Cinco dicas para captar um imóvel
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A profissão do corretor de imóveis é desafiadora. Isso porque, para ter sucesso, este profissional precisa ter conhecimento em diferentes áreas e atividades: vendas, negociação, gestão de contatos e até mesmo marketing, para fazer as melhores divulgações para seus imóveis. Quando falamos nas etapas necessárias para fechar um negócio, precisamos olhar para o início do processo e para a atividade que você certamente considera como uma das mais complexas: captar um imóvel.
Conhecida também como originação, esta etapa muitas vezes é trabalhada por um corretor que tem apenas esta atividade, um especialista em captação. Existem também profissionais do mercado imobiliário que cuidam de todo o processo, da captação até o fechamento da negociação. De qualquer forma, esta é uma atividade que exige muita dedicação, jogo de cintura e, sobretudo, conhecimento! É muito fácil culpar o cliente ou a cultura local pela dificuldade em realizar uma captação, como fazem muitos, mas você já parou para pensar em como você pode melhorar as suas captações? Qual é a sua atitude ao abordar um possível novo parceiro, ou como lida com aqueles que já estão ao seu lado? O VivaCorretor separou cinco dicas infalíveis para ajudar o corretor de imóveis a fazer mais captações e a fechar muito mais negócios!
5 dicas para você captar um imóvel
1) Seja mestre da sua região…
Como um corretor focado na captação de imóveis, você com certeza tem uma região que é a sua especialidade – isso é importantíssimo. É preciso conhecer o bairro que atua de olhos fechados, como se fosse a palma de sua mão. Isso economiza muito tempo de pesquisa na hora da captação, já que você não precisará buscar informações sobre o local. Isso permite a você que dedique este tempo a outras funções.
… Mas sem se esquecer das demais.
Não é porque você é especialista em uma região que não precisa aprender sobre as demais áreas da cidade. Claro que não precisa ser tão detalhado assim, mas imagine a situação: você conseguiu captar um imóvel incrível e o cliente pede sua ajuda para encontrar uma nova casa em outro bairro da cidade. Se você não conhece nem um pouco a região, como poderá ajudá-lo? Você pode perder essa comissão simplesmente porque não conhecia uma parte da cidade.
2) Cuide da sua imagem
Imagine a situação. Você está em casa e alguém toca a campainha. Você olha pelo olho-mágico e não faz ideia de quem seja. Mesmo assim, você abre a porta e essa pessoa desanda a falar sobre a sua casa e sobre ajuda-lo a vendê-la. Mas… quem é essa pessoa? Para quem ela trabalha? É assim que muitos corretores tentam fazer captação de imóveis: apenas chegando e falando, falando e falando. Se aquele primeiro corretor estivesse com o crachá da imobiliária para qual trabalha o assunto já seria diferente, você concorda? Bem identificado, ele transmite profissionalismo e já diz a que veio, passando confiança para o possível parceiro. Cuidar da imagem também quer dizer optar por um figurino adequado. E é sempre importante lembrar que o exagero nunca é adequado, seja para mais ou para menos. Construa sempre uma imagem positiva de você mesmo. Este é o primeiro passo para que as pessoas se lembrem de você com respeito. Imagem também é como você se comporta na hora de abordar alguém. Se você não acredita que irá conseguir fazer aquela captação, ninguém confiará por você. Muito menos o seu cliente. Então, quando abordá-lo, vá sempre pensando: este imóvel é meu, essa captação está no papo! Afinal, você sabe o que está fazendo, estudou muito para isso. Mas atenção! É importante também confundir essa confiança com arrogância. A simpatia é um elemento fundamental para a conquista do cliente, que precisa ver em seu corretor de imóveis um parceiro. É isso mesmo. Nessas horas você deve esquecer o “cliente” e mostrar à pessoa que vocês estão juntos no desafio de colocar o imóvel dele no mercado e vendê-lo. Outra característica importante para o corretor conseguir as melhores captações é a persistência. O dono do imóvel não atendeu? Tente novamente. E outra vez e mais uma. Ele disse não? Persista, mas sem exageros e sem ser inconveniente, sempre de maneira respeitosa. Ser persistente e ser chato são duas coisas completamente diferentes. Se o imóvel tem potencial, continue indo atrás. De vez em quando, mande um e-mail, um SMS, um recado no Whatsapp. Mostre que você é a pessoa certa para isso e crie um vínculo de confiança.
