As principais redes sociais utilizadas pelo mercado imobiliário
Neste post contaremos um pouco sobre as principais redes sociais utilizadas pelo mercado imobiliário, e como você pode utilizá-las. Isto com exemplos reais para você se inspirar e fazer destes espaços virtuais um novo meio para atrair novas vendas.
Blogs
A ideia de um serviço de postagem rápida, que precede o blog, nasceu ainda na década de 90 quando se trocava ideias sobre tecnologia em determinados fórum e outros espaços para isto. Em 1997 foi criado o termo weblog, que significava “registro da web” numa tradução livre. O termo blog, por sua vez, nasceu de um desmembramento da palavra weblog para We Blog, que queria dizer “Nós Blogamos”. Daí por diante a palavra blog foi consagrada pelo uso de milhões de pessoas.
O blog basicamente serve para se organizar ideias ou informações de qualquer tipo, de forma cronológica e rápida em artigos ou posts (postagens), gerando discussões através de comentários.
Os principais serviços para criação de blog são o WordPress e o Blogger. Eles possuem interfaces simples e intuitivas que qualquer pessoa, com a devida calma para aprender algo novo, poderá utilizar.
No mercado imobiliário é uma ferramenta que complementa os sites tradicionais e pode dar voz à empresa ou ao corretor de imóveis. Um dos seus usos mais comuns é para fazer a divulgação de empreendimentos e imóveis em geral, mas não indicamos publicar apenas este tipo de conteúdo, um blog não pode ser utilizado como um panfleto eletrônico. Publique como uma revista, com suas páginas que intercalam 2 folhas de propaganda e 3 notícias/conteúdos de qualidade.
Use o blog, tanto como empresa ou profissional liberal, para mostrar o seu conhecimento sobre o mercado imobiliário, mas de forma mais a vontade, não é necessário termos técnicos, nem nada. Fale sobre os bairros onde atua, sobre curiosidades envolvendo este universo. Escreva artigos comerciais também, mas não abuse: ninguém gosta de ser interrompido com propaganda. Então seja sútil e doe-se mais do que espera receber para colher no final.
É um importante canal para você comunicar as ações da sua empresa, mostrar sua equipe e suas conquistas. Enfim, humanizar sua imagem corporativa.
O exemplo abaixo é da Tecnisa com o Blog Tecnisa, ali eles dão dicas gerais para a vida da família que vão desde uma parte da organização financeira cotidiana aos melhores locais para levar o filho para patinar no fim de semana.
Esta é a mais famosa, atualmente, de todas as redes sociais, existente desde 2004 quando Mark Zuckerberg criou o The Facebook. Mais tarde o serviço perdeu este “The”, virando somente Facebook. Tem até filme que conta a história da rede, o “A Rede Social“, lançado em 2010.
O Facebook reúne perfis pessoais e páginas de empresas onde se compartilha suas opiniões, vivências e o que vier em mente no momento, através de fotos, textos e vídeos.
Para o mercado imobiliário é uma ferramenta fortíssima, já que, sendo a rede social do momento, todos estão lá. E sabe-se que só há vendas se você estiver inserido no mesmo local que as pessoas estão, não é?
Pode ser utilizado de forma similar ao Blog, mas com o adendo de poder criar álbuns específicos para cada empreendimento e para cada momento interessante da sua equipe (um coquetel de lançamento, plantão de vendas, festa de fim de ano). Pode-se também anunciar nele através do Facebook Ads, e conseguir novos fãs para a sua página.
Aqui é o espaço ideal para informações mais rápidas, que não demandariam um artigo para o Blog, mas que valem ser mencionadas e compartilhadas com seu público. Um exemplo são notícias, de outros sites que ao invés de copiar a matéria feito por outro e colar no seu blog, você simplesmente compartilha na sua rede.
Aqui no Guru, temos um ebook desenvolvido para guiar o mercado imobiliário diante desta ferramenta poderosa de marketing e vendas, baixe o Guia do Facebook para o Corretor de Imóveis.
Slideshare
Existente desde 2006, o Slideshare é uma plataforma para hospedagem e compartilhamento de apresentações e documentos em PDF.
