Como tornar os seus atendimentos imobiliários ainda melhores
Vamos começar este conteúdo com uma grande afirmativa do mercado imobiliário: o atendimento ao cliente é o que faz a maioria dos corretores serem bem sucedidos. Na verdade, esse fato serve para diversos setores, e não somente para o imobiliário.
Antes de ser um corretor, você é um consumidor, e com certeza já passou por situações de mal atendimento que o deixaram com vontade de não comprar o produto ou serviço que queria ou simplesmente desistir do que desejava. Isso é mais comum do que a gente pensa, e muitas pessoas acabam tendo prejuízos nos seus negócios simplesmente por não se preocuparem em atender bem seus clientes.
Hoje, já existem aqueles consumidores que preferem pagar mais caro por algum produto ou serviço somente pelo fato de encontrarem um local que forneça um bom atendimento. E isso não é raro! A experiência de compra do consumidor fala mais alto até do que muitos outros fatores decisivos.
Com o mercado movimentado pela compra, venda e locação de imóveis não é diferente. Até porque no setor imobiliário, é comum que o mesmo imóvel esteja sendo oferecido por mais corretores (quando não há a exclusividade). Sendo assim, os profissionais precisam saber se destacar de uma forma positiva para cativar seus clientes e encantá-los de uma forma que também traga benefícios para ele. Lembre-se do fato de que, na maioria das vezes, o próprio cliente não vê somente uma casa com apenas um corretor. Logo, a sua concorrência vem de todos os lados.
É por essas e outras que você, como corretor de imóveis e representante do início do sonho ou necessidade dos seus clientes, precisa ser o melhor possível em seus atendimentos, e transformar isso em um dos seus grandes diferenciais no mercado.
Pensando nisso, nós listamos algumas dicas que podem te ajudar a aperfeiçoar ainda mais os seus atendimentos ou até mesmo te fazer identificar onde você pode estar errando, para então corrigir suas falhas.
É importante lembrar que a ideia do atendimento imobiliário é fazer com que você consiga cativar seu cliente desde o primeiro momento em que conversarem. Em algumas situações, você não terá uma segunda chance para abordá-lo, então a melhor saída é realmente fazer a primeira experiência ser a melhor possível!
1- Dê atenção exclusiva ao seu cliente no momento do seu atendimento
Com certeza você já foi atendido por alguém que insistia em dividir a atenção com outros assuntos ou situações durante o momento em que estavam juntos. Existe algo mais chato e constrangedor que isso?
Seu cliente provavelmente ficará bastante chateado e se sentirá desvalorizado caso você o atenda enquanto fala com outro cliente, olha e responde o celular a todo momento, ou tenta resolver mais assuntos. O ideal é que você consiga desenvolver com a sua rede de clientes uma comunicação assíncrona, onde as pessoas podem ir até você a qualquer momento, mas que você tenha a liberdade e a aceitação dos mesmos para que possa respondê-los quando for possível.
O corretor trabalha dando atenção aos seus clientes para que seus negócios sejam fechados, então eles cobrarão uma atenção de qualidade. Saiba corresponder às expectativas de todos os que confiam no seu profissionalismo. Demonstre interesse pelas coisas que ele está te dizendo, e então perceba que ele se sentirá ouvido.
2- Não perca informações importantes
Seja você um profissional analógico ou completamente inserido na tecnologia, entenda que seu cliente espera ser reconhecido nos atendimentos seguintes. Faça de tudo para não perder informações importantes sobre ele, como nome, telefone, profissão, qual seu interesse sobre os imóveis, se ele tem filhos, pet, etc. Se for preciso, ande sempre com uma agenda e uma caneta para dar conta desses momentos, ou anote no seu bloco de notas do celular.
Nunca confie somente na sua memória, pois você é apenas um ser humano, e até as mais brilhantes mentes humanas podem falhar com bastante frequência! Se antecipe aos erros e desfrute da tranquilidade de chegar num atendimento com tudo na ponta da língua (ou ao alcance da sua anotação!).
3- Não diga não para um pedido do seu cliente logo de cara
Ouvir “não” nunca é confortável, e pode ser até um pouco assustador. Você não acha? Obviamente, você não poderá resolver todos os interesses e desejos dos seus clientes ou qualquer pessoa que esteja buscando seus serviços, mas você pode transformar a experiência delas para que elas talvez até mudem de ideia ou descubram que precisam de algo que não haviam imaginado.
Nunca diga para o seu cliente logo de cara que você não possui o imóvel que ele busca. Tente conversar e entender se ele realmente só quer aquele especificamente, ou se ele está aberto a conhecer outras opções. Se mostre interessado em ajudá-lo ainda que a negociação não se converta do jeito que você esperava. Demonstre alternativas que seu cliente não sabia que existia e consiga converter vendas que seriam perdidas caso você somente respondesse com um “não” seco e ríspido.
4- Seja ágil nos seus atendimentos imobiliários
Seu cliente não ficará esperando 24 horas pela sua resposta. Desista de pensar que, porque ele precisa de você, ficará te esperando. Como falamos na dica nº 1, saiba estabelecer uma comunicação assíncrona, mas não ultrapasse os limites do bom atendimento.
Tenha as ferramentas necessárias sempre à sua mão e não perca tempo procurando um cartão de visita, um número de telefone, um e-mail, uma base de cálculo ou um dado que precisa compartilhar. Saiba aproveitar as oportunidades que a modernidade te dá, mas entenda que você precisa atuar de forma coesa com todas elas.
Hoje é muito comum vermos anúncios imobiliários que levam os clientes diretamente para o WhatsApp, por exemplo. Mas sinceramente, de que adianta ter um anúncio bonito, que leva o seu cliente até você, se não houver a devida atenção que ele espera? Identifique as melhores formas de ser ágil e coloque-as em prática.
5- Conte com as melhores ferramentas para atender o setor imobiliário
Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a transformar seu atendimento em algo ainda mais cativante e preciso. Caso você trabalhe em uma loteadora, urbanizadora ou incorporadora, você pode contar com as funcionalidades de um CRM imobiliário como o ANAPRO+, que faz parte do grupo ZAP+. O ANAPRO+ é uma solução completa de CRM imobiliário que auxilia todo o processo de captação do lead até a conversão da venda, incluindo até mesmo a possibilidade de assinatura de contratos digitalmente, entre mais de 50 funções. Neste post, falamos com mais detalhes de como o ANAPRO+ pode te ajudar.
Transformar a visão do seu cliente sobre o seu trabalho também está nos detalhes. Com certeza ele irá reconhecer o seu empenho e profissionalismo, que começa por uma coisa cada vez mais rara atualmente: a sua atenção.
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