Como utilizar e-mail marketing na venda de imóveis?
O e-mail marketing é uma das ferramentas que o novo empreendedor precisa dominar, pois permanece firme diante de tantas plataformas que já mudaram ano após ano e até já saíram da credibilidade da internet.
Com este ativo poderoso, é possível atingir a maioria de seus clientes, já que grande parte das pessoas abre o e-mail todos os dias para conferir a caixa de entrada. O e-mail marketing tem se mostrado um canal poderoso para a captação e fidelização de pessoas e com a venda de imóveis não seria diferente.
Para evitar desgastes durante todo o processo de busca pelos clientes, é necessário entender o que fazer enquanto estiver neste percurso.
Como trabalhar o e-mail marketing
Envio
Direcionar o envio do e-mail é um fator que pesa, e muito, nas métricas de resultados desta ferramenta. Os conteúdos devem ser encaminhados para as pessoas certas, ou seja, não adianta mandar informações comerciais para pessoas que não tenham interesse em trocar de imóvel ou que não têm a mínima chance de se tornar um cliente a longo prazo.
Tão importante quanto a qualidade do conteúdo enviado, é o filtro que a empresa deve fazer para selecionar clientes potenciais. Isso evitará perda de tempo e dinheiro.
Conteúdo
Produzir conteúdo dentro de um blog/site da empresa é parte essencial para conseguir manter o relacionamento duradouro com o cliente. A relevância e o valor das informações disponíveis no blog devem ser tão grandes e concisas que o cliente sinta vontade de assinar a newsletter e acompanhar tudo o que é atualizado dentro do site/blog da imobiliária.
O conteúdo é uma maneira de “aquecer” sua lista de contatos, levando informações relevantes para o seu público que, posteriormente, terá confiança de comprar com quem entende do assunto: você!
Preste bastante atenção na ortografia. Vale lembrar que, por menor que seja o erro, ele é um fator que pode contribuir para a falta de credibilidade que a empresa terá diante da pessoa que vai receber o e-mail.
Imagens
Apesar de passarem fortemente algumas informações, só as imagens não são suficientes para serem enviadas como o corpo de um e-mail marketing. Outros métodos também podem ser usados, como:
- Colocar links nas imagens, para que elas sejam clicáveis e direcionem para o post;
- Saiba distribuir o e-mail marketing em formato HTML e reveze entre conteúdos de texto e imagem;
- Evite anexar imagens muito pesadas, pois assim elas irão demorar para carregar.
Layout do email marketing
Na arte do e-mail, fale o máximo de coisas que conseguir encaixar sobre o seu negócio. Assim, as pessoas não terão tantas dúvidas sobre qual serviço você oferece. Com relação à largura, é recomendado por especialistas que seja utilizado, no máximo, 550 pixels.
Quanto mais evitar vídeos, CCS, anexos, entre outros arquivos que não sejam a linguagem HTML básica, melhor. Caso seja inevitável, utilize arquivos de no máximo 50kb. Lembre-se também que o cabeçalho do seu e-mail é uma das partes mais importantes para atrair a atenção do cliente para a sua proposta.
Qual a diferença de e-mail marketing e SPAM?
No e-mail marketing, quem opta pelo conteúdo que vai receber é o cliente. Ao se cadastrar em um site de imobiliária, ele irá aderir informações deste mesmo domínio sobre imóveis e assuntos relacionados.
Já o SPAM são mensagens indesejadas pelo proprietário do e-mail. Portanto, é um método que deve ser mais do que excluído dos seus planos para atingir o alvo.
Como não fazer um e-mail marketing parecer SPAM?
E-mails escritos com cores diferentes ou associadas às características de SPAM, fazem com que o usuário jogue o e-mail imediatamente para a lixeira ou não sintam a mínima vontade de aderir ao conteúdo. Alguns detalhes devem ser observados para que o e-mail não pareça indesejado:
- Tente não usar caixa alta e tenha um limite de 50 caracteres no assunto;
- Não exagere no uso de acentos (!, ?, ***, !!!);
- Evite usar termos: grátis, free, promoção, entre outros, demasiadamente.
Como ter mais chances de resultados?
Enviar coisas diferentes aos usuários é uma forma de atingir diversos perfis nos momentos da compra, como:
- Leads: Enviar um conteúdo para cada jornada de compra do cliente;
- Newsletters: Mostre informações relevantes ou notícias que interessem seu público segmentado;
- Promoções: Anuncie ofertas, mas não exagere. Lembre-se que tudo que é demais acaba cansando o usuário.
Faça o acompanhamento das métricas
Toda chance de melhorar é baseada neste acompanhamento. Basicamente, o que pode ser observado com esta mensuração é:
- Taxa de abertura, que é considerada quando o destinatário autoriza a exibição de imagens;
- Taxa de cliques, para saber quantos e-mails foram clicados comparado a quantos foram entregues;
- Taxa de crescimento da lista, que mostra o percentual de e-mails que entraram em comparação com o que já existia;
- Taxa de e-mails que são inválidos ou que deixaram de interagir.
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