Conecta Imobi On: cases compartilhados durante o evento

O Conecta Imobi On recebeu diversas empresas do mercado imobiliário que compartilharam seus cases de sucesso. Abaixo você confere as experiências de algumas delas e se inspira para aplicar no seu dia a dia!
Dia 01
Digitalização de imobiliárias – estratégias online criativas para gerar negócio
Lello Imóveis
Com a pandemia em alta, a Lello Imóveis inovou. Em junho já tinham 60% dos contratos eletrônicos, e nos dois meses seguinte, julho e agosto, a empresa já atingia 96% dos clientes que demonstraram uma boa aceitação com esse novo modelo digital. Mesmo com os cartórios fechados, a Lello conseguiu a liberação para fazer escrituras online, sendo a primeira imobiliária a fazer uma escritura via videoconferência.
Lar Imóveis
Desde o início do isolamento em março, a empresa ficou sem realizar visitas. Muitos corretores, concorrentes e até outros mercados foram consultados em busca de uma solução. Por meio de alguns cases e de observações, a solução apresentada foi a criação do LarDelivery. O processo desenvolvido foi simples: o corretor ia até o imóvel, fazia uma videoconferência com o cliente e a visita acontecia virtualmente.
Além disso, cupons com descontos foram disponibilizado aos corretores, que divulgavam em suas redes sociais. LarDelivery foi a forma que a Lar Imóveis encontrou de realizar visitas em tempos de pandemia, e o cupom foi a forma que se descobriu para dar descontos. O resultado foi satisfatório, com esse modelo, já na segunda quinzena de março atingido 10% da produtividade da imobiliária, e alcançando bons resultados em julho.
SH Prime
O mês de julho foi comemorativo na SH Prime, tendo em média uma venda de um imóvel a cada 15 horas. Essa demanda surgiu por conta de todos estarem em casa, em home office. Mesmo fazendo lives, a empresa percebeu a importância de uma boa imagem para venda. Justificaram a importância das fotos, e mesmo assim alguns proprietários não aceitaram visitas de fotógrafos, somente de clientes interessados. Então, a imobiliária refez seu pitch para mudar esse comportamento.
Digitalização de incorporadoras: do off para o on, estratégias criativas para gerar mais negócios – Rodrigo Rezende, Diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV e Guilherme Sawaya, Diretor de Transformação Digital da Cyrela
Rodrigo Rezende, da MRV, falou sobre a proptech Luggo, uma startup que tem como objetivo revolucionar a experiência de moradia, oferecendo serviços dentro dos empreendimentos. Ele pontuou uma mudança comportamental do público, por isso, dentro desses imóveis, o cliente encontra: experiência digital, serviços on demand e uma nova qualidade em moradia.
Representando a Cyrela, Guilherme Sawaya continuou a conversa ressaltando que a Cyrela vai muito além do produto. “A gente monitora o tempo todo o comportamento do consumidor, o segredo tá aí”, disse. Guilherme explicou que o consumidor muda de comportamento e se adapta a novos padrões. Ainda esclarece a importância de questionar o próprio modelo de negócios, buscando constantemente a diversificação. Sawaya trouxe 4 tendências que a Cyrela está observando ao redor do mundo: Smart Real Estate, fintech, protagonismo de tecnologia e cultura.
Dia 02
Como a Vitacon vendeu mais de 400 unidades na pandemia – Alexandre Frankel, Vitacon
Para Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, é possível lançar um empreendimento e vender mais de 400 unidades na pandemia, sim. Seu case se tornou sucesso, e ele apresentou as estratégias que deram certo na crise, assim mantendo as vendas em alta de um dos seus mais importantes empreendimentos em São Paulo.
“O produto ia gerar investimento para quem comprasse, ia gerar renda”, disse. A concepção inicial do empreendimento imobiliário foi invertida para um produto de investimento, sendo esse um fator determinante do sucesso da companhia. O ponto principal para uma iniciativa que colaborou para vendas foi a aproximação dos investidores durante a pandemia, sendo realizado mais de 30 lives. Ele aponta isso como algo fundamental para o cliente, mesmo não tendo nenhum relacionamento físico. Frankel reforça que a distribuição por canais digitais foi extremamente importante para o sucesso do projeto, oferecendo até lives de treinamento, de estratégia, de como ia prospectar os clientes no topo da crise.
