Como aplicar a gestão ágil na sua imobiliária
Quando você ouve o termo gestão ágil, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Apesar de muito utilizado no mundo corporativo, o conceito de organização ágil e sua prática ainda podem gerar bastante confusão.
Vamos esclarecer de onde veio o ágil, o que isso significa hoje e como os líderes imobiliários estão buscando, cada vez mais, times ágeis.
O que é gestão ágil?
Se você associou o termo ágil ao desenvolvimento de software, sua intuição está correta. O Agile foi originalmente criado como um conjunto de valores e princípios que permite que equipes de software trabalhem mais rápido, sem perder eficiência e evitando retrabalho.
Por meio de planejamento adaptativo, crescimento evolutivo, entrega antecipada e melhoria contínua, os princípios do ágil incentivam uma resposta rápida e flexível às mudanças.
Hoje, as empresas no mercado imobiliário precisam operar de maneira muito semelhante. Eles devem se adaptar e evoluir, de maneira muito ágil, para se manterem competitivas.
Como desenvolver agilidade no trabalho em imobiliárias?
O pensamento de uma gestão ágil para imobiliárias visa a adaptação de um portfólio conforme necessário para a saúde e o crescimento de seus negócios, ao mesmo tempo em que diminuem o investimento de capital inicial e reduzem o risco imobiliário.
Existem três maneiras principais pelas quais as imobiliárias podem se beneficiar de uma gestão ágil: flexibilidade financeira, flexibilidade do espaço de trabalho e eficiência espacial.
Como aplicar a gestão ágil na sua imobiliária?
Estas são as principais metodologias de aplicação para gestão ágil no mercado imobiliário:
1. Scrum
Uma das metodologias ágeis mais conhecidas é o Scrum. É uma estratégia criada em 1990 que ajuda as equipes a se organizarem com foco em um único objetivo.
Para seu funcionamento, o método traz alguns termos específicos que funcionam como pilares para o seu sucesso:
– Product Owner (ou dono do produto): pessoa responsável por coordenar a equipe e gerenciar as etapas de desenvolvimento do projeto;
– Sprint: ciclo de trabalho que divide o projeto em entregas semanais, quinzenais ou mensais, para melhorar o monitoramento. Um projeto pode ter vários sprints até a entrega;
– Scrum Master: profissional responsável por gerenciar, implementar e auxiliar o time com a inclusão do Scrum.
Sempre com a ideia de oferecer a melhor qualidade possível em cada entrega, o projeto pode ser dividido em sprints, com várias reuniões (diárias, semanais ou mensais) no período.
A gestão do processo é feita pelo Product Owner, sempre com o auxílio do Scrum Master.
2. Kanban
Outra metodologia muito popular é o Kanban. A ideia aqui é ajudar na compreensão e acompanhamento das tarefas através de um método visual baseado em frames, que por sua vez você divide em colunas.
Normalmente, a divisão das colunas se dá em três categorias principais: pendentes, em andamento e concluídas.
Em seguida, a equipe divide as tarefas do período em post-its, colocando cada uma das colunas. Isso lhe dá uma visão completa do progresso de cada projeto, bem como a capacidade de priorizar o que é mais importante.
Por exemplo, no caso do time de captação de imóveis, em pendentes podem ficar os imóveis mapeados, mas ainda sem contato; em andamento os que estão em captação; e em concluídos os que já estão no portfólio.
3. Lean
A metodologia Lean foi baseada na Lean Manufacturing, iniciada pelo Sistema Toyota de Produção.
Com a missão de reduzir o tempo e os recursos perdidos nos processos industriais, o método proporciona uma gestão mais barata e rápida para projetos (ou empresas).
Sempre utilizando apenas os recursos necessários para cada etapa do projeto, você também pode combinar Lean com Scrum e Kanban em sua imobiliária.
Vale a pena ter uma organização ágil para corretores de imóveis?
Aplicar a mentalidade ágil não será uma tarefa fácil. Para ter sucesso, toda a equipe precisará obter a motivação para adotar as mudanças necessárias.
No entanto, é um conjunto de métodos aprovados pelas principais empresas do mundo, e certamente podem trazer bons resultados.
Aqui o importante é ao menos testar os modelos e adaptá-los às necessidades do seu time.
E aí, ainda tem dúvidas sobre a gestão ágil? Conta pra gente nos comentários!
Comentários