Inteligência emocional e liderança: como desenvolver no imobiliário
Você sabe o que é inteligência emocional? Provavelmente você já ouviu esse termo em algum momento da sua vida, mas entende o que significa?
A inteligência emocional pode ser uma grande aliada na vida pessoal e profissional, especialmente em atuações baseadas no relacionamento com clientes e parceiros, como é o caso do mercado imobiliário.
Ter inteligência emocional vai muito além do autoconhecimento e representa benefícios não só para a vida pessoal, mas para o desenvolvimento profissional.
A liderança em negócios imobiliários, inclusive, depende diretamente da inteligência emocional.
Lidar com clientes, fornecedores e parceiros, além de colaboradores, exige habilidades como empatia e autoconsciência, que fazem parte da inteligência emocional.
Vamos entender um pouco mais sobre inteligência emocional e liderança positiva?
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e lidar com os sentimentos, próprios e dos outros.
O desenvolvimento da inteligência emocional contribui para o bom convívio em sociedade e o bem-estar, já que prepara o ser humano para lidar com situações diversas e evita as ações por impulso.
A inteligência emocional foi e é estudada por diversos especialistas ao longo da história, desde Charles Darwin até estudiosos contemporâneos, que a definem de diferentes formas.
Um dos conceitos mais utilizados pela psicologia quando o assunto é inteligência emocional foi criado pelo jornalista científico e escritor Daniel Goleman, que estabeleceu os cinco pilares da inteligência emocional.
Pilares da inteligência emocional
Veja quais são os pilares da inteligência emocional e exemplos de cada um deles:
1. Autoconsciência emocional
Capacidade de reconhecer e analisar as emoções e os sentimentos quando surgem.
Exemplo: Diante da negativa para uma proposta feita ao cliente, a autoconsciência emocional permite que você entenda se o que está sentindo é frustração ou mesmo raiva, e, nomeando esses sentimentos, pode lidar com eles sem tomar atitudes equivocadas.
2. Controledas emoções (autorregulação)
Aliada à capacidade de identificar emoções, está a habilidade de conseguir controlá-las, equilibrando os impulsos diante de situações positivas ou negativas.
Exemplo: Um proprietário desistiu de um excelente negócio na última hora. É normal que você tenha sentimentos negativos diante dessa situação. Mas, a partir do momento que sabe identificar e regular essas emoções, sua reação diante desse imprevisto se torna mais assertiva e menos negativa.
3. Automotivação
Controlar as emoções e canalizá-las para a motivação de seus objetivos pessoais. Essa habilidade depende diretamente da capacidade de compreender e controlar suas emoções para que elas “trabalhem” a seu favor.
Exemplo: Você tem uma meta ambiciosa a bater naquele mês em sua imobiliária e sabe exatamente o que precisa fazer para atingi-la. Através da habilidade de auto motivação, você organiza os seus dias para agir com foco nesse objetivo sem que imprevistos baixem sua energia.
4. Empatia
Colocar-se no lugar do outro, reconhecendo e respeitando suas emoções, e praticando o exercício de imaginar-se em seu lugar para evitar julgamentos e reações negativas ao que o outro sente.
Exemplo: No atendimento humanizado, cada vez mais importante no mercado imobiliário, a empatia é fundamental. Colocar-se no lugar do cliente, “calçar seus sapatos” e entender suas dores é o que faz com que a proposta seja mais assertiva, fechando negócios e fidelizando clientes.
5. Habilidades sociais
Este pilar está ligado ao relacionamento interpessoal, ou seja, trata-se da habilidade de se relacionar socialmente, gerenciando suas emoções ao ponto de conseguir se conectar com o outro sem grandes dificuldades.
Exemplo: Você faz parte de uma equipe de vendas com corretores de diferentes perfis, mas, com o bom relacionamento interpessoal, consegue dialogar com todos e construir boas pontes no dia a dia.
O conjunto dessas habilidades é a combinação para garantir boa saúde mental e sucesso profissional, duas frentes que não podem andar separadas.