Além do relacionamento com clientes: profissionais que apostaram em atitudes solidárias para fortalecer sua marca.
Para debater sobre o Relacionamento com os clientes, três especialistas foram convidados: Alessandra Cavalcante, da Alê Cavalcante Consultoria Imobiliária, João Pimenta, da Imobiliária Casa 63, e André Cruz, da Cury.
Instigados a apresentar seus cases de sucesso, Andre Cruz relatou que sua empresa estava pronta fazer um lançamento em um evento para aproximadamente 600 pessoas quando a pandemia o impediu. Por meio de um insight, ele teve a ideia de fazer o lançamento do seu produto em formato de drive in. Segundo ele, foram colocados 87 carros com aproximadamente 350 pessoas, resultando em um alcance de 70% já vendido.
Já João Pimenta disse que o desejo do seu sócio e o seu era oferecer informações de relevância com o intuito de ajudar as pessoas na comunidade local durante a pandemia. Devido a isso, decidiram utilizar um espaço na home da Casa 63, preenchendo com informações úteis à população, nascendo então Fique em Casa 63. O retorno foi positivo e fez com que a comunidade pudesse se proteger em situação de pandemia, sendo todos atingidos pela campanha.
Ale Cavalcante encerrou destacando que o ser humano é incrível na sua capacidade de adaptar e inovar em momentos críticos. Quando encarou o novo cenário, Ale precisou reinventar para descobrir como atingir os seus clientes de uma forma assertiva, com o objetivo de sensibilizá-los, proporcionando uma experiência nova e agradável. Criou-se então o “Pizza com Ale” no mês de março, enviando mensagens aos seus clientes, anotando os pedidos e solicitando 25 pizzas. O resultado foi muito mais do que esperado, clientes sensibilizados com a sua atitude, e mais engajados com o seu trabalho.
Dia 3
TikTok para gerar negócios: conheça as estratégias de um dos corretores com mais engajamento no aplicativo no mundo – Ricardo Martins, My Broker Imóveis
Ricardo Martins, sócio e Diretor de Marketing da My Broker Imóveis, é experiente em redes sociais. Começou no YouTube com mais de 100 mil inscritos e no Instagram com mais de 90 mil seguidores.
Já no TikTok, Ricardo iniciou em abril deste ano e hoje tem 466 mil seguidores orgânicos, com uma média de 6 milhões de visualizações por semana. Entre alguns ensinamentos de Ricardo sobre o TikTok estão:
- A entrega orgânica do TikTok é incrivelmente poderosa;
- É possível fazer vídeos com tom sério mas de forma leve;
- A empresa de Ricardo já fez captação de um imóvel de R$ 17 milhões pela ferramenta e já gerou vendas de milhões;
- É interessante também falar outras coisas além de imóveis, para gerar proximidade com o público;
- TODOS os vídeos são focados em gerar engajamento. O TikTok é a boca do funil de vendas.
Atendimento nota 10 – Afinal, quais são as estratégias das empresas que melhor atendem seus clientes? – Roberto Viegas (Helbor Empreendimentos), Gisele Paula (Instituto Cliente Feliz), Rafael Jordan (Grupo ZAP), Quelen Vidal Fraga (Guarida Imóveis), Gabriel Villarreal (Fourkeys)
O objetivo do encontro foi simples: como o mercado imobiliário pode ser referência de relacionamento com o cliente?
Para a Gisele, do Instituto Cliente Feliz, o maior exemplo de empresa no mundo que é referência em atendimento é a Netflix, pois nasceu com uma cultura centrada no cliente. Por isso, o caminho deve ser: poupar o tempo do cliente e personalização. É preciso entender o cliente de uma forma humanizada. Gisele explica que existe também uma grande diferença entre a empresa encantadora e a empresa combatente.
Gabriel Villarreal, do Fourkeys, explica como fazer para transportar a cultura do bom atendimento para as imobiliárias. É preciso estruturar os negócios sobre um determinado valor, e cada colaborador precisa estar focado em entregar o mesmo valor em tudo o que faz.
Ele também explica que o cliente insatisfeito é o cliente mais “fidelizável” que existe, e a humanização está em reconhecer essas emoções, gerando empatia e se conectando com o cliente.
