ZAP+ no Inman Connect 2022: em tempos de desafios, as pessoas são a solução
* Escrito por Cristianne Alves, Head of B2B Marketing ZAP+
Agosto, mês de celebração dos corretores, foi iniciado brindado pelo Inman Connect, tido como um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e tendências do mercado imobiliário do mundo.
Entre os dias de 03 e 05, em Las Vegas-NV, o evento teve abertura com energia alta, ao som contagiante de “Break my Soul” de Beyoncé e dancinhas ao estilo TikTok como forma de comemorar o encontro, as conexões reais, a diversidade e, especialmente, as pessoas. Foram mais de 2.500 participantes presenciais, além de mais de 1.000 convidados online.
Para acompanhar toda a jornada Inman e sendo os únicos participantes brasileiros da edição, o ZAP+ esteve presente buscando olhar com uma curadoria de conteúdo personalizado e tropicalizado para o público brasileiro, para difundir os temas, megatendências e entender com profundidade como os mercados americanos e europeus, já consolidados, podem ditar comportamentos e impactar os mercados em crescimento e reinvenção.
A essência do evento reforçou a necessidade de capacitação e readequação dos profissionais do mercado imobiliário, para que estejamos atentos às necessidades e novas demandas de consumo e, principalmente, que estabeleçam conexões profundas com a sua audiência.
Profissional como protagonista, apoiado por um serviço de impacto
Em diversos painéis intermediados por Brad Inman (fundador e organizador do evento), ficou evidente que o mercado imobiliário americano tem sido fortemente afetado pela retração econômica. Em nada difere do cenário que temos aqui no Brasil e em outros mercados. Com uma fotografia global extremamente desafiadora em diferentes campos – econômico, político, social – a importância do entendimento com profundidade de sua audiência e um serviço de impacto, com foco de atuação ao longo de toda a jornada do cliente, parecem ser óbvios, mas serão “game changers” neste contexto.
Há uma luz reluzente no fim do túnel, mas imprescindível que o profissional assuma o papel protagonista enquanto fio condutor das mensagens e especialista no que faz, amparando os seus clientes e suas necessidades.
Um dos conteúdos que corrobora essa visão do profissional no centro foi o conteúdo de Mike DelPrete, empreendedor e consultor de negócios globais com ampla experiência em tecnologia imobiliária. DelPrete apresentou as curvas de adesão às tecnologias de vendas de imóveis online por meio de empresas como Opendoor, Compass, Offerpad, Knock e o Instant Offers do Zillow (e suas visitas a um imóvel através da realidade aumentada com pagamentos via “cryptocurrency”), tendo que se voltar para modelos de negócios ainda mais sustentáveis na busca por “uma fonte incomparável de receita e lucratividade”.
Importante comentar que na sua palestra DelPrete um dado interessante: em 2021, embora estejamos rodeados por tantas inovações tecnológicas no setor, quase a totalidade das transações concretizadas (aproximadamente 90%) foram assistidas por corretores.
Isso evidencia que o crescimento dessas empresas está diretamente ligado ao crescimento do número de profissionais envolvidos, associando os cases a uma história de sucesso de recrutamento de bons profissionais do mercado. Sob aplausos, finalizou sua sessão comentando que as tecnologias servem como alicerces para apoiar e otimizar os processos imobiliários, mas que a presença e papel dos profissionais do setor é imprescindível.
Para agregar as pautas com foco em dicas de especialistas em prol de imobiliárias mais sustentáveis e corretores ainda mais potentes, Katie Kossev, corretora de imóveis com mais de dezoito anos de experiência, abrilhantou o palco entre sessões solo e painéis com influenciadores digitais e celebridades americanas, reforçando a importância dos profissionais estabelecerem uma marca pessoal e presença digital, que deve ser genuína para ser eficaz.
Fredrik Eklund, corretor sueco e estrela do reality show “Bravo” comentou sobre seu caminho para o sucesso no mercado imobiliário de luxo: “a chave é a preparação”, alegando que profissionais imobiliários absorvem muitas emoções e atritos dos clientes – “não é possível encarar o mercado apenas como uma transação trivial”.
Veja um pouco de como foi:
Foco e cuidado com seu negócio
Já o segundo dia de Inman teve, entre sessões que evidenciavam inovação, futurologia e tecnologias emergentes que ampliam a experiência do cliente, a mensagem de que profissionais do setor imobiliário precisam manter o foco e, acima de tudo, preservar o caixa do seu negócio.
Em sessão com Thad Wong (co-fundador @properties), Josh Harley (CEO da Fathom Realty) e Kamini Lane (presidente de uma imobiliária da Sotheby’s International Realty) pareceu unânime dizer que o mercado está mudando (ou podemos falar que está em correção ou em recessão). Ainda, as oportunidades para profissionais do setor serão abundantes ao seguir essas dicas:
- Tenha um negócio mais enxuto, simplifique processos, otimize o fluxo de trabalho e seja mais eficiente tendo como foco o atendimento às necessidades do seu cliente;
- Remova distrações e mantenha-se positivo. O trabalho de um corretor ou líder de equipe em cenários desafiadores é fornecer contexto e traduzi-los em informações que ajudem no entendimento do todo, tanto dos profissionais quanto clientes;
- “Crises costumam ser um terreno fértil para a inovação”, disse Wong – e lembre-se, inovar pode ser remodelar o básico e fazê-lo muito bem feito.
Reforçando que a transação do futuro – ou melhor, do presente! – se resume ao que o consumidor quer, Daniella Garofalo, co-fundadora do The Metaverse Institute trouxe luz às crescentes demandas do mercado em relação aos imóveis virtuais. Por meio de cases imobiliários que já encontram-se no campo do metaverso, usufruindo de tecnologias NFT, criptografía e blockchain, Garofalo reforçou como as tecnologias digitais podem ampliar e complementar a experiência da realidade física. Agora estamos começando a ver mais criptomoedas oferecendo novas soluções para gerenciamento transacional, compartilhamento de informações e interação com o consumidor. Blockchain fez sua presença conhecida na indústria quando uma casa em Tampa no Estado da Flórida foi recentemente anunciada como a primeira casa nos Estados Unidos a ser vendida como NFT. Tudo isso pode parecer estar apenas no começo, mas já podemos ver franco crescimento.
Next steps
E para finalizar, o terceiro dia contou com uma agenda curta porém bastante prática apresentando conclusões, reforçando estratégias e prioridades para a indústria nos próximos meses de 2022.
Para homenagear empresas, indivíduos e novas tecnologias que aumentam a produtividade, eficiência e transparência para consumidores e profissionais do setor imobiliário, o evento reconheceu através do Inman Innovator Award os cases de sucesso mais votados pelo público.
E assim, ao longo das mais de 100 sessões durante três dias de Inman e reforçando a mensagem a partir dos propósitos de ZAP+, fica evidente que a essência do mercado imobiliário permanece inalterada. A compra, locação ou venda de imóveis, por meio de ferramentas e tecnologias disponíveis, das mais simples às mais disruptivas, carrega consigo um papel de protagonismo intransferível: o mercado é feito por pessoas e o cliente nunca deixou no centro das discussões.
Se você quer imergir ainda mais na jornada de conhecimento Inman Connect e entender a visão dos mercados mais maduros diante o que está por vir e qual a similaridade com o comportamento e curvas de tendências do Brasil, confira o Painel de Tendências do Conecta Imobi, sediado em São Paulo-SP nos dias 21 e 22 de setembro.
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