Aniversário de São Paulo: um radar imobiliário da capital
Dia 25 de janeiro é a comemoração oficial do aniversário de São Paulo. Uma das capitais mais influentes da América Latina, a cidade completa 469 anos de muita história para contar.
Para acompanhar a festa, o DataZAP+ preparou um radar imobiliário especial para a aniversariante!
Aqui, você descobre quais são as regiões de São Paulo mais desejadas por três perfis diferentes: moradores da capital, do estado e de demais regiões brasileiras.
A capital paulista é uma das cidades mais procuradas para se viver no Brasil e diante disso, foram analisados dados relacionados ao município para entender as relações de busca e oferta na cidade.
A partir dos dados dos portais ZAP+, foi possível captar a origem dos leads dos anúncios gerados ao longo do ano de 2022 e foi identificada a expressividade da demanda por imóveis residenciais em São Paulo.
Veja alguns insights muito interessantes!
Bairros mais procurados de São Paulo
Especialmente para quem já mora na capital, mas também para pessoas de todo o estado e até de outras regiões do Brasil, o bairro mais procurado para a compra de imóveis é a Vila Mariana, na região centro-sul de São Paulo.
Já para aluguel de imóveis, a busca fica mais homogênea, tendo uma concentração levemente maior na Zona Oeste vindo de pessoas de outras regiões.
Veja um top 5 bairros mais procurados para aluguel na cidade de São Paulo por leads gerados fora do estado:
- Itaim Bibi;
- Vila Mariana;
- Moema;
- Jardim Paulista;
- Bela Vista.
Bairros da Zona Norte de SP: quais são os mais procurados?
Se você pensou em área verde quando pensou na Zona Norte de SP, pensou bem! Lá você encontra o Parque do Jaraguá, Horto Florestal e a Serra da Cantareira — são cerca de 4,67m² de área verde por habitante.
Além da natureza, a Zona Norte também conta com o maior terminal rodoviário da América Latina: o Tietê; o Centro de Convenções Nordestinas e o mais novo Parque da Juventude, construído no lugar do Complexo Penitenciário Carandiru.
Quatro (4) em cada dez (10) leads que estão buscando um imóvel para comprar, tanto de moradores da capital, quanto do estado ou de fora, dão preferência para esses três principais bairros:
- Santana;
- Pirituba;
- Tucuruvi.
Já para alugar, a busca se dilui um pouco mais: além dos citados acima, outros bairros da Zona Norte de São Paulo chamam atenção:
- Freguesia do Ó;
- Vila Maria;
- Limão.
Bairros da Zona Oeste de SP: quais são os mais procurados?
Lar dos bairros com metros quadrados mais caros do Brasil, a Zona Oeste sempre foi um palco importante para a cidade. De jesuítas a imigrantes de diversos países do mundo, a região é um caldeirão cultural e tem muita história para contar.
Hoje, é mais conhecida pela forte presença do mercado financeiro e do setor de serviços, especialmente na Faria Lima; acompanhada pela vida noturna e diversidade culinária de Pinheiros.
Quem está buscando um imóvel para comprar na região dá preferência para o Itaim Bibi, cujo metro quadrado está na faixa dos R$15.800 e é o mais caro da capital. Outro destaque é o bairro de Perdizes, buscado por um (1) a cada quatro (4) leads do estado de São Paulo.
Para a locação de imóveis o cenário é parecido, com atenção para a diferença de intensidade: o Itaim Bibi teve um percentual de procura de 17,4% de leads de outras regiões (que não cidade e estado) e, quando comparado a moradores da capital, o percentual cai para 15,2%.
Outro destaque foi o bairro Rio Pequeno, terceiro mais buscado da região, que oferece fácil acesso à Universidade de São Paulo e à Rodovia Raposo Tavares.
Bairros da Zona Leste de SP: quais são os mais procurados?
Uma das regiões mais famosas e vivas da capital, a Zona Leste é conhecida por muitos fatores. Da histórica Hospedaria de Imigrantes do Brás ao atual Museu da Imigração, quem quer conhecer São Paulo precisa necessariamente passar pela história das pessoas que vieram construir essa cidade.
É na Zona Leste que fica a maior rua do Brasil: Avenida Sapopemba, com 45km de extensão. Aqui, também ficam dois dos cinco edifícios mais altos da capital, além de um lar para eventos importantes como a Feira da Madrugada.
Os bairros mais buscados para compra de imóveis na Zona Leste são os que ficam nas proximidades da Linha 2 – Vermelha do Metrô de São Paulo; em especial bairros que possuem estações:
- Tatuapé;
- Vila Matilde;
- Penha;
- Carrão.
Já para o aluguel de imóveis, além do Tatuapé e da Vila Matilde, o bairro da Vila Prudente aparece como destaque; assim como a Mooca é uma das mais lembradas por leads originados em outros estados do Brasil.
Bairros da Zona Sul de SP: quais são os mais procurados?
De longe, a maior região da capital paulistana! Com seus 740 km² a Zona Sul é maior que 87% dos municípios brasileiros, além de ser cerca de sete vezes maior que capitais europeias como Paris ou Lisboa.
A gigante é lar de dois importantes mananciais de abastecimento: as represas de Guarapiranga e Billings — mostrando, inclusive, que é possível encontrar paisagens bem diferentes dos arranha-céus ainda dentro da cidade de São Paulo.
A Vila Mariana, o bairro mais buscado para compra e locação de imóveis em São Paulo, fica na Zona Sul, bem próxima ao centro. Seguida de sua vizinha, bairro da Saúde e depois de Moema.
Quando o assunto é locação, além dos bairros citados, Jabaquara e Santo Amaro também merecem destaque com infraestrutura completa e fácil acesso aos principais pontos de São Paulo.
Os bairros mais buscados da Zona Central de São Paulo
O centro da grande metrópole da América Latina é efervescência cultural pura. O distrito da República é o lar da maior concentração de centros, casas e espaços culturais da capital, além de ser palco de grandes manifestações políticas e culturais do país.
Para a compra de imóveis, o bairro queridinho do Centro de São Paulo é a Santa Cecília, cujos moradores foram apelidados de “Santa Ceciliers” por compartilharem interesses em comum, como “viver mais a cidade”, aproveitando a cena cultural e mobilidade urbana da região.
Para moradores da capital, o segundo lugar ficou com o bairro da Liberdade; para quem veio do estado de São Paulo, o posto ficou com a Bela Vista e para quem veio de outras regiões do Brasil, quem se destacou foi a República.
Já para o aluguel de imóveis na Zona Central de São Paulo, o bairro unânime foi Bela Vista, famoso pelas famosas Avenida Paulista, 9 de Julho e 23 de Maio, sendo preferido por 1 em cada 5 leads. A Santa Cecília vem em segundo lugar e, fechando o pódio, o tradicional bairro da Liberdade.
É importante ficar sabendo dessas informações se você trabalha no mercado imobiliário. Gostou desse conteúdo? Confira o estudo na íntegra clicando aqui.
E você, qual seu bairro preferido da capital? Qual deles você acredita que mais chama a atenção de possíveis moradores? Conta para a gente nos comentários!
Comentários