Como usar fotos, vídeos e tour 360º para converter as vendas
Ferramentas são importantes para gerar encantamento, criar o desejo e otimizar tempo
Uma pergunta recorrente no mercado imobiliário é: como fazer fotos, vídeos e tour virtual valorizarem o seu produto? A resposta precisa levar em consideração uma série de fatores, como conceito, qualidade, cuidados e importância de cada elemento. O objetivo final é gerar o encantamento do cliente e conseguir aumentar as chances de converter o negócio. Mas o processo de imersão dos clientes no produto e com mais interação implica em outras vantagens, como a otimização do trabalho dos corretores e imobiliárias.
Leia mais:
Quem é o profissional de marketing do futuro?
Confira todas as palestras do Conecta Imobi 2021
Gestão da sua marca
Como você quer que seus clientes enxerguem a sua empresa? A gestão da sua marca deve se basear em três premissas, segundo explicou Ozei Luiz, diretor Comercial e Operacional da Giga Soluções Audiovisuais, durante palestra do Conecta Imobi 2021.
- Conceito: qual público você quer atingir, com qual faixa de valor, em que localidade. O conceito tem que estar bem definido antes de estruturar o projeto.
- Qualidade: se tem bom conceito e não tem boa qualidade, vai frustrar o projeto.
- Cuidados e importância: é sobre aquilo que você quer atingir, aquela pessoa que vai olhar sua foto, vídeo ou tour precisa ter a necessidade de querer aquilo, tem que ver a importância que aquilo que você oferece tem para o cliente.
Tendências de mercado
Se já era tendência no mercado imobiliário o uso de fotos, vídeos e tour 360 graus para conseguir um maior engajamento dos clientes, a pandemia aflorou ainda mais. No Brasil, segundo Ozei, a taxa de conversão é entre 5% e 6%, mas o mercado pede 15%, então esses recursos podem aumentar esse percentual.
“A ideia é transportar o cliente e fazer com que ele se imagine morando naquele imóvel. É preciso entregar toda veracidade necessária”, disse Ozei. A qualidade também é fator determinante. “Quanto maior, mais permite que os clientes vejam detalhes, se sintam lá, facilita a decisão de compra. Já o cuidado diz respeito à qualidade: se não tem, isso é associado à sua marca”, explicou.
Os vídeos trazem uma imersão ainda maior dentro do produto, faz com que aumente o desejo de visita e de compra, dá mais veracidade às informações passadas. “Além disso, transmite uma mensagem rápida para os clientes porque, em dois minutos, otimiza o tempo. Também traz a sensação de visita guiada”, ressaltou Ozei.
Tour virtual: como usar como ação de vendas
O tour virtual é uma ferramenta melhorada dos vídeos porque é em 360 graus. “Ele navega como quiser, passa mais tempo no que quer ver, enxerga do ponto de vista dele. E desperta mais o desejo pelo produto, traz qualidade e mais encantamento, aumenta a confiança porque cliente vê que as informações são verdadeiras”, pontuou Ozei.
O tour virtual é uma tendência que veio para ficar, garante competitividade às imobiliárias, mas não tira o papel do consultor imobiliário. É uma ferramenta que complementa para economizar tempo do cliente. “Ele diversifica as imagens para pessoas visualizarem maior número de imagens antes de marcar visita. O cliente já elimina algumas alternativas se não gostar. E, quando for visitar, já consegue decidir se quer ou não, aumenta taxa de conversão”, pontuou Ozei.
Dicas:
- Use equipamento de qualidade, seja smartphone ou câmera;
- Exalte pontos positivos e mostre os que não são tão atrativos;
- Reúna registros em plataforma específica para realizar o passeio;
- Insira o link no seu site, importante o cliente saber onde pode encontrar e, se não tiver interesse nesse produto, pode se interessar por outro;
- Divulgar link para seu site;
- Aguardar contato do cliente para agendar visitas: antes de fazer persuasão, esperar a recíproca do cliente sobre a imersão e, se não teve, capacitar ele para ter.
Confira todas as palestras do Conecta Imobi 2021
Comentários