Live: Como transformar sua imobiliária digitalmente em tempo recorde
O confinamento imposto à população pela quarentena da Covid-19 fez com que gestores de empresas imobiliárias aumentassem seu interesse pelo tema da transformação digital.
A necessidade de gerar negócios à distância fez com que muitos profissionais do setor imobiliário acelerassem a busca por conteúdos ligados à digitalização, além de possibilitar novas interações com os clientes através de canais online.
Para atender a essa busca, Denis Levati, curador de conteúdo do Conecta Imobi, convidou Lucas Madalosso para uma live no nosso Instagram, profissional que possui um case de transformação em tempo recorde de uma imobiliária tradicional para uma plataforma digital.
Confira abaixo os principais pontos (e cuidados) elencados durante a live:
Mudar como estratégia para não ficar obsoleto
Um incômodo enorme em transformar a imobiliária da família em uma plataforma capaz de atender online as necessidades dos clientes. Essa foi a sensação de Lucas Madalosso ao participar da edição do Conecta Imobi 2017.
“Para digitalizar a Terraz, precisamos plugar várias empresas de tecnologia ao nosso negócio. Decidir quais pontos poderiam se digitalizados foi fundamental e o primeiro passo foi encontrar os principais pontos de atrito”, disse Lucas Madalosso.
Etapas importantes como o primeiro atendimento, a vistoria e até a assinatura de contrato podem ser feitas através de ferramentas digitais, desenvolvidas especificamente para estas finalidades.
Identifique as empresas que podem ajudar seu negócio nesta etapa e considere se elas são as melhores para ajudar na transformação de sua imobiliária. Boa parte das empresas indicadas por Lucas Madalosso já fazem parte de nossa página de parceiros. Confere lá.
Ser uma empresa de tecnologia ou parecer digital? Eis a questão
Segundo Lucas Madalosso, é importante tomar uma decisão: se o empresário quer ser uma proptech ou se quer parecer uma empresa digital. Boa parte das startups de tecnologia voltadas para o mercado saíram de dentro de imobiliárias.
Segundo Lucas Madalosso, o que uma imobiliária tradicional precisa é “parecer digital”. E o que é parecer digital? Parecer digital é ser uma empresa que oferece a experiência online ao cliente que deseja esse tipo de atendimento”.
“Você pode oferecer seus produtos através de canais online que você já tem: organizar seu site com o máximo de informações, permitir agendamento online, instituir a pré-venda, atender ao máximo pelo Whatsapp, colher documentação online e assinar o contrato digital. São muitos os processos que podem ser feitos rapidamente e com baixo custo.”
E Lucas vai além, pontuando que o grande papel da imobiliária é gerar relacionamento, confiança, empatia, evitar a perda de clientes, é ser autoridade perante o seu público e seu nicho e ter uma marca local forte.
Sobre tecnologia, ele entende que as imobiliárias estão demasiadamente preocupadas com soluções milagrosas, ou até investindo em coisas que não são o seu core business, como desenvolver tecnologia. Segundo ele, em breve o mercado imobiliário terá oferta de plataformas de alto desempenho que resolvem as dores das imobiliárias de forma completa, e que o empresário não deveria gastar tanto tempo e energia com esse assunto hoje.
No entanto, se o empresário decidir criar uma empresa de tecnologia, Lucas alerta que o processo é bem diferente de gerir uma imobiliária, requer muito investimento em tecnologia, e principalmente um mindset ajustado para esse tipo de negócio. Diante disso, ele sugere que seja empreendido fora da imobiliária, com equipe diferente e preparada para o assunto. “Algumas proptechs que temos hoje no mercado imobiliário saíram de dentro de grandes imobiliárias, mas nunca vi uma delas nascer e desenvolver dentro da imobiliária”.
A mudança de foco possui alguns problemas e isso precisa ser bem avaliada. “Por mais que o empresário entenda muito do mercado imobiliário, será difícil competir com as outras empresas que já existem” disse Lucas. “Porém, se você quer oferecer uma experiência online para seus clientes, parecer digital já é suficiente, melhora a experiência do cliente e isto é bem rápido de ser feito”, completou.
Segundo Lucas Madalosso, é importante tomar uma decisão: se o empresário quer ser uma proptech ou se quer parecer uma empresa digital. Boa parte das startups de tecnologia voltadas para o mercado saíram de dentro de imobiliárias.
A mudança de foco possui alguns problemas e isso precisa ser avaliado. “Por mais especialista que você seja, será difícil competir com as outras empresas que já existem” disse Lucas. “Porém, se você quer oferecer uma experiência online para seus clientes, parecer digital já é suficiente e isto é bem rápido de ser feito”, completou.
E o que é parecer digital? Parecer digital é ser uma empresa que oferece a experiência online, como é o caso da Terraz Aluguel Digital, imobiliária que Lucas é o CEO e que foi vendida em 2019 para um grande e tradicional grupo de Florianópolis.
“Você pode oferecer seus produtos através de canais online que você já tem: organizar seu site com o máximo de informações, permitir agendamento online, instituir a pré-venda, atender ao máximo pelo Whatsapp, colher documentação online e assinar o contrato digital. São muitos os processos que podem ser feitos rapidamente.”
E quanto aos erros? Quais as pedras no caminho?
Entre os principais erros listados na live, acreditar em ferramentas milagrosas é o principal deles. Segundo Lucas Madalosso, não existe “bala de prata”. “Não saia contratando ferramentas no impulso. Primeiro entenda as reais necessidades do seu cliente e como sua empresa pode atendê-los”.
Outro erro é não qualificar a equipe da empresa. É preciso entender o mínimo de tecnologia e dos novos conceitos que passam a ser empregados a partir do momento da transformação digital. Não trazer a equipe para a mesma página é um deslize que pode atrasar todo o processo.
Quais etapas podem ser aceleradas?
Para a transformação digital, Lucas listou 10 pontos importantes que devem ser levados em consideração para que um cliente possa classificar esta empresa uma imobiliária 100% online:
Para a transformação digital, Lucas listou alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para que um cliente possa classificar esta empresa uma imobiliária 100% online:
- Anúncios com descrição completa
- Vídeos/Tour do imóvel
- Agendamento de visitas online
- Encontrar o cliente na porta do imóvel
- Análise de Crédito por score e comportamento
- Flexibilização das garantias contratuais
- Contrato digital
Estas foram as dicas que Lucas Madalosso para transformar uma imobiliária digitalmente em tempo recorde. E você? Tem interesse em saber mais sobre este assunto? Compartilhe suas dúvidas nos comentários!
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