Roberto Viegas, do Helbor Empreendimentos, explica que a Helbor primeiramente foca em conseguir “vender” o imóvel para os corretores. Viegas esclarece também sobre a importância de entender bem o ReclameAQUI para poder utilizá-lo como termômetro. Porém, é preciso estar preparado para ouvir, para entender e ouvir sugestões dos clientes.
Já Quelen Vidal Fraga, da Guarida Imóveis, explica que, de 400 colaboradores da Guarida, 186 são focados em trabalhar para o sucesso no atendimento ao cliente, e todos os outros são co-responsáveis nesta experiência, utilizando a tecnologia para unir pessoas e processos.
Para Quelen, o futuro do futuro no atendimento imobiliário está na autonomia e no omnichannel. Digitalizar o que é possível, mas sem esquecer o lado humano e, com isso, permanecer o atendimento personalizado.
Entrevistando empresas imobiliárias que valem mais de U$ 1 bilhão: QuintoAndar e a revolução no mercado de locação – Lucas Vargas entrevista Gabriel Braga
Gabriel Braga, co-fundador e CEO do QuintoAndar, copartilhou que aproveitou o fato de ser consumidor para inovar no mercado imobiliário, achando uma forma mais prática, e online, para disponibilizar informações para os potenciais clientes. O processo de pedir para que uma pessoa seja seu fiador, era umas das questões na qual Gabriel aponta ser um incômodo no processo de compra do imóvel.
Dia 4
Imobiliárias e corretores que estão utilizando novas formas de tecnologia para se diferenciar e vender ainda mais – Milena Moreira (Paulista Imóveis), Tiago Oliveira (Corretor autônomo)
Tiago Oliveira e Milena Moreira são cases de sucesso em como se reinventar.
Tiago, o corretor high-tech, iniciou contando que antes de se tornar corretor trabalhava numa multinacional. Em 2006, mesmo temendo, decidiu investir em sua carreira e encarou o desafio. Já em 2015 já possuía uma imobiliária, porém, com a crise imobiliária daquele ano, ela precisou ser fechada, deixando um prejuízo de meio milhão de reais.
A partir de 2017, Tiago iniciou sua recuperação e, antes do Conecta Imobi de 2019, ele tinha 150 imóveis cadastrados no site, se reduzindo a 20 unidades. Tiago não aprendeu somente a vender melhor, como também aprendeu a captar melhor. “Nunca vai ser fácil, mas sempre será possível”, disse.
A Paulista Imóveis está há 37 anos no mercado, e há 15 anos, Milena Moreira, Diretora de Negócios, percebeu que a imobiliária precisava modernizar. Milena explica que, assim como todo mundo, havia grandes expectativas para o mercado imobiliário este ano, porém ninguém esperava pela pandemia. As visitas se tornaram virtuais e as construtoras também adotaram o contrato digital. Em seguida, a imobiliária passou a oferecer todas as etapas da jornada do cliente de forma 100% digital, seja na venda ou no aluguel. Para ela, o atendimento tem que ser personalizado, lembrar que o cliente vai muito além de um número e tratá-lo como VIP: “Precisamos estar mais preocupados em ter clientes, e menos preocupados em ter razão”, falou.
Pouca estrutura e muita imaginação: 15 ideias criativas que você pode aplicar no seu negócio” – Diogo Souza Gomes (CEO da Souza Gomes Imóveis)
Diogo Souza, CEO da Souza Gomes Imóveis, apresentou ideias sobre como engajar seus clientes e funcionários de uma forma criativa e inovadora para o sucesso da empresa.
Segundo ele, não é necessário ter muitos recursos para expressar a criatividade, mas é preciso ter muita imaginação para executar a ideia. É preciso elaborar a ideia e colocá-la em ação.
Diogo trouxe 15 ensinamentos criativos que ele aplicou em sua empresa e que foram muito bem aceitos pelos seus clientes, sendo: manual de procedimentos, uber grátis para clientes de aluguel, um site imobiliário do Brasil 100% acessível em libras, e a criação de BOT (Beta – virtual com sentimentos), entre outros.
Estes foram alguns dos cases de sucesso apresentados no Conecta Imobi On! Continue nos acompanhando: em breve mais conteúdo sobre o evento!
