Como organizar a carteira de clientes e acertar no atendimento?
9 de agosto de 2017
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Com a nossa rotina ativa, administrar todas as tarefas e demandas do negócio pode se tornar uma grande tarefa. Organizar a carteira de clientes é uma das atividades que também merecem atenção e cuidado para torná-la mais eficaz, por isso, conhecer algumas dicas podem nos ajudar com esse desafio.
01 – Segmentação dos clientes
Para segmentar os clientes precisamos formar “grupos” com interesses similares, por exemplo:- Tipo de imóvel (apartamento, sobrado…);
- Faixa de valor estimada;
- Região de interesse;
- Aluguel e compra.
- Ofertas e serviços que sanem as necessidades de cada grupo;
- Adaptações da linguagem de forma direcionada, de acordo com o perfil daquele grupo.
02 – Movimentação da carteira de clientes
Organizar a carteira significa realizar uma gestão dos clientes. Por isso, apenas dar atenção para os consumidores que estão comprando, alugando ou ativos de uma maneira em geral não é a melhor forma de conduzir esta atividade. Devemos nos atentar às pessoas que transmitem o sinal de que se tornarão, em breve, inativos. Existem sinais dos clientes que estão se tornando inativos: Parou de retornar ligações: Está desmarcando visitas com frequência: Ao observar este tipo de situação, algumas medidas devem ser tomadas para mudar o cenário.03 – Aja de acordo com as situações
Mesmo que ainda não tenha ocorrido nenhum tipo de problema, é bom sempre ter a famosa “carta na manga”, ou seja, pensar em possíveis soluções para alguns tipos de situação durante a jornada do cliente, como, por exemplo:- Dificuldades com burocracias;
- Financiamento não aprovado;
- Cliente passa a mostrar o desejo de se tornar inativo;
- Mudança dos desejos do cliente durante a jornada de compra.
04 – Categorizando os clientes
Além de realizar uma segmentação dos clientes, outra coisa que pode auxiliar na organização da carteira é dividi-los em categorias. Com isso, é possível enxergar as oportunidades “escondidas”. Uma ideia de divisão é:- Clientes inativos: aqueles que já fecharam, pelo menos, um negócio, mas que possuem potencial de fechar outro;
- Ex clientes: que não fecharam negócio conosco e recorreram a outro profissional do mercado;
- Prospects: clientes que podem ter um grande potencial de compra, mas que não fecharam negócio;
- Clientes ativos: que já fecharam um negócio conosco e possuem potencial de fechar outro.
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