Dia da mulher: atuação da corretora no mercado imobiliário
O dia 08 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher e nada mais justo do que homenagear as corretoras no mercado de imóveis. A figura de corretora vem ganhando cada vez mais evidência no setor e se destacando por ser detalhista e passar o maior número de informações ao mostrar uma propriedade para os interessados.
As mulheres também costumam buscar informações e se manterem atualizadas. Nesses momentos, assuntos gerais sobre o mercado imobiliário, seguido de “dicas para corretores” e “agenda de cursos e eventos” são os tópicos que mais interessam o público feminino.
Sobre a rotina de grande parte das corretoras, é possível identificar na pesquisa alguns pontos sobre a separação das atividades realizadas pelas profissionais:
- Pela manhã: grande parte checam as mensagens do WhatsApp, leem e responde os e-mails recebidos e tentam resolver as atividades pessoais (levar filhos na escola, pagar contas ou ir ao médico, por exemplo) durante este período;
- À tarde: faz e recebem ligações de clientes, fazem pausas para o café, realizam visitas e captações de imóveis, divulga as propriedades em suas redes ou via e-mail marketing e atualizam o cadastro de clientes;
- À noite: reserva um espaço para o lazer (assistir TV, academia ou passar um tempo com os filhos), organiza a agenda para o dia seguinte, checa as mensagens do WhatsaApp e redes sociais e investe tempo em cursos para especializações voltados ao mercado de imóveis.
Conheça dicas para as corretoras terem mais sucesso
Jogo de cintura nas negociações
A perseverança pode ser uma das características que existem na maioria das mulheres que resolvem se envolver realmente com determinado mercado de trabalho. Com as corretoras isso não é diferente. Não deixe de se atualizar e aprender mais sobre táticas de vendas e se especializar melhor neste nicho.
Maior atenção aos detalhes
Ressaltar cada detalhe de um imóvel sem deixar passar nada não é uma das tarefas mais fáceis. É possível atentar-se e valorizar os pontos positivos com mais ênfase, além de antecipar soluções para possíveis problemas que o cliente encontrará nos imóveis.
Por isso, a cada imóvel que você captar, vale criar uma dinâmica pessoal para não deixar passar nada durante a visita, como:
- Anotar no papel os principais pontos;
- Simular uma visita com algum familiar, que também pode te ajudar a identificar alguns itens no imóvel;
- Levar um profissional de decoração até a propriedade para lhe fornecer dicas a serem repassadas aos clientes;
- Entre outras.
Saiba ouvir e compreender
Não deixe de escutar os clientes e entender suas necessidades. Uma boa conversa ajuda a perceber com maior facilidade o que os interessados precisam e qual imóvel mais combina com o perfil do interessado. Vale criar um roteiro com perguntas básicas para te auxiliar no momento de identificar a propriedade ideal para cada um deles.
Clareza na comunicação
Pergunte sempre ao cliente se ele entendeu cada informação. Isso vai ajudar a evitar dúvidas futuras que podem assustá-los durante a negociação. Momentos de networking com outros profissionais do mercado também são bons momentos para trocar ideias.
Por essas e outras características, as mulheres vêm ganhando destaque no mercado imobiliário, tanto como colaboradoras como donas de imobiliárias e incorporadoras.
E você, corretora de imóveis, como costuma gerir a sua rotina como profissional do mercado? Conte para nós nos comentários.
Comentários