Você sabe se comunicar com diferentes gerações?
Pela primeira vez na história, cinco diferentes gerações convivem, se reconhecem e se comunicam de maneira tão intensa. Da década de 30 até hoje muita coisa mudou: economia, tecnologia e convenções sociais fazem com que cada tipo de geração tenha ambições, desejos e medos diferentes.
Aqui, você encontra o essencial para entender a diferença entre gerações e construir uma comunicação entre pessoas que seja assertiva e persuasiva. Confira!
O que você precisa saber sobre os tipos de gerações
O primeiro ponto importante sobre as diferentes gerações é que as datas exatas de início e de fim de cada geração podem variar, mas geralmente cada geração dura 20 anos. Além disso, há quem tenha uma idade no limite entre gerações que pode ter comportamentos híbridos.
Outra questão é que as gerações são universais, mas altamente influenciadas pelo lugar onde vivem. Ou seja, existem particularidades no cenário brasileiro que precisam ser levadas em consideração.
Comportamento das diferentes gerações na compra de imóveis
Quando o assunto é compra de imóveis, o DataZAP+ realizou uma pesquisa e identificou que a maior parte dos compradores, hoje, é da Geração X. Desses compradores:
- 1% são da Geração Z
- 14% são Millennials
- 50% são da Geração X
- 34% são Baby Boomers ou Geração Silenciosa.
Quais as vantagens de saber se comunicar com diferentes gerações?
Com base nesses dados de inteligência de mercado, você pode pensar que é melhor focar a comunicação na Geração X, Baby Boomers e Geração Silenciosa.
Porém, investir na comunicação para gerações mais novas é extremamente estratégico a médio e longo prazo. É no diálogo com quem está chegando que você pode:
- Solidificar sua marca imobiliária para que as novas gerações já reconheçam sua autoridade;
- Estar presente nas tendências importantes. Por serem mais jovens, são essas pessoas que pautam o que é relevante hoje;
- Numa jornada de compra, além das pessoas decisoras existem influenciadores que, muitas vezes, podem ser de gerações mais novas.
Como trabalhar a comunicação entre pessoas de diferentes gerações
Geração silenciosa – nascidos entre 1925 e 1945
Menos conhecida no Brasil, essa geração viu a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, sendo um conceito nascido nos Estados Unidos. Com mais de 75 anos hoje, é uma parcela da população que tem uma pequena participação dos meios digitais.
- Comunicação entre corretores e a geração silenciosa: essas pessoas nasceram muito antes do mundo digital, por isso a comunicação precisa levar em conta canais tradicionais e uma argumentação voltada para segurança e família.
Baby boomers – nascidos entre 1946 e 1964
O nome dessa geração vem da explosão demográfica pós Segunda Guerra Mundial. A geração baby boomer é conhecida pela valorização da estabilidade e resistência a mudanças.
- Comunicação entre corretores e a geração baby boomer: um dos pontos centrais na comunicação é demonstrar segurança. Do conteúdo digital até as conversas presenciais, é importante que haja consistência e transparência.
Um ponto importante é que, apesar da barreira de entrada, essa geração está cada vez mais online e pelo celular.
Por isso, considere essa população na sua estratégia de marketing mobile, adaptando mensagens e investindo em experiência de navegação simples para conquistar esse público.
Geração X – nascidos entre 1964 e 1984
A geração X é composta por filhos de baby boomers. É famosa por ser uma geração prática, focada em independência e alguma desconexão com os valores dos pais.
No Brasil, essa geração passou pela Ditadura Militar e Diretas Já. Vale lembrar que a Geração X corresponde a 50% das pessoas buscando imóveis, segundo o DataZAP+.
- Comunicação entre corretores e a geração X: essa geração viu a internet nascendo via computadores pessoais.
Por isso, e-mails marketing costumam funcionar muito bem. Em termos de expectativas, esse grupo também busca por negociações com baixo risco e preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Geração Y ou Geração Millennials – nascidos entre 1985 – 1997
A geração famosa por ter quebrado muitos padrões de comportamento. Viveram a transformação digital ainda novos e por isso navegam bem por esse mundo. Valorizam trocas, experiências e histórias, especialmente as que têm algum impacto na comunidade.
A geração Y, em tese, tem um apego menor à estabilidade almejada pelas gerações anteriores, especialmente no mundo profissional – onde representam 50% da força de trabalho e valorizam a flexibilidade. Querem que tudo aconteça da forma mais conveniente e rápida possível.
- Comunicação entre corretores e a geração millennial: a comunicação com essa geração exige presença em meios digitais e rapidez no atendimento. Gostam de experiências personalizadas e conectadas com seus ideais de mundo.
Geração Z – nascidos entre 1997 e 2010
A geração do TikTok, que já nasceu conectada e sequer teve contato com meios analógicos. Preocupados com questões sociais como direitos das minorias e meio ambiente, ainda estão entrando no mercado de trabalho, mas já se destacam pela equalização entre a valorização do trabalho e do lazer.
- Comunicação entre corretores e a geração Z: se você não é dessa geração pode encontrar muitos desafios: da forma de escrever aos gostos culturais, o mercado ainda está aprendendo a se comunicar com a Geração Z.
Para acompanhar, é importante estar por dentro das tendências do momento e evitar ser muito cringe (uma gíria para algo que gera vergonha alheia nessa geração). Apesar de ainda terem pouca idade para comprar um imóvel, é importante manter esse público no radar. Construir uma marca forte no mercado imobiliário desde já irá garantir que esse público lembre da sua solução, indique e queira ter essa experiência no futuro.
Com qual geração é mais fácil e mais difícil de se comunicar? Conta pra gente nos comentários!
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