Passo a passo para implantar uma apresentação de imóveis à distância
O mercado imobiliário está enfrentando uma série de desafios por conta das medidas de isolamento implementadas em todo o território nacional em decorrência da crise da COVID-19. Como então driblar as mudanças e continuar gerando negócios mesmo nesse período de quarentena?
Valdomiro Júnior, sócio-proprietário da Emobi Imobiliária, compartilhou conosco um passo a passo para implantar uma apresentação de imóveis à distância, o que ajudará sua empresa a se adaptar a esse período e não pausar as negociações. Confira a seguir!
Lance um comunicado/posicionamento oficial
Valdomiro Júnior explica que foi importante fazer uma comunicação oficial para que todos estivessem a par do que estava acontecendo e agissem seguindo as mesmas orientações. “Não queríamos ser mal interpretados, como aqueles que estavam ignorando as medidas de isolamento. Juntamente com isso fizemos alguns posts com um tom mais ameno e empático, reconhecendo o problema e apresentando soluções para que as visitas transcorressem com o mínimo de risco para todos.”
Revise publicações, descrições, imagens e vídeos dos anúncios
Em seguida, a empresa focou em revisar todos os anúncios e publicações para otimizá-los. Nesta etapa foi importante providenciar vídeos e fotos dos imóveis que ainda não tinham este material de divulgação, bem como treinar a equipe para realizar visitas “lives” e revisar os estudos de mercado para possíveis ajustes da precificação dos imóveis.
Aqui você confere as principais dicas para mostrar imóveis à distância para seus clientes e também o que não pode faltar em seus anúncios para você continuar gerando leads para o seu negócio.
Além disso, Valdomiro explica que eles entraram em contato com todos os proprietários para saber quais deles estavam dispostos a receber visitas e, para deixá-los mais confortáveis, apresentaram a eles o protocolo de visitas criado pela Emobi Imobiliária.
Crie um protocolo para visitas aos imóveis
A empresa formalizou as principais orientações para visitas seguras em um PDF contendo informações como:
- Em que momento enviar o vídeo da visita guiada para o cliente;
- Quando o corretor deve ir ao imóvel fazer uma “live” com o interessado;
- O que deve ser feito antes da visita presencial, caso essa se faça necessária;
- Cuidados essenciais e pontos de atenção durante a visita para corretores, clientes e proprietários;
- Como realizar a vistoria e a entrega de chaves de forma segura.
.
Valide o processo com clientes e equipe, fazendo os ajustes e adaptações necessárias
É importante verificar com os envolvidos no processo se todos estão confortáveis e de acordo com as diretrizes propostas no protocolo de visitas. Seja receptivo a novas ideias e a sugestões de melhorias, pois isso proporcionará a criação de um documento que atenda às demandas de todos.
Dica final: esteja comprometido com a mudança e foque em fazer um atendimento de excelência
Adapte-se ao momento e ao mercado
Segundo Valdomiro, a equipe deve estar alinhada e comprometida com o processo para que os passos funcionem. “Os clientes precisam estar cientes sobre necessidade e importância desta forma de atendimento para o momento. Este é um momento que exige criatividade, inovação e planejamento, portanto, é imprescindível estruturar bem o processo, mensurar e aprender”, explica.
Além disso, ele diz que, para quem já trabalha com ferramentas digitais e de inovação, tais como tour virtuais, assinatura de contrato digital, fotos e vídeos profissionais, é mais simples implementar uma apresentação de imóveis à distância. E reforça: “Quem ainda não trabalha desta forma e dispõe de recurso em caixa para investir, não hesite em fazer o investimento”.
Para os que não tem recursos, agora é o momento para fazer um investimento em ferramentas de tecnologia. “O bom e velho celular para chamadas de vídeo via WhatsApp, aliados a um processo bem estruturado, resolve perfeitamente. Tecnologia não é fim, é meio.”
De qualquer forma, ele explica que, independentemente de qual estágio acima você esteja, é fundamental um protocolo de pré-venda e pré-atendimento, a fim de levar ao imóvel apenas os clientes com o perfil adequado para locação e/ou compra.
Foque no cliente, não na venda
Ele dá a dica de que agora, mais do que nunca, é um momento que exige atenção aos detalhes e sensibilidade na condução do atendimento. “É tempo para estar ‘junto’, focar no relacionamento, colocar-se à disposição dos clientes, muni-los de informações sobre as dinâmicas do mercado e respeitar o tempo deles”.
Segundo ele, não é tempo de “vender por vender”, pois isso pode afastar você dos clientes, mas sim é tempo de “vender sem vender”. “Para isso, produza conteúdos empáticos que se conectem com as dores dos clientes para esse momento. É provável que a jornada e decisão de compra se prolongue um pouco mais agora. Por isso, é fundamental investir em um atendimento mais ‘relacional’. Esteja pronto para vender para o cliente no momento que ele quiser comprar.”
Por fim, Valdomiro Júnior diz que é importante acompanhar, nutrir e atualizar o CRM para que nenhum cliente se “perca” no caminho. “Todo atendimento deve respeitar a ordem de início/meio/fim para que sejam convertidos em negócios o máximo de contatos possíveis”, finaliza.
O que achou do passo a passo para implantar uma apresentação de imóveis à distância? Conta para a gente nos comentários!
Comentários