Como construir uma marca de sucesso num mercado em constante transformação?

Você sabe o que é branding? De uma forma bem genérica, é como a sua marca é vista pelas pessoas e como ela está posicionada no mercado. Construir uma boa reputação para as empresas nunca foi fácil, mas também nunca foi tão desafiador quanto agora, com a era digital e as novas mídias.
Seja você um corretor de imóveis autônomo ou proprietário de uma imobiliária, é muito importante marcar presença na internet e estar cada vez mais próximo do seu público-alvo. Mas, para isso, é preciso mais do que saber lidar com as redes sociais e gravar vídeos. É preciso criar conexões com as pessoas certas.
Quem explica como fazer isso é Karen Formagio, especialista em construção de marca no mundo digital e co-fundadora da Somos Younique, uma empresa focada na formação de influenciadores digitais.
Quer conhecer os segredos para construir uma marca de sucesso, atrair seguidores nas redes sociais e fazer com que mais pessoas busquem pelos seus serviços? É só seguir as dicas da palestra sobre Branding na era digital, promovida no Conecta Imobi 2019.
Esteja on-line
Pesquisas mostram que a internet faz parte da vida de pelo menos 70% dos brasileiros. Mesmo fora das áreas urbanas, pelo menos 50% da população já está conectada pelo celular. Isso quer dizer que o perfil de cliente que você quer atrair com certeza está on-line. Por isso, você também precisa estar.
Não basta aparecer na internet, tem que ser relevante
Relevância é a palavra de ordem no mundo digital. Não adianta estar presente, você deve focar em um público específico e conhecer a fundo suas necessidades.
“É preciso entender quais são seus medos, desejos e ambições. Corretores de imóveis lidam com uma necessidade básica, que é a moradia, já o branding mexe com as emoções, por isso é tão importante entender sobre pessoas e produzir conteúdo que tenha valor para elas”, orienta Karen Formagio.
Seja a “cara” da sua marca
Pessoas querem se relacionar com pessoas, não com empresas. E isso fica muito evidente no meio digital, onde é possível se conectar com milhares, que, ao mesmo tempo, buscam um atendimento mais personalizado.
Diante disso, você (pessoa física) deve estar à frente da sua marca e expressar claramente seu propósito e valores. “Hoje as marcas se tornaram ‘vozes’, que representam pessoas. Assim, é mais fácil me conectar com uma marca que tenha as mesmas ideias que eu”, explica a especialista.
Venda menos, sirva mais
Se na propaganda da década de 1950, o foco era o produto, sua funcionalidade e benefícios, hoje, é bem diferente. Segundo Karen, ter um produto ou serviço de qualidade está longe de um diferencial; é uma obrigação.
Com isso, as empresas precisam ir além, agregando valor aos seus serviços (apresentar soluções que auxiliem o potencial cliente sem pedir nada em troca — ou, pelo menos, nada em dinheiro).
A única maneira de fazer isso é produzindo conteúdo que seja interessante e útil, o que, com a tecnologia que temos nas mãos, se tornou uma tarefa bem simples. Você só precisa investir um pouco do seu tempo e conhecimento.
A chave do sucesso é a confiança
Ao procurar por um produto ou serviço, o cliente deseja falar com especialistas que passem confiança e possam aconselhá-lo com propriedade. Portanto, como indivíduo que representa uma marca, seu papel é demonstrar porque você é a pessoa certa e possui a melhor solução para o problema dele.
Seguindo esse caminho, fica fácil transformar o que era apenas um contato em um cliente, e, mais do que isso, em um admirador da sua marca.
Você cuida do branding da sua imobiliária? Conta para a gente nos comentários como você faz!
Comentários