3– Saiba avaliar o imóvel
Uma boa captação começa com uma excelente avaliação. De nada adianta você encontrar aquele imóvel incrível e dar a ele um preço incorreto. Para fazer uma boa avaliação, é fundamental que você conheça bem a região, com seus prós e contras, e analise tudo aquilo que pode agregar valor. É importante conhecer como evoluíram os preços nos últimos anos e o que as pessoas mais têm procurado. E como saber tudo isso? A dica é ficar sempre ligado nas apresentações do DMI – Dados do Mercado Imobiliário, um estudo exclusivo do Portal VivaReal, que levanta as principais informações que devem guiar os profissionais em suas análises sobre oferta e demanda, para que possam pensar estrategicamente suas vendas e atender melhor os seus clientes. No DMI, você acompanha análises sobre valor médio do metro quadrado nas principais cidades e regiões, variação de preços desde o início de 2015 e os bairros mais procurados em cada cidade. Além disso, tem acesso a informações sobre a relação entre oferta e demanda para número de quartos, metragem e valor dos imóveis. Se você quiser ir mais longe na sua capacitação, todos os meses o VivaCorretor prepara uma série de vídeos com os dados separados por região. As apresentações são feitas por Lucas Vargas, vice-Presidente Executivo do Portal e especialista em vendas, marketing e mercado imobiliário.
4 – Tenha os melhores parceiros
Existem dois tipos de parceria que ajudam muito o profissional na hora de fazer uma captação de imóveis. A primeira dela é com outros corretores e imobiliárias, o chamado networking. Mas há uma outra parceria que é de grande ajuda ao corretor de imóveis na hora de fazer uma captação de imóveis. Você já pensou em fazer parcerias com zeladores, síndicos e seguranças de rua? Essas pessoas conhecem os imóveis e têm total confiança dos proprietários. Além disso, eles são sempre os primeiras a saber quando alguma propriedade entra no mercado, seja para venda, seja para aluguel. Uma parceria assim pode te ajudar a conseguir uma captação por indicação e, o que é melhor, permite que você invista a maior parte do seu tempo nas suas vendas e, claro, também nos cursos para crescer profissionalmente. 5 – Gestão de Contatos Você ainda é adepto da boa e velha agenda de papel? Anota ali todos os mínimos detalhes das suas negociações e os contatos dos clientes? Já pensou o que acontece se você perde essa agenda? Lá se vão um monte de informações importantes e até confidenciais que você dificilmente recuperará integralmente. A gestão de contatos é fundamental na hora de captar um imóvel e, sem todos esses dados, como você a fará? Um acompanhamento bem feito de todas as suas negociações não apenas melhora a qualidade do seu serviço, como aumenta a confiança do proprietário do imóvel no seu trabalho- podendo inclusive gerar indicações para futuras captações. Ao invés da agenda de papel, aproveite toda a tecnologia disponível atualmente. Softwares de gestão de contatos e CRM mantêm seus contatos organizados e ao seu alcance em apenas alguns segundos. Também existem sistemas que permitem a automatização do envio de e-mails. Os arquivos que você tem digitalizados, como certificações e contratos, não só podem, como devem ser mantidos na chamada nuvem, uma espécie de pasta digital. Com isso, mesmo que você perca o seu computador, seus arquivos permanecem intactos, já que eles não estão armazenados ali. Um destes serviços de nuvem é o Dropbox, que mesmo em sua versão gratuita tem uma grande capacidade de armazenamento. Para conferir mais ferramentas essenciais para o Corretor de Imóveis, confira o Kit especial preparado pelo VivaCorretor com as 101 Ferramentas para o Corretor de Imóveis. É grátis!
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