Como virar corretor de imóveis sendo de outra profissão
Há muita migração entre profissões e muito mais, mas muito mesmo, de quem quer migrar para “a profissão do momento” e ser corretor de imóveis, ganhar rios de dinheiro e fazer um pé de meia farto. Mas neste processo existe muita falta de informação, planejamento frágil e até mesmo razões tolas que tornam esta mudança uma opção equivocada e nociva para seu desenvolvimento pessoal.
No sentido de ajudar você a migrar de profissão para o mercado imobiliário é que brevemente esclarecemos alguns passos que você poderá respeitar para fazer uma transição menos turbulenta e impactante, principalmente nas finanças.
Afinal, como virar corretor de imóveis?
A resposta é simples, curta, direta e não garante sucesso: faça um curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) ou de Tecnólogo em Gestão Imobiliária e tire o seu CRECI após isto. Mas, somente isto não é garantia de sucesso, tampouco garantirá que você seja um corretor de imóveis sustentável e de um futuro promissor.
A resposta mais apropriada e responsável está em um planejamento de 4 passos:
- faça o curso de TTI ou Gestão Imobiliária ainda enquanto está atuando na outra profissão e tente conciliar as duas por um período;
- tenha uma reserva de dinheiro para alguns meses em que você poderá não ganhar um centavo sequer e ter que arcar com despesas de alimentação, transporte, comunicação e publicidade;
- defina se trabalhará como autônomo ou em parceria com uma imobiliária (existem prós e contras em ambos e você pode conferir aqui) e faça parcerias com outros corretores;
- mantenha-se sempre estudando e pesquisando sobre vendas, marketing, tecnologia, corretagem, atualizado sobre sua cidade e índices econômicos.
Com isto você poderá fazer esta mudança de profissão sem sofrer as consequências de agir por impulso, pois o mercado imobiliário realmente tem oportunidade para todos, mas não para qualquer um: é preciso planejar para atuar com tranquilidade e não ser tentado a faltar com ética na hora do aperto. Parece um conselho bobo,quase ofensivo, mas todos sabemos que isto existe em qualquer profissão, e que isto é mais forte onde existe grande quantia de dinheiro em jogo.
Dicas de leitura
Aqui no VivaCorretor temos alguns posts que irão lhe ajudar a tomar a decisão correta para você, no caso de interpretar se a mudança de profissão é a melhor solução para o seu momento e também em compreender a própria vida de um corretor de imóveis em seus prós e contras. São estes os textos:
Comentários