Como as pessoas buscam imóveis na internet
Você já parou para pensar em como as pessoas buscam imóveis na internet? Caso não tenha pensado ainda, queremos chamar a sua atenção para esse ponto: mais de 60% do processo de compra de um imóvel é realizado pela internet segundo o Google.
Pensar em como as pessoas buscam imóveis vai ajudar você a entender ONDE e COMO irá fazer seus anúncios para ter melhores resultados para seu negócio.
Mas afinal, como as pessoas buscam imóveis na internet
De modo geral, podemos dizer que utilizando seu celular ou computador, a maioria de seus clientes visitam um site de busca, como o Google, digitando termos de pesquisa que estejam de acordo com o seu interesse: tipo do imóvel (casa, apartamento, lote) metragem (tamanho) e localização do imóvel (cidade, bairro e até mesmo a rua). Eles navegam através dos resultados apresentados, escolhendo e selecionando aqueles que mais lhe chamam a atenção.
Exatamente, a maioria das pessoas não recorre mais diretamente a um corretor ou imobiliária que conhece ou que teve indicação. Elas estão buscando imóveis assim como procuram por outros tipos de produtos e serviços, como automóveis, roupas ou eletrônicos. Você também não faz isso?
Vale lembrar que os 3 primeiros resultados da página e os links da coluna lateral são pagos, ou seja, são anúncios com base nas palavras chave selecionadas. As empresas têm investido cada vez mais em Google Ads e não é à toa: todos querem estar na “área nobre” dos resultados de busca do site, onde acontecem a maioria dos cliques.
A figura abaixo é um mapa de calor, que mostra onde acontece o maior número de cliques em páginas no Google. Quanto mais cliques, mais próximo da cor vermelha fica a imagem.
Fonte: Bunny Foot
Como adaptar sua estratégia para ter resultados na internet
Se é assim, como fazer para que seus imóveis apareçam nestas primeiras posições? Justamente aquelas onde seu cliente certamente irá navegar e possivelmente solicitar mais informações? Existem duas opções principais: ou você possui um site muito bem estruturado, com uma estratégia digital tão bem planejada que o faz aparecer entre os primeiros de maneira orgânica, ou você paga para que o mecanismo de busca melhore o seu posicionamento mediante um leilão de palavras chave com seus concorrentes, fazendo um anúncio pago.
Felizmente existe outra opção para quem quer ter visibilidade garantida na internet, mas não possui um site com tanta relevância ou orçamento para disputar com a concorrência em links patrocinados: são os portais imobiliários.
Quando um cliente busca imóveis na internet, receberá imediatamente nas primeiras opções, os portais imobiliários. Isso acontece porque os portais possuem uma grande equipe técnica trabalhando para melhorar o posicionamento e proporcionar ao cliente uma boa experiência na busca pelo seu imóvel.
No VivaReal por exemplo, são mais de 11 milhões de visitas mensais, que geram 2 milhões de contatos por mês. É bem mais fácil para você gerar seus contatos a partir destes portais do que tentar competir com eles nos resultados de busca do Google.
Posicionamento de seu anúncio em portais imobiliários
Para que seus anúncios estejam melhor posicionados no VivaReal, por exemplo, será preciso que:
- Você crie uma boa descrição, que demonstre as características do imóvel (você possui mais de 1000 caracteres para fazer isto!).
- Garanta que os termos utilizados nas buscas dos seus potenciais clientes estejam em destaque em sua descrição, no título e no início de seu texto.
- Utilize também fotos, muitas fotos, que ilustrem seu anúncio (clientes amam ver fotos); preencha todos os campos que demonstrem as características físicas do imóvel, como número de salas, banheiros, dormitórios, vagas, etc. (são eles que ativam os filtros, tão utilizados pelos clientes).
- Aposte na localização, pois é o primeiro fator pelo qual os clientes buscam um imóvel.
Mas é importante você entender que, para ter resultado, é preciso se colocar no lugar do cliente, visualizar os seus próprios anúncios e se questionar se você seria atraído por aquela oferta ou não. Conhecer o comportamento do seu cliente e passar pela sua experiência de compra certamente fará você vender mais!
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