Como empreender com um propósito?
Empreender com um propósito. Esse foi o tema que fechou a programação do Conecta Imobi em 2023.
Sua 10ª edição foi finalizada com chave de ouro, com a participação de Rony Meisler, fundador da Reserva e CEO da AR&Co, que mostrou como ter um propósito claro nas empresas pode gerar resultados promissores.
O palestrante, ao longo da carreira, abordou tópicos que foram fundamentais para a criação de uma relação próspera com seus colaboradores e consumidores.
O que significa “ter um propósito”?
De acordo com a definição do dicionário, propósito é aquilo que se quer alcançar, se busca atingir. Basicamente, ter um propósito é o porquê de fazermos o que fazemos.
Os propósitos podem ser pessoais ou profissionais. Em ambos os casos, uma jornada de conhecimento é necessária para atingir os objetivos aos quais queremos alcançar.
No mercado imobiliário, o empreendedorismo é extremamente presente e, para empreender, ter um propósito bem definido é fundamental.
Inovação vs Tecnologia
Em 2017, a Reserva – fundada por Rony Meisler – entrou para a lista de empresas mais inovadoras de acordo com a Fast Company, uma revista especializada em inovação.
No momento do ocorrido, o CEO se perguntou o porquê do título, já que a Reserva é uma marca de moda, não uma empresa de tecnologia. Mas, em seguida, veio a reflexão:
“As pessoas confundem inovação com tecnologia. Tecnologia é meio, não é fim. Inovação nada mais é do que você perceber o problema de alguém, estando ele dentro ou fora da companhia, inventar uma solução para aquele problema, construir uma solução e fazer as pessoas usarem”, explica.
Para Rony, essa solução pode ser uma campanha de marketing, um processo interno da empresa, uma campanha de endomarketing, um projeto de recursos humanos, por exemplo.
As alternativas são inúmeras e dependem das necessidades de cada companhia e de cada setor de atuação. “Se é solução para um problema, é inovação”, completa.
Um dos valores da companhia liderada por Rony Meisler é “A mente tem que estar aberta”. O que conecta diretamente com sua fala sobre inovação.
Se a matéria-prima da inovação é a audição (escutar as pessoas para entender os problemas que elas têm), a mente precisa estar aberta para conseguir inovar.
O mercado pede um “propósito”
“Toda empresa, no momento, quer ter um propósito para chamar de seu”, mas nem todas elas estão preparadas para entender qual é o seu propósito. É o que acredita Rony.
“Empresas são conjuntos de pessoas e o propósito emerge da prática disciplinada dos valores de uma empresa”, explica. E o valor, de acordo com o palestrante, é o que se aprende em casa, com a família e com a vida.
A partir dos valores que temos e colocamos na empresa surgem os compromissos que devemos ter com a sociedade, seja qual for a área de atuação da companhia.
Para Rony, o que há de mais importante no propósito são as pessoas e o valor que uma empresa entrega a elas.
“Missão é como os valores se manifestam no business. Propósito tem a ver com vocação, o que a gente nasceu pra ser”, fala.
O propósito e os stakeholders
O propósito tem que ser entregue para todos os stakeholders de uma companhia. Segundo Rony, os principais stakeholders são: colaboradores, consumidores, fornecedores e comunidades.
O compromisso tem que ser tanto com pessoas quanto com resultados
Para além dos lucros e ganhos financeiros, qualquer setor que trabalha com vendas deve se preocupar com as pessoas. E isso também se aplica fortemente ao mercado imobiliário.
Trazendo alguns exemplos da Reserva e da AR&Co, Rony explora algumas formas que a sua companhia exerce na prática o propósito com relação aos seus stakeholders:
Colaboradores:
- Bota na Vitrine: realização de sonhos de funcionários que se destacam;
- Licença-paternidade estendida: os novos pais (heterossexuais ou homossexuais) têm direito a 45 dias de licença;
- Cara ou Coroa: contratação de pessoas que estão na 3ª idade.
Consumidores:
- Experiência Reserva: em que são elaboradas experiências personalizadas e exclusivas para surpreender clientes;
- Transparência na nota fiscal: de modo que o consumidor tenha acesso detalhado sobre o valor gasto, o que vira arrecadação, o que são impostos, etc.
Comunidade:
- 1P5P: a cada peça vendida na Reserva, são viabilizadas as entregas de cinco pratos de comida em instituições brasileiras.
Esses são apenas alguns exemplos de como aplicar um propósito dentro de uma empresa. É fundamental que cada empreendedor do mercado imobiliário reflita sobre o que é viável e interessante para seus stakeholders e área de atuação.
Comentários