É de extrema utilidade ao mercado imobiliário, visto que é um espaço onde podemos compartilhar apresentações de imóveis e empreendimentos, para compartilhar posteriormente através de email evitando que seja enviado o próprio arquivo que, por muitas vezes, será grande demais para ser mandado por email.
O exemplo abaixo é da Imobiliária Ducati, que utiliza o SlideShare para compartilhar apresentações de suas ofertas.
Flickr
Lançada em 2004, esta rede social baseia-se no universo das fotografias, sendo muito utilizada por fotógrafos profissionais ou até mesmo amadores. Ela permite, de forma gratuita, a hospedagem de 200 imagens, podendo ser organizadas em álbuns.
Utilize o Flickr para organizar as fotos de eventos de sua imobiliária, ou até mesmo as imagens de imóveis, organizando tudo nos seus devidos álbuns para ser compartilhado por email, ou em outras redes sociais.
O exemplo abaixo é da Justo Imóveis, que utiliza o Flickr para divulgar seus imóveis e, por vezes, sua equipe.
Foursquare
A principal rede social de geolocalização, onde seus usuários podem fazer checkins em locais, dar dicas nestes e agrupar isto em listas. Como empresa, você pode ter informações sobre a quantidade de checkins realizados na sua empresa ou no plantão de vendas, por exemplo, e realizar promoções em cima disto. O serviço existe desde 2009.
No mercado imobiliário pode ser utilizado para o corretor promover-se em seu meio profissional fazendo checkin quando chega no plantão ou imobiliária e compartilhando a informação em seu Twitter ou Facebook, dizendo a todos que você está lá e pronto para negociar.
Outra forma também é dar dicas nos bairros, locais e afins, para mostrar o seu conhecimento sobre a área de atuação. Mas não faça propaganda – nas redes sociais ela não é a alma do negócio. A alma aqui é a relevância e a pertinência!
O exemplo abaixo é da Tecnisa, que dá dicas em bairros e em seus empreendimentos.
Existente desde 2010, esta é uma rede social que se consagrou através da reunião de imagens organizadas em murais. Estas imagens, diferentemente do Flickr, podem ser coletadas de diferentes sites da web e agrupadas segundo suas características.
Para o mercado imobiliário é uma boa ferramenta para mostrar, com certa informalidade, as melhores ilustrações de empreendimentos. Mas o mais interessante é agrupar ideias de decoração e outras ideias para a casa de seus clientes.
Abaixo estão os murais de dicas da Abyara BrasilBrokers.
A maior rede social de profissionais no mundo. Ela foi lançada em 2003 com foco em virtualizar o esquema de networking, currículos e recrutamento.
Para o mercado imobiliário é uma forte ferramenta de construção da imagem profissional com o preenchimento correto do currículo, e pela busca e oferta de vagas do setor. Isto possibilita que você seja encontrado pelas pessoas pela sua área de atuação ou profissão. Também é possível criar ou participar de grupos de debates, ampliando sua rede de contatos.
Como empresa, você pode reunir todos os seus funcionários em sua página corporativa do Linkedin e até mesmo encontrar novos profissionais.
Abaixo está a página da Construtora OAS, com seus mais de 1400 funcionários conectados pelo Linkedin.
Este serviço de microblog existe desde 2006. Baseia-se no envio de mensagens curtas de até 140 carácteres, onde você pode seguir pessoas e/ou ser seguido.
Embora seu uso no mercado imobiliário tenha caído no limbo de um monólogo, ainda é um meio no qual as pessoas, clientes, entram em contato com a sua empresa. Ainda assim, é um bom canal para divulgar informações rápidas e compartilhar imagens, notícias e seus próprios artigos do blog.
Abaixo está o perfil da imobiliária Fernandez Mera e seus tweets.
Relacione-se, Promova-se, Comunique-se
As redes sociais possuem em sua essência a comunicação, não a propaganda e o monólogo. Ao invés de ser um webchato enviando convites para jogos, panfletos eletrônicos de vendas, falar de como é bom um juros de 9,35% a.m. comprando a unidade X, fale do seu conhecimento sobre determinado bairro (não somente sobre a valorização e blablabla), compartilhe seu dia-a-dia e mostre o ser humano que habita este profissional, mas não deixe de ser profissional, apenas relaxe e participe desta conversa.
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