Sobretudo no que diz respeito à liderança, a inteligência emocional é indispensável. Para praticar uma liderança positiva, é preciso ter inteligência emocional para guiar suas atitudes.
Inteligência emocional e liderança
A inteligência emocional é uma das principais habilidades comportamentais, as chamadas “soft skills”, necessárias para a liderança.
Um bom líder é aquele que entrega resultados através de sua equipe e, para que isso ocorra, é fundamental ter inteligência emocional para estabelecer boas relações e gerenciar o clima do time.
Líderes que dominam a inteligência emocional são capazes de desenvolver os talentos da equipe e lidar com os desafios da liderança com empatia.
Outro recurso próprio da inteligência emocional que é importante na liderança de negócios é o controle das emoções, a autorregulação, que permite ao líder prever suas reações e lidar melhor com elas no dia a dia desafiador da liderança.
A inteligência emocional na liderança em negócios imobiliários também é indispensável.
Liderar um time de corretores de imóveis ou estar a frente de toda a operação da imobiliária é um desafio que requer exercícios diários de inteligência emocional.
Veja a seguir algumas dicas para exercitar a inteligência emocional na liderança em negócios imobiliários.
5 dicas para exercitar inteligência emocional na liderança
Aprender a reconhecer suas emoções e lidar com elas são habilidades muito importantes quando o assunto é liderar pessoas.
O que parece simples, no entanto, requer intencionalidade e empenho para exercitar a inteligência emocional na liderança.
Confira algumas dicas para ser um líder ou uma líder de sucesso por meio da inteligência emocional:
1. Pratique a escuta ativa
Ouvir de forma atenta e cuidadosa é um dos pontos principais quando o assunto é inteligência emocional e liderança.
A escuta ativa, aquele em que estamos verdadeiramente conectados com aquela interação e dispostos a extrair o melhor delas, vale não só nas trocas com seus liderados mas também com seus pares e líderes.
Ao ouvir com atenção, você demonstra que se importa com o outro e também é capaz de criar repertório para soluções das demandas, além de fortalecer as relações interpessoais.
2. Lidere com empatia
A empatia é a palavra de ordem quando o assunto é liderança. Colocar-se no lugar do outro é indispensável para liderar de forma humana e responsável.
Equipes são compostas por pessoas diferentes, com desafios diversos e estilos também diferentes. Por isso, é importante ter empatia para liderar e saber que cada pessoa passa por situações específicas e processa cada questão de forma particular.
Quando nos colocamos no lugar do outro, fica mais fácil entender motivações e buscar formas de desenvolver e extrair o melhor de cada pessoa do time.
3. Reconheça e acolha emoções
Reconhecer e acolher as emoções, tanto as suas quanto as da equipe, é importante para garantir a convivência harmoniosa e respeitosa em equipe.
Enquanto líder, é importante saber lidar com as muitas emoções que podem aflorar no dia a dia do trabalho, principalmente em áreas tão dinâmicas como o mercado imobiliário.
Acolher as emoções quando elas surgem, processá-las com calma e buscar formas de agir sobre elas com foco e atenção é fundamental!
4. Aprimore suas habilidades sociais
As habilidades sociais, ou interpessoais, estão diretamente ligadas à capacidade de se comunicar com clareza e respeito. Na liderança, essa é uma característica muito importante.
Fortaleça e pratique trocas constantes com o time, abrindo espaço de fala para todas as pessoas, colocando seus pontos de forma objetiva e sensível, para promover um ambiente de interações sadias para o time que você lidera.
5. Automotivação para motivar o time
Não há como manter um time motivado e energizado se você como líder não é capaz de motivar a si próprio.
Praticar a auto motivação, canalizando sua energia para ações construtivas, é a melhor forma de também motivar a equipe.
Ser uma pessoa organizada e otimista são formas de impulsionar a motivação, sua e do time.
Essas são algumas das práticas que podem impulsionar sua performance como liderança em negócios imobiliários.
Além de ler sobre o tema e trocar experiências com outros líderes, é sempre importante cuidar da saúde mental e buscar ajuda de profissionais se necessário.
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Você já conhecia esse conceito? Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!
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