Como será o profissional do futuro do mercado imobiliário?
Independentemente de quanta experiência profissional você tem como corretor ou corretora de imóveis, é sempre importante manter um olhar para frente. Com o mundo se transformando tão depressa, observar, entender e se movimentar para ser o profissional do futuro do mercado imobiliário é uma tarefa urgente.
Se você quer saber quais são as características do profissional do futuro, vem com a gente!
O profissional do futuro está sempre estudando
Uma das principais características do profissional do futuro é o apetite pelo aprendizado contínuo, a chamada educação continuada, aprendizado ao longo da vida ou lifelong learning.
É entender que, para estar conectado às tendências do mercado imobiliário, é preciso ter sede de conhecimento e mudar a perspectiva sobre o papel e o momento do estudo.
Na prática isso significa mudar a forma como estudamos. Exemplos:
Frequentemente investir em cursos mais curtos
A ideia é sair de uma lógica antiga na qual educação era sinônimo de instituições de ensino tradicionais, com cursos longos e estáticos, e adotar uma perspectiva de aprendizado perene e dinâmico.
Ou seja, buscar cursos mais rápidos, que tragam conhecimento sobre o que é importante para o mercado hoje (e não há quatro anos, como muitas faculdades).
Para isso, é possível encontrar conteúdos muito acessíveis, como é o caso do Conecta Imobi Academy: uma plataforma educacional que reúne conteúdo dos experts do mercado para serem consumidos quando e onde você quiser.
Ter o hábito de consumir conteúdo
Mudar a perspectiva sobre aprendizado inclui deixar de lado a ideia de que estudo é apenas quando você está com papel e caneta na mão para abraçar um conceito mais amplo.
Você pode também: ouvir podcasts, assinar newsletters e acompanhar profissionais relevantes no mercado imobiliário.
Quando você entende que há diversas janelas no seu dia a dia para aprender, deixa aquela sensação incômoda de não ter tempo para estudar.
Frequentar ambientes de conexão e desenvolvimento
Seja online ou presencialmente, estar em ambientes com pessoas que te inspiram, ensinam e promovem trocas de conhecimento é fundamental. Para isso, você pode entrar em grupos de afinidades sobre temas relevantes (como grupos no Telegram, Whatsapp e até Facebook).
Ou também participar de eventos como o Conecta Imobi, o maior encontro imobiliário da América Latina!
O profissional do futuro sabe o valor da sua rede de contatos
Outra competência do profissional do futuro é indispensável: saber criar e nutrir conexões com pessoas. Isso porque o que você sabe e quem você conhece são grandes fatores de sucesso.
Para um corretor ou corretora de imóveis, o marketing de relacionamento é ua fonte inesgotável de novos negócios. Aqui, as competências de comunicação, negociação e até de psicologia são impulsionadoras dessa característica do profissional do futuro.
Também vale destacar que, por mais que tentemos, é impossível saber tudo de tudo. Daí a importância de ter uma ampla rede de contatos e saber conectá-la quando e onde for preciso.
O profissional do futuro tem uma alma digital
A competência dos profissionais do futuro é ter uma alma digital. Isso significa ir muito além de usar ferramentas digitais e, de fato, repensar seu negócio e a relação com o público considerando o mundo, suas mudanças e tecnologias.
Nos últimos anos, passamos por um período de aprendizado sobre armas digitais; isso é, como usar os canais e ferramentas digitais para potencializar os resultados de negócio no modelo tradicional.
Essa é uma dinâmica que já funcionou, mas não irá se sustentar. Por isso, uma das principais características do profissional do futuro (e talvez uma das mais difíceis) seja, justamente, parar de usar novos canais com velhas estratégias e repensar a forma como fazemos negócio, da ideia à execução.
O profissional do futuro pensa em lifetime value
Muito mais do que a margem de lucro individual, uma das principais competências do profissional do futuro é pensar no valor vitalício de um cliente (o famoso LTV ou lifetime value). Isto é, calcular quanto um cliente gera de valor para você ao longo de todo o relacionamento (e não apenas em cada transação individualmente).
Para isso, é necessário pensar em maneiras de aumentar a recorrência das transações com um cliente, de fidelização e até em outros modelos e segmentos de negócio.
Segundo Romeo Busarello, ex-diretor de marketing da Tecnisa e atual palestrante, professor universitário e advisor, “a receita recorrente é o novo juros composto do mercado”. Assim, fica aparente que quanto antes as construtoras e imobiliárias também perceberem isso, mais seus negócios serão alavancados.
O profissional do futuro busca ambientes com diversidade cognitiva
Diversidade cognitiva não é uma competência do profissional do futuro e sim das empresas do futuro. O termo diz respeito às características que cada pessoa traz a um ambiente e como pessoas diversas trazem diversidade de pontos de vista, que, por sua vez, se transformam em soluções criativas para problemas complexos.
Na prática, isso significa que, quanto mais pessoas de diferentes origens, com diferentes experiências e, inclusive, diferentes idades, melhor será o ambiente de trabalho. Além de impulsionar o crescimento de uma empresa, a diversidade cognitiva também ensina muitas competências ao profissional do futuro.
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