Bruno Lessa: O que fazer com o lead depois da venda do imóvel?
Vender um imóvel. Este é o objetivo da grande maioria (para não dizer a totalidade) dos profissionais corretores de imóveis que trabalham com a comercialização de propriedades Brasil afora.
Para atingir este objetivo, diversas estratégias de marketing são utilizadas por empresas e profissionais, especialmente no âmbito digital.
Com isso, uma grande quantidade de leads é gerada e atendida todos os dias. Após muito trabalho e depois de passar por diferentes etapas do funil, finalmente alguns destes leads se convertem em vendas.
A venda é o momento mais glorioso para o(a) corretor(a) que, além de garantir a sua remuneração com o recebimento da comissão, também fica com a sensação de missão cumprida com o “fim” (entre aspas) da transação.
Mas será que de fato a venda é o fim desta relação tão intensa entre corretores e clientes?
Acontece que o que muitos consideram como o final de uma relação na verdade pode (e deve) marcar o início de uma nova nesta mesma relação comercial.
A venda realizada é uma oportunidade incrível de fidelizar um cliente e realizar novos negócios.
Reflita comigo: imagine que você vendeu um apartamento de R$1 milhão em um condomínio de alto padrão. Um cliente bem específico, com alta renda.
Esta provavelmente é uma pessoa que tem em seu ciclo de amizades outras pessoas com o seu perfil: alta renda, com interesses em comum e muitas vezes com algum tipo de relação com as mesmas regiões que este cliente frequenta e onde acabou adquirindo o imóvel com você.
Agora pense: quanto vale a recomendação deste cliente?
Se este cliente fizer uma recomendação pessoal ou até mesmo um simples post em sua rede social, recomendando o seu trabalho e reconhecendo o seu profissionalismo, pode ser muito mais valioso do que um alto investimento em mídia online, já que entre os seus amigos e pessoas próximas estarão pessoas exatamente com o mesmo perfil e potencial de compra que ele possui.
O exemplo acima fala de um imóvel de alto padrão, mas serve para qualquer padrão ou categoria de imóvel.
O que vale aqui é o princípio de que clientes que efetivamente compraram podem ser grandes conexões com outros clientes com o mesmo perfil e potencial de compra.
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