Como Proptechs mudam a dinâmica do mercado imobiliário
Se você acompanha de perto as discussões mais quentes do setor, já deve ter ouvido que as Proptechs estão mudando a dinâmica do mercado imobiliário.
Mas, você sabe o que é uma Proptech e como a tecnologia imobiliária está, de fato, mudando o dia a dia de corretores e corretoras de imóveis?
Vem com a gente para ficar por dentro das tendências e inovações da área!
O que é uma Proptech?
O termo Proptech nasce do inglês: Prop (property = propriedade) + tech (tecnologia).
Em linhas gerais, trata-se de empresas de tecnologia, em sua maioria startups, voltadas para o setor imobiliário.
Na prática, para otimizar as transações imobiliárias, as Proptechs podem usar diversos tipos de tecnologia.
Alguns exemplos são blockchain, big data, inteligência artificial, realidade virtual ou aumentada, diferentes tipos de hardware, dispositivos móveis, aplicativos e o que mais tiverem expertise e criatividade.
As Proptechs podem ser intermediárias, fornecedoras, parceiras e até concorrentes de imobiliárias e corretores de imóveis.
Mas, no geral, as tecnologias sempre são uma oportunidade de ganho para todos os envolvidos (caso estejam atentos às mudanças).
Proptech x Construtech
Assim como as Proptechs são startups voltadas para o setor imobiliário, especificamente, as Construtechs são startups voltadas para o setor da construção civil.
Ambos os tipos de empresas buscam ter um modelo de negócio escalável e se apoiam em tecnologias para inovar a forma como seus mercados funcionam hoje.
Proptechs geralmente focadas em qualquer etapa da jornada de comercialização de imóveis; Construtechs focadas em qualquer etapa da jornada de construção de obras.
Como a tecnologia muda a dinâmica do mercado imobiliário
Quando analisamos o movimento acontecendo em vários mercados notamos rapidamente uma série de empresas -tech nascendo.
Fintechs , para o mercado financeiro; Edtechs, para o mercado educacional; Healthtechs, para a saúde; Insuretechs, para seguros; etc.
O que todas essas empresas têm em comum? São startups com modelos de negócio escaláveis e inovações tecnológicas disruptivas.
Ou seja, elas mudam a dinâmica como seus mercados funcionam.
Por exemplo: a Uber que mudou consideravelmente a forma como nos locomovemos pela cidade.
Seguindo esse raciocínio, percebemos que as Proptechs têm o mesmo potencial de mudança no mercado imobiliário.
Por meio de tecnologias, ela é capaz de mudar as expectativas e comportamentos de clientes (proprietários, futuros proprietários ou locatários de imóveis).
Um ponto importante é perceber que não há como barrar esse movimento, a única coisa que corretores, corretoras e imobiliárias podem fazer é prestar atenção e aproveitar as oportunidades que aparecem.
Falando de tecnologia para imobiliárias, já existem muitas ferramentas para trazer mais clientes, otimizar o dia a dia dos corretores e tornar a jornada de compra de imóveis mais agradável.
Sejam softwares de CRM, gestão imobiliária, comunicação ou até ferramentas para a jornada imobiliária completa
Gostou do assunto e quer saber mais? Venha para o Conecta Imobi 2022, o maior e principal evento do mercado imobiliário da América Latina e do país.
Comentários