5 passos para conseguir manter a motivação diária
Conseguir manter a motivação diária é um desafio comum para a maior parte das pessoas. Existem muitos conteúdos com dicas de motivação, de palestras a pesquisas científicas para entender como funciona a motivação no cérebro humano.
Separamos aqui, alguns passos para você conseguir manter a motivação diária para o trabalho e para a vida no geral.
1. Encontre sua motivação interna
O primeiro passo para a motivação diária é descobrir qual é seu propósito. Diversas pesquisas científicas já provaram que, para realizar tarefas que exijam raciocínio elaborado e criatividade, ter um propósito faz toda a diferença para conquistar melhores resultados.
Encontrar um propósito de vida ou de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil e pode requerer uma jornada de autoconhecimento, para entender seus valores, objetivos e o porquê de fazer o que faz.
2. Estabeleça objetivos e faça um planejamento
Uma vez que você tenha clareza do seu propósito, chega o momento de pensar em objetivos e motivações externas que irão te ajudar a viver esse propósito. Lembrando que metas e objetivos, geralmente, devem ter uma métrica de sucesso ou um prazo definido. Exemplo:
Eu quero fazer os melhores cursos para corretores de imóveis em 2023.
Eu quero ler sobre as tendências do mercado imobiliário semanalmente.
Com seus objetivos estabelecidos, é hora de fazer um planejamento de como eles serão atingidos e definir recompensas para as tarefas concluídas (motivações externas).
Pesquisas mostraram que definir os passos que serão dados antes de iniciar um novo desafio aumenta muito a probabilidade de que o objetivo seja atingido com sucesso.
3. Construa hábitos para depender menos de motivação
Você não precisa de motivação para escovar os dentes pela manhã, essa é só uma tarefa que faz parte da sua rotina matinal.
A verdade é que nem tudo exige motivação diária. Alguns comportamentos precisam ser incorporados na rotina e, para tal, a criação de hábitos é muito mais efetiva.
A construção de hábitos não é uma tarefa fácil e também exige motivação no começo, mas, à medida que se torna habitual a motivação torna-se cada vez menos necessária.
Para isso, vale estudar sobre a anatomia da criação de hábito: gatilho – comportamento – recompensa.
4. Aplique o Princípio de Pareto (80/20)
Também conhecido como a regra 80/20, o método ganhou fama após ser implementado no Google.
Trata-se da ideia de que 80% dos resultados vem de 20% do esforço. Na prática, isso significa despender 20% do seu tempo em atividades de criação livres.
A ideia é que grandes resultados surgem quando temos um propósito definido, autonomia e investimos em aprimoramento constante.
Pode parecer utópico dado o volume de trabalho normal de corretores imobiliários, mas utilizar 20% do seu tempo em projetos paralelos, nos quais você se sente altamente motivado pode ser a diferença para o seu sucesso.
Afinal, mesmo que grandes resultados profissionais não saiam desses investimento, trabalhar em algo com autonomia te dará mais motivação para os outros 80% do tempo.
5. Celebre as vitórias, principalmente as pequenas
Por último, mas não menos importante: celebre as pequenas vitórias da vida. Por vezes, ficamos tão focados em resolver o próximo problema, ter mais disciplina ou terminar tarefas que esquecemos da importância de celebrar as conquistas.
É comum ficar esperando uma grande vitória para comemorar e, frequentemente, comemorar rapidamente. No entanto, para manter a motivação diária, é importante comemorar as pequenas vitórias.
Vale lembrar, é claro, que a celebração não deve ir sempre contra a conquista, anulando seu resultado.
Exemplo: comemorar que guardou dinheiro, gastando dinheiro.
A ideia é comemorar com coisas que te fazem bem!
Agora, conta para a gente: o que te dá motivação diária?
Comentários