Conheça 4 empresas que apresentaram novos modelos de negócio no Conecta Imobi
A todo momento, surgem novas formas de atrair e satisfazer as necessidades dos consumidores. Portanto, se você não quiser ficar para trás, precisa ficar de olho nas tendências de mercado e analisar o que é possível implementar no seu negócio.
Foi o que fizeram os empresários Gustavo Vaz, criador do site Em casa, Liliam Veltman, do Alpop, Felipe Bogoricin, do Livima, e Daniel Guerbatin, do Desenrola.
No painel moderado por Vitor Vasconcelos, Diretor de Inteligência de Mercado na Rede Globo, os executivos contaram à plateia do Conecta Imobi 2019 como eles utilizam a tecnologia para desburocratizar e agilizar a compra, venda ou aluguel de imóveis. Confira!
Oportunidades no mercado imobiliário com a população de baixa renda
A Alpop tem o objetivo de facilitar o acesso e a concretização de aluguéis para locatários sem comprovação de renda ou fiador, oferecendo crédito a essas pessoas. Pesquisas indicaram que 41% da população brasileira não consegue comprovar renda suficiente ou cumprir todos os requisitos para alugar um imóvel.
Após 2 anos estudando esse público-alvo, a equipe da Alpop constatou que essa parcela da população é menos inadimplente do que as demais.
“A habitação é o segundo compromisso mais importante para essas pessoas, perdendo apenas para alimentação, portanto, os índices de inadimplência, que variam entre 3 e 4% no mercado formal, ficam bem abaixo disso no segmento de baixa renda”, disse Liliam Veltman, CEO da Alpop.
Com base nessas informações, a executiva enxergou o cenário perfeito para a criação de um novo modelo de negócio imobiliário, voltado às classes C, D e E. Ao invés de analisar o histórico financeiro, a tecnologia é utilizada para avaliar padrões comportamentais dos usuários, a partir de um algoritmo.
“Por meio da tecnologia, conseguimos identificar em 10 minutos se uma pessoa tem mais ou menos tendência a ser inadimplente, e isso nos dá mais segurança”.
Outro segredo é apostar na qualidade do atendimento: “apesar de ser uma plataforma digital, investimos muito para que todos os processos sejam humanizados, desde o primeiro contato”, afirma a executiva.
Conectando compradores e proprietários sem comissão
“Trabalhando em imobiliárias, percebi que havia muita ineficiência em todas as etapas do processo de compra e venda de imóveis. Então, comecei a pensar em como torná-lo mais eficiente”, explica Felipe Bogoricin, fundador da Livima, onde o proprietário tem a liberdade de negociar diretamente com o inquilino ou comprador.
A plataforma disponibiliza um corretor para dar o suporte necessário em questões técnicas, como por exemplo, elaboração de contrato e precificação dos imóveis. É um modelo é similar ao do Airbnb, que dominou o mercado de aluguéis por temporada, trazido para a realidade dos imóveis residenciais e comerciais.
Um outro grande atrativo da Livima é que não há cobrança de comissão. “Cobramos uma taxa única de R$ 600 que pode ser parcelada em até 10 vezes sem juros”, garante o empresário.
Investindo em tecnologia e capacitação do corretor
Dar ao corretor as ferramentas necessárias para fazer uma boa venda é um dos objetivos do Em casa.
Antes de publicar um anúncio, a equipe do site avalia uma série de critérios, como preço e documentação do imóvel. E também auxilia o comprador em todo o processo de compra, desde a busca até o fechamento do negócio. Mas, para isso, é necessário ter profissionais altamente capacitados.
“A compra de um imóvel é a transação financeira mais importante na vida de uma pessoa, mas o corretor de imóveis não tem acesso à tecnologia, suporte e capacitação adequados. Assim, vimos que era preciso trazer ferramentas para profissionalizar o seu papel”, diz Gustavo Vaz, criador do site.
Para ele, depender exclusivamente da comissão das vendas é outro fator negativo na vida desse profissional.
Por isso, ele decidiu fazer diferente das imobiliárias tradicionais. “Trabalhamos com um time de especialistas dedicados à venda, que recebem um salário fixo de até R$ 6.000, mais benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e bônus por venda”.
Com isso, os profissionais se sentem mais valorizados e a empresa consegue atrair pessoas extremamente capacitadas, que utilizam as tecnologias para alavancar a experiência do cliente.
Valorizando a liberdade de escolha
O site Desenrola é outra startup do ramo imobiliário focada em locação de imóveis. A plataforma aposta em inovação, porém sem deixar de lado o modelo tradicional.
Dessa forma, pretende captar tanto os clientes digitais quanto os que ainda não estão familiarizados com a tecnologia.
“Disponibilizamos todas as ferramentas para atendimento ao cliente, e ele escolhe se quer ser atendido por e-mail, Whatsapp, telefone ou presencialmente. A tecnologia ajuda a garantir uma experiência melhor para ele”, afirma Daniel Guerbatin, idealizador do site.
Além disso, possuem um programa de indicações, onde o corretor recebe R$ 100 por imóvel indicado. Quando o imóvel é alugado, ele ganha 10% de comissão. Por enquanto, o Desenrola opera somente na cidade de Goiânia.
Como podemos perceber, a tecnologia agiliza processos, melhora a experiência de funcionários e clientes e garante mais sucesso nas vendas!
Portanto, inspire-se nesses novos modelos de negócio e, quem sabe, você pode estar no palco do Conecta Imobi do ano que vem para falar da sua empresa!
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