Aniversário do Rio de Janeiro: um radar imobiliário da capital
O dia 1º de março marca a comemoração oficial do aniversário do Rio de Janeiro. Em 2023, a capital completa 458 anos repleta de paisagens maravilhosas e pontos turísticos que se espalham pelos mais de 160 bairros do Rio.
Para celebrar essa data tão especial, o DataZAP+ traz um radar imobiliário com os principais bairros do Rio de Janeiro.
Com o levantamento, vamos descobrir quais são as áreas mais procuradas para se morar na cidade, tanto da perspectiva de venda quanto para a locação de imóveis.
O estudo foi possível graças à apuração de dados dos portais ZAP+, em que conseguimos captar a origem dos leads gerados ao longo de 2022 e compreender o fluxo de demanda por imóveis nos bairros do RJ.
Confira abaixo alguns destaques:
Top 10 melhores bairros do Rio de Janeiro para locação
O mercado de locação de imóveis no Rio de Janeiro esteve bastante aquecido em 2022, com destaque para dois bairros que encabeçam o ranking e concentram 20,5% da demanda por aluguéis na cidade: Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
Bairros como Botafogo e Campo Grande, embora não estejam no topo da lista, ganharam participação no mercado em comparação com o ano anterior.
Veja a lista completa de melhores bairros do Rio de Janeiro para locação e suas respectivas participações na demanda de aluguel de imóveis:
- Recreio dos Bandeirantes (10.43%)
- Barra da Tijuca (10.09%)
- Copacabana (8.06%)
- Jacarépagua (6.76%)
- Botafogo (6.41%)
- Tijuca (5.53%)
- Flamengo (3.48%)
- Taquara (2.42%)
- Freguesia – Jacarepaguá (2.35%)
- Campo Grande (2.30%)
Top 10 melhores bairros do Rio de Janeiro para venda
Alguns bairros preferidos para locação também são destaque quando o assunto é a compra e venda de imóveis na capital do Rio de Janeiro.
Uma curiosidade é que a Barra da Tijuca ultrapassa o Recreio dos Bandeirantes nesta lista, invertendo posições do ranking anterior.
O bairro concentrou, em 2022, nada menos que 11,1% da demanda por compra e venda de imóveis.
Outras regiões que merecem destaque são Campo Grande e Botafogo, que ganharam relevância no mercado imobiliário fluminense no último ano.
Confira o ranking dos melhores bairros do Rio de Janeiro para venda e suas participações na demanda imobiliária da cidade:
- Barra da Tijuca (11.10%)
- Recreio dos Bandeirantes (8.92%)
- Copacabana (7.85%)
- Jacarepaguá (6.12%)
- Tijuca (5.71%)
- Botafogo (4.40%)
- Freguesia – Jacarepaguá (3.25%)
- Campo Grande (2.96%)
- Flamengo (2.85%)
- Laranjeiras (2.35%)
Como está a valorização de imóveis no Rio de Janeiro?
Acompanhando a média nacional, a valorização de imóveis para locação no Rio de Janeiro também apresentou uma crescente a partir de junho de 2022 e se mantém em alta.
Quando olhamos para os tipos de imóveis mais procurados no Rio de Janeiro, plantas com menos de 100m² são destaque tanto para venda quanto para locação. Imóveis com 2 dormitórios também são destaques nas duas categorias.
Quer saber mais sobre o mercado imobiliário no Rio de Janeiro? Confira o estudo na íntegra aqui.
E você, corretor, atua em algum desses bairros do Rio? Conta pra gente nos comentários!
Comentários