Abrir uma imobiliária: conheça os passos para empreender
20 de outubro de 2017
•
0 Comentário
É normal que, em algum momento das nossas vidas, a gente se sinta preparado para abrir um negócio próprio. Nós como corretores de imóveis logo pensamos em abrir uma imobiliária, mas mesmo com uma grande bagagem, é preciso conhecer alguns passos que são essenciais.
01 – Critérios e exigências legais
Abrir uma empresa no Brasil não é algo fácil, demanda muita paciência e força de vontade. É preciso, em média, 107 dias para abrir um negócio por aqui. Isso pois o empreendedor deve fornecer uma série de documentos, alvarás e registros para legalizar o empreendimento. Mas devemos jogar o desânimo pra lá e saber quais os documentos necessários:- Junta comercial;
- Receita federal;
- Conselho regional de corretores de imóveis (CRECI);
- Registro da imobiliária (Secretaria da Fazenda);
- Contrato Social.
02 – Melhor local para abrir uma imobiliária
Escolher o ponto comercial para estabelecer um negócio não é algo fácil, por isso, é preciso tomar uma decisão baseada em critérios estratégicos, avaliando alguns fatores como:- Perfil da imobiliaria: saber o tipo de público que será atendido, qual o foco da carteira de imóveis, entre outros. Se a imobiliária é focada em imóveis de luxo, por exemplo, vale procurar as regiões mais valorizadas da cidade. Já se o ponto alvo for os imóveis populares, investir em bairros de classe mais baixa é o ideal. Resumindo este tópico, o ponto fixo da imobiliária deve condizer com o perfil da clientela.
- Mantenha as finanças sempre sob controle: todo investimento pode trazer um bom retorno se for realizado de maneira correta. Por isso, na hora de escolher os imóveis da carteira, é preciso identificar o imóvel com o orçamento que realmente cabe nas possibilidades de venda da imobiliária. – Também é preciso avaliar aspectos que possam influenciar a procura pela nossa imobiliária, como:
- Comodidade é o segredo: caso a imobiliária seja o local de atendimento dos clientes, encontre um imóvel comercial com fácil acesso à vagas de estacionamento e elevadores em boas condições;
03 – Escolha uma boa equipe
Para ir além, é preciso contar com profissionais de qualidade. A exigência dos consumidores está cada vez maior e, por isso, é preciso se atualizar cada vez mais. Antes de tudo, vale lembrarmos que só os corretores credenciados pelo CRECI do estado podem atuar. Agora sim! Vamos às dicas:- Diversificação dos profissionais: uma equipe de trabalho qualificada não é “montada” apenas por corretores mais antigos ou pessoas que já tiveram contato com o mercado. É preciso buscar desde jovens com potencial até profissionais já experientes. Devemos contar com especialistas em áreas de venda imobiliária e experts em imóveis comerciais para locação e outros nichos do mercado.
- Liste profissionais qualificados: para chegar ao ponto de abrir uma imobiliária, certamente já passamos por uma longa carreira como corretor. Com isso, outros colegas do mercado também podem ter marcado a nossa trajetória por sua competência. Por isso, este é o momento de colher os networkings que criamos.
Comentários