Como evitar que seus emails virem spam
O email é uma eficiente forma de impactar seus clientes, atuais ou potenciais, para estreitar o relacionamento ou gerar novos negócios. Mas é uma faca de dois gumes se utilizado de qualquer maneira e pode prejudicar sua imobiliária ou você, como corretor, que vai desperdiçar dinheiro, tempo e desgastar sua marca.
Já falamos no Guru sobre como gerar seu próprio banco de emails e sobre como analisar e melhorar seus envios de email marketing. Mas ficou faltando uma parte: evitar o spam.
Já recebi, e infelizmente ainda recebo, muitos emails de corretores buscando vendas e novos clientes com emails mais ou menos assim:
“GRANDE OPORTUNIDADE!!!!!!
APARTAMENTOS 2 SUITES, SALA DE ESTAR, LIVING, COZINHA AMERICANA, SACADA COM 80M2
COMPRE ATÉ 31/12 E GARANTA O MELHOR PREÇO POR METRO QUADRADO DE SP.
…”
Este é um trecho apenas, mas imagine um texto inteiro junto com imagens gigantes, variações de tamanhos de letra, posição, etc.
Não é legal de se ver não é? Além de que, destacar tudo é dar destaque a nada. E os mecanismos que reconhecem um spam avalia todo este carnaval aí de cima e pode armazenar este email diretamente como lixo eletrônico.
Vejamos alguns dos pontos que podem fazer que seu email caia no spam. Se você tem como prática alguma destas, deixe de fazer imediatamente!
Palavras que até o antispam desconfia
Grátis, imperdível, especialmente para você, desculpa pelo incômodo, clique aqui, aproveite, etc.
Evite estas palavras no corpo e principalmente no assunto do email e no lugar de usar “palavras de impacto”, procure apresentar sua “grande oportunidade única por tempo limitado” de forma mais natural e menos impregnada de jargões de venda.
Cada uma destas expressões possuem uma pontuação específica na classificação de spam. Sendo que, uma palavra ou outra, pode até não prejudicar tanto, mas se exagerar o antispam te pegará.
Cores, tamanhos, tipos, efeitos e carnaval
Como já falei acima, usar diversos tamanhos e cores de letras, assim como a parte ou a totalidade do email em MAIÚSCULO poderá fazer com que seu email cai direto no spam.
NÃO ABUSE! DESTAQUE SOMENTE O QUE É DESTAQUE, MAS SEM FAZER CARNAVAL!
Pontuações e símbolos em excesso
Sabe com quantos sinais se faz uma exclamação? Com um só “!”! O mesmo se dará com perguntas. Sendo que você não precisa de 3 tils para perguntar mais, nem 6 exclamações para expressar melhor toda a sua alegria de compartilhar aquela GRANDE OPORTUNIDADE!!!!!!!!!!
Outros símbolos como cifra, sustenido, porcento e arrobas também não deverão ser utilizados fora das normas do bom e velho português.
Imagem ao invés de texto
Evite enviar email que seja constituído de somente uma ou mais imagens e nada de texto.
Como ainda não se consegue avaliar o texto contido em imagens – não com a velocidade que a internet pede – os servidores de emails tentem a taxar como spam estes “folhetos eletrônicos”. Estes, no máximo, avaliam qual o montante de texto que existe na imagem (sem distinguir palavras), e com isto penaliza mais ou menos pela gafe.
Compra ou aluguel de mailing
É alto o índice de remoções automáticas ou de denúncias como spam para emails enviados por remetentes que utilizaram listas compradas ou alugadas. E por dois motivos isto acontece:
- lista de email com emails inválidos, domínio errado ou inexistente;
- por não haver interesse no que você comunica, nem permissão ou sequer contato com você previamente.
Logo, quanto mais denúncias como spam, mais sujo ficará o seu domínio de email e maior será a possibilidade de que caiam diretamente no spam os seus próximos envios. Mesmo para as pessoas que não marcaram como spam.
Excesso de envios
Mesmo conhecendo a empresa que lhe envia os emails, é chato receber 5 por semana com o mesmo blablabla e sem nada a agregar.
A pessoa pode, ao menos deveria, ir até o link de descadastro e remover seu email da lista. Porém, é muito mais simples, fácil e com (quase) o mesmo resultado marcar o seu email como spam.
E assim, quanto mais pessoas fizerem isto, pior será a reputação do seu domínio e também do servido de disparo dos emails.
Servidor de disparo
Quando você contrata uma empresa de email marketing, que faz o disparo destes emails, você deve levar em consideração a reputação dos seus servidores e, caso você não tenha um IP único para seus envios, quais as outras empresas enviam emails do mesmo “lugar” e como o fazem.
Pois, mesmo que você faça tudo muito corretamente, se o servidor de disparo estiver marcado como emissor de spam e prejudicar seus envios por isto.
Envios para diversos destinatários ou cópia
É comum ver corretores enviando emails para 30, 50, 100 pessoas de seu email pessoal ou da imobiliária com todos como destinatários diretos ou em cópia.
Esta prática é considerada spam e ainda você tem chances de conquistar a antipatia de um destinatário por expor seu email para várias pessoas. Mas isto se ele for ler o seu email no lixo eletrônico.
Tente enviar um a um ou, no máximo, para até 10 pessoas por cada envio e todos em Cópia Oculta e coloque o seu email como destinatário principal.
Agora, corretores e imobiliárias, com estas dicas, você poderá ter uma taxa de entrega maior e, por consequência, ver sua converter melhor com o email marketing, gerando vendas, indicações e mais clientes para você.
Para complementar, indico que acessem estes dois links para ajudar você, clique aqui e aqui.
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