtoras, ele permite um crescimento mais rápido das empresas.
Não é a toa que as empresas de construção passaram a enxergar o imóvel econômico como uma solução. Dados apontam que mais de 70% dos lançamentos realizados no país em 2019 foram deste segmento.
Muitas empresas tradicionais criaram ou fortaleceram seu braço de produtos econômicos. Outras simplesmente modificaram sua atuação, investindo esforços para lançar empreendimentos com as características populares do MCMV.
Mais vendas para corretores especializados
Por isso muitas imobiliárias antes especializadas em segmentos de médio e alto padrão precisaram mudar seu foco de atuação para continuar no mercado. Em praças onde só se lançou MCMV a mudança foi radical, mas proporcionou novas oportunidades para corretores com foco no produto.
Exemplo disso é Valdomiro Garrah, diretor da Garrah Inteligência Imobiliária, empresa criada por ele que estreou no Top Imobiliário já em 8º lugar na categorias vendas.
Boa parte deste resultado expressivo está na forma como Garrah prepara sua equipe. Com muito conhecimento técnico mas também com muita proximidade com o público, buscando entender suas necessidades e apontando empreendimentos adequados a sua realidade.
“O comprador de imóvel Minha Casa Minha Vida agora tem escolha. Hoje as construtoras têm oferecido produtos inclusive em regiões centrais, perto de metrô, algo impensável até bem pouco tempo. Com opções o corretor precisa assumir um papel de educador do cliente, ajudando ele a decidir e indicando os caminhos para a compra do imóvel”, ensina Valdomiro Garrah que palestrou no Conecta Imobi falando justamente sobre a preparação de corretores para vender este tipo de imóvel.
Mas alertou que não se pode esquecer que este cliente pode ser limitado pela sua capacidade financeira e pela aprovação do banco. “É preciso saber direcionar, mas sem criar uma expectativa que possa se converter em frustração”.
Com mais opções, clientes estão em busca de imóveis para atender suas necessidades, com isso corretores especializados têm conseguido ótimos resultados em vendas e isso deve continuar se repetindo no próximo ano.
Para onde vai o MCMV em 2020?
Se existiam dúvidas quanto a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida pelo novo governo, certamente elas foram dissipadas ao longo do ano com a adoção de uma política de juros mais acessível, o que ajuda a aquecer o mercado imobiliário em todas as suas esferas.
Com esta segurança, as construtoras devem continuar a apresentar novos projetos, com mais inovações construtivas e diferenciais arquitetônicos para atrair cada vez mais clientes.
Corretores por sua vez deverão ser cada vez mais especialistas em produtos, mas com foco principalmente no atendimento e na satisfação do cliente, o verdadeiro agente de transformação no mercado imobiliário.
Denis Levati
Especialista do Mercado Imobiliário no Grupo ZAP com experiência na implantação e no desenvolvimento de áreas de atendimento e pós-vendas em imobiliárias e construtoras. Atualmente, é curador de conteúdo do Conecta Imobi.
Comentários