É melhor contratar agência ou ter o marketing interno na minha empresa imobiliária?
“Devo contratar uma agência ou montar um departamento de marketing interno na minha empresa?” Esta é uma dúvida muito comum, especialmente entre pequenas e médias empresas que atuam no mercado imobiliário.
Se você também já se viu diante deste dilema, saiba que não está sozinho. Com frequência recebo esta pergunta de empresários e neste post vou abordar alguns elementos que vão te auxiliar a tomar essa decisão.
Primeiramente vamos esclarecer algo bem importante: o marketing, ao contrário do que muita gente pensa, não é “o departamento que faz divulgações”. Um dos grandes erros de empresários em geral é confundir marketing e “divulgação”.
O marketing é algo muito mais amplo, um conjunto de processos que envolve produto, preço, ponto de venda e, inclusive, a divulgação dos seus produtos e serviços. Ou seja, é o seu negócio como um todo.
Tendo isso em mente, fica a primeira reflexão: será que as decisões estratégicas que envolvem o futuro do seu negócio e a forma como vai competir no mercado devem ser tomadas pela alta diretoria da sua empresa ou devem ser delegadas para um terceiro? Esta é uma pergunta que começa a deixar muita gente incomodada, mas é o ponto de partida para entendermos o papel do marketing interno ou externo.
Por não terem consciência da amplitude e da importância que o marketing possui, muitas incorporadoras e imobiliárias no dia a dia contratam agências pensando que estão delegando algo que não é o seu “core business”, ou seja, a sua atividade principal.
Porém, não se atentam que junto com isso estão delegando importantes decisões que deveriam estar sendo tomadas em conjunto com a diretoria da empresa. Vou citar dois exemplos:
1) Situação comum em incorporadoras e construtoras
Na hora de criar um material para “divulgar” um empreendimento imobiliário, é fundamental que quem criou este produto imobiliário participe das rodadas de discussão com o marketing, que se envolva no processo, entenda em conjunto a linha criativa, entenda e ajude a definir a linguagem que está sendo empregada, dentre outros aspectos, pois isso ajudará a garantir que a comunicação final estará alinhada com todos os demais elementos do mix de marketing (produto, preço, ponto de venda, promoção) e o resultado esperado será de fato atingido.
No entanto, infelizmente, as empresas muitas vezes delegam tudo na expectativa de que uma agência “resolva o marketing”, não se envolvem no processo e, quando o resultado esperado não vem, colocam a culpa na agência sendo que o correto era ter participado em conjunto.
2) Situação comum em imobiliárias
Você contrata uma “agência de marketing digital” na expectativa de que ela te traga “leads bons e quentes” para que você e sua equipe possam simplesmente vender sem ter muito trabalho, mas na prática recebe “leads frios e sem perfil”.
Neste momento, as imobiliárias simplesmente “culpam as agências” alegando que “não fazem um bom trabalho”, sendo que o correto seria participar ativamente das reuniões de discussão do perfil de cliente a ser atingido, seu momento de vida, etc – o que balizaria melhor a segmentação a ser feita nas campanhas e, por consequência, traria mais resultados.
Talvez neste ponto você pode estar concluindo: “então é melhor deixar tudo interno e não contratar uma agência?” NÃO! A resposta não é tão simples assim. Você pode (e deve) delegar tarefas – e nisso uma agência pode te ajudar muito bem – mas é importante ter consciência de que as decisões ESTRATÉGICAS devem obrigatoriamente ter a sua participação.
Portanto, a decisão de contratar uma agência ou montar um departamento de marketing interno deve partir do seguinte ponto: “Considerando que eu devo ter uma participação ativa no processo, quais tarefas eu posso/devo delegar?” Assim sua decisão ficará muito mais fácil e você ficará em paz.
Para finalizar…
Cuidado com as expectativas erradas para não se frustrar. Entenda o seu papel no negócio. Conte com parceiros para te auxiliar nas demandas que não são a sua especialidade, mas participe daquilo que você de fato precisa participar. Não se isente. Fazendo isso, o seu negócio só tem a ganhar.
Neste vídeo abaixo eu abordo o tema com um pouco mais de profundidade. Te convido a acompanhar esta importante reflexão. Grande abraço e até o próximo post!
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